quinta-feira, 25 de junho de 2026

Zeca viabiliza SAMU em Arcoverde e secretária de Saúde recebe primeira ambulância do serviço

                        A implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arcoverde deu um passo decisivo com a chegada da primeira ambulância que integrará a estrutura do serviço no município. A Unidade de Suporte Avançado (USA), considerada uma UTI móvel, foi recebida pela secretária municipal de Saúde, Maria Clara. 

A conquista é resultado da articulação do prefeito Zeca Cavalcanti e faz parte do compromisso assumido pela gestão municipal em julho de 2025, quando foram anunciadas as ações para viabilizar a implantação do SAMU na cidade. A segunda ambulância, uma Unidade de Suporte Básico (USB), deverá chegar nas próximas semanas. 

Em vídeo divulgado pela Prefeitura, Maria Clara destacou a importância do momento para a saúde pública de Arcoverde. 

“O SAMU começa a virar realidade em Arcoverde, graças à articulação do prefeito Zeca Cavalcanti. E sem conversa, com muito trabalho”, afirmou a secretária ao apresentar o veículo conquistado por meio do PAC Saúde, do Governo Federal. 

Paralelamente à chegada das ambulâncias, a Prefeitura trabalha na implantação da base operacional do serviço, que contará com estrutura para abrigar os veículos e as equipes responsáveis pelos atendimentos. 

Também será realizado processo seletivo para contratação de profissionais que atuarão no SAMU, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, que passarão por treinamento específico. 

A implantação ocorrerá por meio do Consórcio Intermunicipal do Pajeú (CIMPAJEÚ), integrando Arcoverde à rede regional do serviço de urgência e emergência. 

Para o prefeito Zeca Cavalcanti, a chegada da primeira ambulância representa o início da concretização de uma demanda histórica da população. 

“Assumimos esse compromisso e estamos entregando resultados. A chegada da primeira ambulância mostra que o SAMU está cada vez mais próximo de entrar em operação. Em breve receberemos a segunda unidade e concluiremos toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento mais rápido e eficiente à população”, destacou. 

Quando entrar em funcionamento, o SAMU ampliará a capacidade de resposta às ocorrências de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento e mais segurança para os pacientes.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira

             O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para as 14h.

De acordo com a determinação, o funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta do Estado será encerrado às 12h, com liberação dos servidores a partir desse horário.

A medida será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26). O decreto também estabelece que os serviços considerados essenciais não serão afetados, ficando a definição da operação sob responsabilidade dos gestores de cada área.

Entre os serviços que podem manter funcionamento normal estão os de urgência em saúde, segurança pública e demais atividades essenciais à população.

A decisão segue o padrão adotado em outras ocasiões de grandes eventos esportivos, quando há mobilização nacional em torno dos jogos da Seleção Brasileira. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Xand Avião e Magníficos arrastam multidão no Dia de São João e consolidam sucesso da festa em Arcoverde

               O Dia de São João em Arcoverde foi marcado por uma combinação perfeita entre emoção, tradição e grandes shows. Nesta quarta-feira (24), o Polo Multicultural recebeu milhares de pessoas para uma das noites mais aguardadas da programação junina, tendo como destaques os shows de João Vaqueiro, Xand Avião e da consagrada banda Magníficos.

Logo após a comemoração da vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, o público lotou o Pátio de Eventos da Estação para acompanhar a apresentação de Xand Avião. Dono de uma das carreiras mais vitoriosas da música nordestina, o cantor relembrou sucessos que marcaram gerações e conduziu uma verdadeira celebração do forró moderno, transformando o espaço em um grande coro popular.

Na sequência foi a vez de João Vaqueiro, que aqueceu o público e abriu caminho uma das maiores bandas de forró do Brasil. A banda Magníficos encerrou a noite em clima de romantismo. Com um repertório repleto de clássicos que atravessam décadas, o grupo emocionou casais e fãs ao interpretar canções que se tornaram trilha sonora de muitas histórias de amor. O show reafirmou a força do chamado "forró das antigas", uma das marcas mais presentes na identidade cultural nordestina.

“A noite de São João foi coroada pela vitória do Brasil e pela presença de dois grandes nomes da música nordestina, Xand Avião e Magníficos. Foi uma celebração da nossa cultura, da alegria do nosso povo e do sucesso que está sendo o São João de Arcoverde”, afirmou o prefeito Zeca Cavalcanti.

Além do Polo Multicultural, a programação se espalhou por diversos polos culturais da cidade, reforçando a diversidade que marca o São João de Arcoverde. O público prestigiou apresentações de forró, poesia popular, samba de coco, música instrumental, maracatu e ritmos alternativos, em uma celebração que valorizou as diferentes expressões da cultura nordestina.

Ao longo do dia e da noite, moradores e visitantes circularam pelos espaços culturais do evento, vivenciando uma programação plural que une tradição e contemporaneidade, uma das principais características do São João de Arcoverde. Foto: PC Cavalcanti

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Brasil vence a Escócia por 3 a 0, avança em primeiro e confirma evolução na Copa do Mundo de 2026

          A Seleção Brasileira apresentou nesta quarta-feira (24) sua atuação mais consistente na Copa do Mundo de 2026 e garantiu a classificação às oitavas de final na liderança do Grupo C. Diante da Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, o Brasil venceu por 3 a 0 e confirmou sua força na reta decisiva do torneio.

Com o resultado, a equipe brasileira encerrou a fase de grupos com sete pontos, mesma pontuação de Marrocos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Agora, a Seleção aguarda a definição do segundo colocado do Grupo F, que será conhecido nesta quinta-feira (25). Holanda, Japão e Suécia seguem na disputa pela vaga e podem ser os próximos adversários do Brasil.

Além da vitória convincente, a partida marcou o retorno de Neymar aos gramados. Recuperado, o camisa 10 entrou aos 30 minutos do segundo tempo e recebeu o apoio da torcida presente em Miami. Nos minutos finais, o atacante ainda levou perigo ao gol adversário em uma das suas primeiras participações desde a volta ao time.

O desempenho da equipe comandada pela comissão técnica brasileira foi considerado o mais equilibrado da competição até o momento. Com domínio da posse de bola, intensidade ofensiva e segurança defensiva, o Brasil controlou as ações durante praticamente toda a partida, sem dar chances para a reação escocesa.

Enquanto o Brasil comemorava a liderança da chave, Marrocos também confirmou sua classificação ao derrotar o Haiti por 4 a 2. Os marroquinos terminaram a fase de grupos com sete pontos e avançaram na segunda colocação. Já a Escócia encerrou sua participação com três pontos e depende de uma combinação improvável de resultados para seguir na competição entre os melhores terceiros colocados.

A classificação em primeiro lugar reforça o favoritismo brasileiro para a fase eliminatória e aumenta a expectativa da torcida por uma campanha sólida em busca do hexacampeonato mundial.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Pernambuco realiza mutirão com 946 cirurgias extras dentro do programa “Agora Tem Especialistas” do Ministério da Saúde

                Entre a segunda-feira (22) e o próximo sábado (27), hospitais públicos, privados e filantrópicos de Pernambuco estão operando com reforço de equipes e estrutura para a realização de 946 cirurgias a mais do que a rotina habitual. A mobilização integra o programa nacional “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reduzir filas e acelerar o atendimento de pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação concentra atendimentos em unidades de referência no estado, como o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na capital, além do Hospital Belarmino Correia, em Goiana, na Zona da Mata Norte.

O mutirão contempla pacientes que já estavam na fila de regulação e garante atendimento completo, com acompanhamento pré-operatório, realização do procedimento cirúrgico e suporte pós-operatório, ampliando a resolutividade do sistema.

Entre as especialidades atendidas estão cirurgias pediátricas, catarata, procedimentos de cabeça e pescoço e cirurgias do sistema digestivo, áreas historicamente com maior demanda reprimida.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia envolve a contratação de equipes, insumos e equipamentos, além da reativação de salas cirúrgicas ociosas em unidades públicas e da utilização da rede privada por meio de um modelo de compensação via créditos financeiros para abatimento de tributos federais.

“Estamos mobilizando toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós estamos levando”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa em Pernambuco faz parte de uma ação nacional que alcança outros 19 estados, com a participação de 46 unidades de saúde e a previsão de cerca de 16 mil procedimentos especializados em todo o país. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 24 de junho de 2026

São João de Arcoverde tem transmissão de Brasil x Escócia e apresentação de Xand Avião esta quarta (24)

            O Dia de São João promete reunir futebol e forró em uma das noites mais aguardadas da programação junina de Arcoverde. Nesta quarta-feira (24), o público poderá acompanhar a transmissão da partida entre Brasil e Escócia pela Copa do Mundo de 2026 em um telão instalado no Pátio de Eventos da Estação, principal palco do São João da cidade.

A exibição da partida acontece às 19h e deve reunir milhares de torcedores no Polo Multicultural, em clima de torcida e celebração.

Logo após o jogo, a festa continua com uma programação especial de shows. A primeira atração da noite será o cantor Xand Avião, um dos principais nomes da música nordestina, às 21h. Na sequência, sobe ao palco João Vaqueiro, levando sucessos que conquistaram o público em todo o Nordeste. Encerrando a programação do Dia de São João, a banda Magníficos promete emocionar os forrozeiros com seus grandes clássicos do forró romântico.

Além do Polo Multicultural, a programação segue durante todo o dia nos demais polos da festa. O Polo do CGA recebe Forró Chamego Quente (12h) e Ewerton Macedo (14h). No Polo da Cruz, se apresentam Zé Coco (16h) e Zezito Santos Alegria do Forró (19h).

O Polo da Poesia contará com Paulinho do Forró (16h) e Manoel Lima Repentista (18h). Já o Polo Raízes do Coco recebe Rafael Moura (17h), a transmissão do jogo do Brasil (19h), Samba de Coco Pisada Segura (21h) e As Januárias (22h30).

No Polo Pé de Serra, a animação fica por conta de Tiago e Dineide Araújo (20h) e Vaqueirões do Forró (22h). O Corredor Cultural terá apresentações da Banda de Pífano Nossa Senhora da Conceição (20h) e Sertão Maracatu (21h).

Já o Polo Multimusical recebe Fetus (20h), Zord, The Goat (21h), Song Livre.com (22h30) e Boreal (00h).

Com futebol, grandes shows e manifestações da cultura popular, Arcoverde prepara uma programação especial para celebrar o Dia de São João, reforçando sua posição como um dos principais destinos juninos de Pernambuco e do Nordeste. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Estacionamento Solidário transforma São João de Arcoverde em corrente de solidariedade

                  Muito além dos shows e das manifestações culturais que movimentam o São João de Arcoverde, a festa também tem sido palco de ações sociais que fazem a diferença na vida de centenas de famílias. Um dos destaques deste ano é o Estacionamento Solidário, iniciativa coordenada pela Secretaria de Assistência Social que une mobilidade, cidadania e combate à fome.

Instalado no Receptivo de Lotações, para vans, e no Esporte Clube de Arcoverde, para veículos de passeio, o Estacionamento Solidário destina toda a arrecadação ao projeto Alimenta Arcoverde, fortalecendo as cozinhas solidárias que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

A ação integra uma ampla rede de proteção social estruturada pela Prefeitura de Arcoverde durante os festejos juninos, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão, o acolhimento e a garantia de direitos.

Além do Estacionamento Solidário, a Secretaria de Assistência Social implantou um Espaço de Acessibilidade ao lado do palco principal, oferecendo estrutura adequada para acolher pessoas com deficiência e mobilidade reduzida durante os shows.

Outro diferencial é o Espaço Sensorial, preparado para receber pessoas com sensibilidade sensorial, especialmente crianças e jovens neurodivergentes. O local conta com acompanhamento de psicólogos e outros profissionais capacitados, garantindo conforto e segurança durante a festa.

A atuação da assistência social também está presente em todos os polos do evento por meio de equipes de abordagem social, responsáveis por identificar situações de vulnerabilidade envolvendo crianças, adolescentes e adultos, além de promover ações educativas e de conscientização.

Já o Espaço de Proteção, instalado na sede da Secretaria de Assistência Social, funciona como local de acolhimento para filhos de trabalhadores que atuam durante o período junino, proporcionando tranquilidade para pais e responsáveis que contribuem para a realização da festa.

As iniciativas demonstram que o São João de Arcoverde vai além do entretenimento, consolidando-se também como um espaço de inclusão social, solidariedade e cuidado com as pessoas. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Kelvin inaugura nova ala de Geriatria e Pediatria do Hospital Municipal de Venturosa nesta quarta (24)

              Em meio às comemorações do Dia de São João e horas antes da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo, a população de Venturosa recebe nesta quarta-feira (24) um importante presente na área da saúde. O prefeito Kelvin Cavalcanti inaugura, às 17h, a nova ala de Geriatria e Pediatria do Hospital Municipal Justa Maria Bezerra.

O novo espaço foi projetado para ampliar a qualidade do atendimento prestado a crianças e idosos, oferecendo mais conforto, segurança e estrutura para pacientes e profissionais de saúde.

A unidade conta com 10 leitos, farmácia satélite, posto de enfermagem, quartos equipados com banheiro privativo, ambiente totalmente climatizado e informatizado, além de recursos tecnológicos que permitem maior integração entre pacientes e equipes médicas.

“Esse é mais um investimento que representa cuidado e compromisso com a saúde da nossa gente, oferecendo mais conforto e qualidade no atendimento às crianças e aos nossos idosos. Vamos celebrar mais essa conquista e, depois, seguir na torcida pelo Brasil”, destacou o prefeito Kelvin Cavalcanti.

A entrega reforça o conjunto de investimentos realizados pela atual gestão na área da saúde. Nos últimos meses, o município promoveu a reconstrução de unidades básicas de saúde, incluindo a UBS Maria Lenice, no Centro, e inaugurou a nova UBS da Cohab João Francisco Bezerra.

Além disso, a administração municipal já anunciou a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ampliando a rede de assistência à população.

A Secretária de Saúde, Nadja Darllin, destacou que a nova estrutura que será entregue pelo prefeito Kelvin Cavalcanti, chega para cuidar de quem mais precisa.

“Com a nova ala hospitalar, Venturosa fortalece sua estrutura de atendimento e amplia os serviços destinados aos públicos mais vulneráveis, consolidando uma política de investimentos voltada à melhoria da saúde pública municipal”, destacou. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde

                 A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.

Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.

Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.

A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.

Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d'Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.

Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En'cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes.

A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.

Com uma programação que integrou tradição, cultura popular, forró, poesia e inovação artística, a véspera de São João reafirmou o protagonismo de Arcoverde no calendário junino pernambucano. Mais do que uma grande festa, a noite foi um encontro entre passado e presente, celebrando as raízes culturais que fazem da cidade uma das principais referências dos festejos juninos do Brasil.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 23 de junho de 2026

Itaíba: Pedro Pilota denuncia vandalismo em trecho da Adutora do Agreste e oferece recompensa

               O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.

Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água.

“Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.

Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.

“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.

O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição.

A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook