sexta-feira, 26 de junho de 2026

Federação Solidariedade/PRD anuncia apoio à reeleição de Raquel Lyra e fortalece base política para 2026

Ato no Recife deve oficializar adesão da federação à pré-candidatura da governadora e apresentar nomes que disputarão vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa

A pré-candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) deve ganhar um importante reforço político neste sábado (27). A Federação formada pelos partidos Solidariedade e PRD realizará um ato no Recife Expo Center para oficializar o apoio ao projeto de recondução da gestora ao Palácio do Campo das Princesas nas eleições de 2026.

O evento está programado para começar às 10h e reunirá dirigentes estaduais e nacionais das duas legendas, além de lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco. A programação também inclui a apresentação oficial dos pré-candidatos da federação que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O momento mais aguardado da programação está previsto para as 11h30, quando será anunciado formalmente o apoio da federação à governadora. A solenidade contará com a participação do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, do vice-presidente nacional da legenda, Felipe Pereira, e do deputado federal Fernando Rodolfo (PRD), uma das principais lideranças do grupo político em Pernambuco.

Embora cumpra agenda administrativa em Serra Talhada no mesmo dia, Raquel Lyra é aguardada no encontro. Segundo o presidente estadual do Solidariedade, Edinázio Silva, a presença da governadora continua prevista e, até o momento, não houve alteração na programação.

Caso a chefe do Executivo estadual não consiga comparecer em razão dos compromissos institucionais, o evento será mantido com foco na apresentação dos nomes que representarão a federação na disputa proporcional de 2026.

A adesão da Federação Solidariedade/PRD representa mais um passo na ampliação da base política da governadora para o próximo pleito estadual. Com o apoio oficial das duas siglas, Raquel Lyra fortalece sua articulação junto a partidos aliados e amplia a sustentação política para buscar um novo mandato.

O movimento também evidencia a antecipação das articulações eleitorais em Pernambuco, onde lideranças partidárias intensificam a formação de alianças tanto para a disputa majoritária quanto para a composição das chapas proporcionais.

Além de consolidar o alinhamento entre a federação e o governo estadual, o encontro servirá como vitrine para os futuros candidatos a deputado federal e estadual, que passam a integrar oficialmente o projeto político liderado por Raquel Lyra para as eleições de 2026.

A expectativa é de que o ato reúna representantes de diversas regiões do Estado, reforçando a estratégia da federação de ampliar sua presença política e fortalecer a aliança em torno da atual governadora. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

CAT se consolida como ponto de apoio aos turistas e reforça experiência do público no São João de Arcoverde

Espaço reúne informações, serviços, descanso e ações integradas para quem visita a Capital do Samba de Coco durante os últimos dias da festa

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instalado na Praça Winston Siqueira, volta a funcionar neste sábado (27) e segue atendendo também neste domingo (28), reforçando a estrutura de acolhimento aos milhares de visitantes que participam dos últimos dias do São João de Arcoverde 2026. O equipamento foi aberto no último dia 19 de junho.

Localizado em uma das áreas mais movimentadas da festa, onde estão concentrados os polos Pé de Serra, Multimusical, Artes, Poesia e o Corredor Cultural, o equipamento tornou-se um dos principais pontos de apoio para turistas e visitantes que chegam à Capital do Samba de Coco.

Além de fornecer informações completas sobre a programação de todos os polos juninos, o CAT oferece diversos serviços que tornam a experiência do público ainda mais confortável e organizada.

Entre as ações disponibilizadas estão a entrega de materiais informativos sobre os atrativos turísticos de Arcoverde e do trade turístico local, distribuição de materiais institucionais de diversas secretarias municipais, como Saúde, Mulher e Assistência Social, além de apoio aos visitantes com espaço para descanso e carregamento de celulares.

Outro atrativo bastante procurado é a entrega do tradicional passaporte turístico, que pode ser personalizado com os carimbos oficiais da cidade e do São João de Arcoverde, transformando a visita em uma lembrança especial da festa.

O Centro também realiza pesquisas para traçar o perfil dos turistas que visitam o município, levantamento considerado estratégico para o planejamento das próximas edições do evento e para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo.

Durante este fim de semana, o CAT funciona diariamente das 15h às 22h, acompanhando o funcionamento dos polos culturais da Praça Winston Siqueira e oferecendo suporte permanente ao público.

Com uma programação que valoriza a cultura popular, o acolhimento e a hospitalidade, o São João de Arcoverde reafirma seu compromisso em proporcionar uma experiência completa aos visitantes, unindo tradição, organização e serviços que fortalecem o turismo no município.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

João Gomes emociona multidão sob garoa; São João de Arcoverde tem Nathanzinho Lima nesta sexta às 20h

               Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

A festa continua nesta sexta-feira (26) mantendo o alto nível da programação. O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima, um dos artistas que mais crescem no cenário nacional, que abre os shows a partir das 20h. Embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais, Nathanzinho promete atrair mais uma grande multidão e manter o clima de animação na reta final dos festejos.

Ao longo de quase 16 dias de programação, o São João de Arcoverde reafirma sua posição entre os melhores eventos juninos do Nordeste. Além de reunir milhares de visitantes de Pernambuco e de diversos estados, a festa impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio, a hotelaria, os bares, restaurantes, o transporte e diversos segmentos de serviços.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.

"Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde", afirmou.

Com expectativa de mais uma grande presença de público nesta sexta-feira e nos últimos dias da programação, Arcoverde celebra uma edição histórica do seu São João, reconhecido como um dos mais seguros, organizados e tradicionais do Brasil.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Brasil enfrenta o Japão nas oitavas da Copa do Mundo de 2026; duelo será na segunda-feira

               A Seleção Brasileira já conhece seu primeiro adversário na fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. Após a definição do Grupo F, nesta quinta-feira (25), ficou confirmado que o Brasil enfrentará o Japão nas oitavas de final da competição. O confronto será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.

A definição ocorreu após o empate por 1 a 1 entre Japão e Suécia, em Dallas. O resultado garantiu aos japoneses a segunda colocação do Grupo F e a classificação para o mata-mata. Já a liderança da chave ficou com a Holanda, que venceu a Tunísia por 3 a 1 e evitou um confronto precoce com a Seleção Brasileira.

O Brasil chega às oitavas embalado pela boa campanha na fase de grupos. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a equipe terminou na liderança do Grupo C com sete pontos e mostrou evolução ao longo da competição, especialmente na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, considerada a melhor atuação da Seleção até o momento.

Agora, a Canarinho terá pela frente um adversário que fez uma campanha consistente na primeira fase. O Japão chega invicto ao duelo decisivo, demonstrando organização tática e eficiência defensiva, credenciais que prometem tornar o confronto equilibrado.

A partida marca o início da fase de mata-mata para o Brasil, que segue na busca pelo hexacampeonato mundial. Quem vencer avança às quartas de final e continuará na disputa pelo título da Copa do Mundo de 2026.

Com a experiência de Carlo Ancelotti no comando e o crescimento do desempenho da equipe ao longo do torneio, a expectativa é de mais um grande duelo para a torcida brasileira, que acompanhará o confronto na próxima segunda-feira. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Kelvin entrega nova Ala Pediátrica e Geriátrica do Hospital Municipal e amplia estrutura da saúde em Venturosa

                 A saúde pública de Venturosa deu mais um importante passo nesta semana com a entrega oficial da Nova Ala Pediátrica e Geriátrica Joares Alípio Pimentel, no Hospital Municipal Justa Maria Bezerra. A obra, inaugurada pelo prefeito Kelvin Cavalcanti, amplia a capacidade de atendimento e oferece mais conforto, segurança e humanização para crianças e idosos atendidos pela rede municipal.

O novo espaço foi planejado para proporcionar um atendimento mais qualificado, contando com 10 leitos, farmácia satélite, posto de enfermagem, quartos equipados com banheiros privativos, ambiente totalmente climatizado e informatizado, além de recursos tecnológicos que permitem maior integração entre pacientes e equipes médicas.

Durante a solenidade, familiares de Joares Alípio Pimentel, o "Seu Molequinho", prestigiaram a homenagem que eterniza o nome de um dos venturosenses mais queridos da cidade. Também presentes o vice-prefeito Dr. Gabriel Bezerra, a Secretária de Saúde Nadja Darllin, secretários e vereadores. 

A nova ala leva o nome do "Seu Molequinho" em reconhecimento à sua contribuição para a história de Venturosa, em um momento marcado pela emoção dos familiares e autoridades presentes.

Para o prefeito Kelvin Cavalcanti, a entrega representa mais um compromisso cumprido pela gestão com a melhoria da saúde pública.

"Estamos entregando uma estrutura moderna, acolhedora e preparada para oferecer um atendimento digno às nossas crianças e aos nossos idosos. Essa obra representa respeito à população e investimento na qualidade da saúde de Venturosa. Também é uma homenagem justa ao saudoso Joares Alípio Pimentel, que deixou um legado importante para o município”, afirmou.

A inauguração reforça os investimentos realizados pela administração municipal na modernização da rede de saúde, proporcionando melhores condições de trabalho para os profissionais e mais qualidade no atendimento prestado à população.

“Agradeço pela confiança depositada em nosso trabalho. Seguimos firmes, trabalhando todos os dias para construir uma Venturosa cada vez melhor, com mais saúde, cuidado e respeito para o nosso povo", finalizou o prefeito Kelvin Cavalcanti.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

São João Popular de Itaíba começa nesta sexta (26) com shows, entrega de títulos e novos veículos

          A contagem regressiva terminou. A partir desta sexta-feira (26), Itaíba entra oficialmente no clima do São João Popular 2026, que promete três dias de muita música, cultura, ações sociais e importantes entregas para a população. A programação segue até o domingo (28), reunindo grandes atrações musicais, apresentações de quadrilhas juninas, entrega de títulos do Programa Moradia Legal, novos veículos para o município e a realização da primeira Caminhadinha do Forró.

O prefeito Pedro Pilota destacou que a programação visa manter viva a tradição junina da cidade e promove ações que engradecem Itaíba e seu povo. 

“A programação foi preparada para valorizar as tradições nordestinas e proporcionar momentos de lazer para toda a população, aliando cultura, entretenimento e ações importantes para o desenvolvimento do município”, revelou o prefeito. 

A abertura da festa, na sexta-feira, será marcada por um momento de grande importância para dezenas de famílias. Às 18h, a Prefeitura realiza a entrega dos títulos do Programa Moradia Legal, garantindo mais segurança jurídica aos moradores. Em seguida, às 19h, o público poderá prestigiar uma apresentação de quadrilha junina, mantendo viva uma das maiores tradições do período. 

A partir das 21h, o palco principal recebe os shows de Túlio Duarte, Valdinho Paes e Jorge Patrício, dando início à programação musical do evento. 

No sábado (27), a festa continua com apresentação de quadrilha às 19h e, logo depois, os shows de Forró dos Reis, Ycaro Andrade e Varadões Forró, prometendo animar o público até a madrugada. 

O encerramento, no domingo (28), começa às 14h com a concentração da 1ª Caminhadinha do Forró, iniciativa voltada às famílias e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação segue com apresentações culturais e oferta de serviços na praça. 

Ainda no domingo, às 18h, a Prefeitura realizará a entrega de novos veículos que irão reforçar a estrutura da administração municipal e ampliar os serviços prestados à população. 

A programação musical será encerrada em grande estilo, a partir das 21h, com shows de Forró dos Plays, Ciro Santos e Admilson Santos, fechando mais uma edição do tradicional São João Popular de Itaíba. 

Além de fortalecer a cultura popular, o São João Popular movimenta a economia local, impulsionando o comércio, os empreendedores, ambulantes e o setor de serviços, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário cultural de Itaíba.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

STF mantém prisão de Daniel Vorcaro e determina transferência do empresário para a Papudinha

              O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, negou nesta quinta-feira (25) o pedido de conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar feito pelo empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Na mesma decisão, o magistrado determinou que Vorcaro seja transferido, no prazo de 24 horas, da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como "Papudinha".

Ao manter a prisão preventiva, André Mendonça considerou que ainda persistem os fundamentos que justificam a medida cautelar. Segundo o ministro, a liberdade do investigado poderia comprometer a produção de provas e favorecer a continuidade de estratégias voltadas à ocultação e blindagem de patrimônio.

A defesa de Daniel Vorcaro sustentava que o empresário estaria reformulando sua proposta de colaboração premiada e alegou que a prisão domiciliar, em Brasília ou São Paulo, seria necessária para garantir sua segurança e a de seus familiares.

No entanto, a Polícia Federal informou ao Supremo que as negociações para um eventual acordo de colaboração premiada foram oficialmente encerradas no último dia 10 de junho.

As investigações também apontam que Henrique Moura Vorcaro, pai do empresário, continua administrando interesses patrimoniais ligados ao grupo econômico investigado. Segundo a Polícia Federal, há indícios recentes de movimentações financeiras compatíveis com tentativas de blindagem ou deslocamento de patrimônio.

Em parecer encaminhado ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou pela manutenção da prisão. O órgão destacou que a medida cautelar já havia sido referendada pela Segunda Turma da Corte e que não houve fatos novos capazes de justificar sua revogação.

Com a decisão, Daniel Vorcaro permanecerá preso preventivamente enquanto prosseguem as investigações conduzidas pelas autoridades federais. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Zeca viabiliza SAMU em Arcoverde e secretária de Saúde recebe primeira ambulância do serviço

                        A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde deu um passo decisivo com a chegada da primeira ambulância que integrará a estrutura do serviço no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara. 

A conquista é resultado da articulação do prefeito Zeca Cavalcanti e faz parte do compromisso assumido pela gestão municipal em julho de 2025, quando foram anunciadas as ações para viabilizar a implantação do SAMU na cidade. A segunda ambulância, uma Unidade de Suporte Básico (USB), deverá chegar nas próximas semanas. 

Em vídeo divulgado pela Prefeitura, Maria Clara destacou a importância do momento para a saúde pública de Arcoverde. 

“O SAMU começa a virar realidade em Arcoverde, graças à articulação do prefeito Zeca Cavalcanti. E sem conversa, com muito trabalho”, afirmou a secretária ao apresentar o veículo conquistado por meio do PAC Saúde, do Governo Federal. 

Paralelamente à chegada das ambulâncias, a Prefeitura trabalha na implantação da base operacional do serviço, que contará com estrutura para abrigar os veículos e as equipes responsáveis pelos atendimentos. 

Também será realizado processo seletivo para contratação de profissionais que atuarão no SAMU, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que passarão por treinamento específico. 

A implantação ocorrerá por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional do serviço de urgência e emergência. 

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância representa o início da concretização de uma demanda histórica da população. 

“Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o SAMU está cada vez mais próximo de entrar em operação. Em breve receberemos a segunda unidade e concluiremos toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente à população”, destacou. 

Quando entrar em funcionamento, o SAMU ampliará a capacidade de resposta às ocorrências de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento e mais segurança para os pacientes.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira

             O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para as 14h.

De acordo com a determinação, o funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta do Estado será encerrado às 12h, com liberação dos servidores a partir desse horário.

A medida será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26). O decreto também estabelece que os serviços considerados essenciais não serão afetados, ficando a definição da operação sob responsabilidade dos gestores de cada área.

Entre os serviços que podem manter funcionamento normal estão os de urgência em saúde, segurança pública e demais atividades essenciais à população.

A decisão segue o padrão adotado em outras ocasiões de grandes eventos esportivos, quando há mobilização nacional em torno dos jogos da Seleção Brasileira. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Xand Avião e Magníficos arrastam multidão no Dia de São João e consolidam sucesso da festa em Arcoverde

               O Dia de São João em Arcoverde foi marcado por uma combinação perfeita entre emoção, tradição e grandes shows. Nesta quarta-feira (24), o Polo Multicultural recebeu milhares de pessoas para uma das noites mais aguardadas da programação junina, tendo como destaques os shows de João Vaqueiro, Xand Avião e da consagrada banda Magníficos.

Logo após a comemoração da vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o público lotou o Pátio de Eventos da Estação para acompanhar a apresentação de Xand Avião. Dono de uma das carreiras mais vitoriosas da música nordestina, o cantor relembrou sucessos que marcaram gerações e conduziu uma verdadeira celebração do forró moderno, transformando o espaço em um grande coro popular.

Na sequência foi a vez de João Vaqueiro, que aqueceu o público e abriu caminho uma das maiores bandas de forró do Brasil. A banda Magníficos encerrou a noite em clima de romantismo. Com um repertório repleto de clássicos que atravessam décadas, o grupo emocionou casais e fãs ao interpretar canções que se tornaram trilha sonora de muitas histórias de amor. O show reafirmou a força do chamado "forró das antigas", uma das marcas mais presentes na identidade cultural nordestina.

“A noite de São João foi coroada pela vitória do Brasil e pela presença de dois grandes nomes da música nordestina, Xand Avião e Magníficos. Foi uma celebração da nossa cultura, da alegria do nosso povo e do sucesso que está sendo o São João de Arcoverde”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Além do Polo Multicultural, a programação se espalhou por diversos polos culturais da cidade, reforçando a diversidade que marca o São João de Arcoverde. O público prestigiou apresentações de forró, poesia popular, samba de coco, música instrumental, maracatu e ritmos alternativos, em uma celebração que valorizou as diferentes expressões da cultura nordestina.

Ao longo do dia e da noite, moradores e visitantes circularam pelos espaços culturais do evento, vivenciando uma programação plural que une tradição e contemporaneidade, uma das principais características do São João de Arcoverde. Foto: PC Cavalcanti

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook