terça-feira, 23 de junho de 2026

Operação da PF apura rombo bilionário em banco controlado por Edir Macedo

             A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraude financeira envolvendo o Banco Digimais. A ação apura suspeitas de manipulação contábil e utilização de fundos de investimentos para ocultar prejuízos bilionários da instituição financeira.

Por determinação da Justiça, foi autorizado o bloqueio de aproximadamente R$ 670 milhões em bens e ativos ligados aos investigados. Entre os nomes citados nas investigações está o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, apontado pela Polícia Federal como controlador da instituição financeira.

Apesar de figurar entre os investigados, Edir Macedo não foi alvo de mandados de busca e apreensão por residir fora do Brasil.

Segundo a PF, após assumir o controle do banco, a instituição passou a concentrar suas operações em crédito consignado e financiamento de veículos. Embora tenha registrado crescimento inicial, os investigadores afirmam que houve posteriormente uma forte deterioração financeira, com prejuízos expressivos.

As apurações apontam que, entre 2023 e 2024, o banco passou a oferecer Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com rentabilidade superior a 110% do CDI. De acordo com a investigação, a estratégia estaria relacionada à necessidade de captação de recursos diante da fragilidade financeira da instituição.

A Polícia Federal também investiga uma exposição estimada em cerca de R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito vinculadas ao Banco Master, cuja liquidação extrajudicial teria ampliado os riscos financeiros da operação.

Entre os alvos dos mandados de busca estão dirigentes e executivos ligados ao banco, incluindo o bispo João Urbaneja, seu filho Thiago Urbaneja, além dos executivos Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero.

A operação também alcançou representantes da gestora ID, responsável pela administração de fundos ligados ao Digimais. Os investigadores suspeitam que ativos desses fundos teriam sido sistematicamente superavaliados para mascarar a real situação financeira da instituição.

A Operação Miragem segue em andamento e busca reunir provas para esclarecer a extensão das supostas irregularidades. Até o momento, os investigados não haviam se pronunciado oficialmente sobre as acusações.

A Polícia Federal ressalta que as investigações ainda estão em curso e que os envolvidos têm garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Trupé de Arcoverde, Martins, Geraldinho Lins e Garota Safada marcam a décima noite do São João de Arcoverde

            A décima noite do São João de Arcoverde confirmou mais uma vez a diversidade cultural que faz da festa uma das mais tradicionais e prestigiadas do Nordeste. Nesta segunda-feira (22), os polos juninos espalhados pela cidade reuniram milhares de pessoas em uma programação marcada pela valorização da cultura popular, da música regional e dos grandes sucessos do forró.

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, onde o tradicional Samba de Coco Trupé de Arcoverde levou ao público o ritmo, a dança e a identidade cultural que fazem parte da história do município. O grupo foi amplamente aplaudido pelos forrozeiros que tomaram de conta do espaço dedicado às manifestações populares.

Também no Polo Raízes do Coco, outro destaque foi o cantor Martins, um dos principais nomes da nova geração da música pernambucana. Com sua mistura de MPB, regionalidade e poesia, o artista conquistou o público e protagonizou uma das apresentações mais aguardadas da noite.

No Polo Multicultural, o clima foi de nostalgia e muita animação. A banda Garota Safada levou ao palco os sucessos que marcaram uma geração de forrozeiros, fazendo o público cantar em coro e reviver momentos históricos do forró estilizado. Antes se apresentaram o Samba de coco Fulô do Barro e o cantor arcoverdense Dinho Menezes.

Encerrando a programação do principal polo da festa, Geraldinho Lins subiu ao palco e transformou a madrugada em uma grande celebração. Dono de um repertório consagrado nos festejos juninos, o cantor embalou os fãs com sucessos que atravessam gerações e manteve a multidão animada até os últimos momentos da apresentação.

Além dos destaques do Polo Multicultural e do Polo Raízes do Coco, a programação movimentou todos os polos culturais do São João de Arcoverde, reunindo apresentações de forró, maracatu, bandas de pífano, cultura popular, música alternativa e artistas locais.

A noite reforçou o compromisso do São João de Arcoverde com a democratização da cultura e a valorização das tradições nordestinas, consolidando a Festa Mais Linda do Mundo como referência em diversidade artística e preservação das raízes culturais de Pernambuco. Fotos: Amannda Oliveira

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró

               A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Fernando Dueire defende candidatura à reeleição e pede respeito ao tempo político de Raquel Lyra

          O senador Fernando Dueire (PSD) reafirmou sua disposição de disputar a reeleição ao Senado Federal nas eleições de 2026 e declarou que se considera o “candidato natural” à renovação do mandato. A afirmação foi feita durante entrevista concedida à Rádio Folha FM, na qual também comentou as articulações em torno da formação da chapa majoritária da governadora Raquel Lyra (PSD).

Dueire destacou sua trajetória política, a experiência acumulada no Senado e o apoio que vem recebendo de lideranças municipais em Pernambuco. Segundo ele, sua pré-candidatura está respaldada pelo trabalho desenvolvido ao longo do mandato e pela relação construída com prefeitos e lideranças em diversas regiões do Estado.

“Eu sou senador da República e estou muito motivado para a renovação desse mandato. Tenho uma vida pública limpa, uma reputação construída ao longo dos anos e isso transmite confiança”, afirmou.

Durante a entrevista, o parlamentar também demonstrou incômodo com a antecipação das movimentações políticas envolvendo outros nomes que buscam uma vaga ao Senado na chapa governista. Sem citar críticas pessoais, Dueire defendeu que a definição sobre os espaços da composição majoritária seja conduzida pela governadora Raquel Lyra, dentro do calendário político adequado.

O senador ressaltou que respeita a legitimidade dos demais pré-candidatos, mas considera prematuras as ações de promoção política voltadas à ocupação de espaços na futura chapa estadual.

Nos bastidores da política pernambucana, nomes como Miguel Coelho (União Brasil), Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadêlha (PSD) também são apontados entre os possíveis postulantes às vagas ao Senado na composição liderada pela governadora.

Ao comentar seu futuro político, Fernando Dueire descartou a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, reforçando sua identificação com o trabalho desenvolvido no Senado Federal e com o papel da Casa na representação dos estados brasileiros.

As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando os principais grupos políticos de Pernambuco começam a discutir alianças e composições para a disputa majoritária estadual. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Goiana injeta R$ 30 milhões na economia com antecipação de salários e metade do 13º salário

               A Prefeitura de Goiana anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais, aposentados e pensionistas, medida que, somada ao pagamento de 50% do décimo terceiro salário realizado no último dia 10 de junho, representa uma injeção de aproximadamente R$ 30 milhões na economia do município durante o período junino.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Marcílio Régio (PP), que destacou a importância da iniciativa para fortalecer o comércio local e garantir maior circulação de recursos em uma das épocas mais movimentadas do ano.

Segundo a gestão municipal, os pagamentos dos servidores efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas serão concluídos até esta terça-feira (23). Já os trabalhadores vinculados às empresas terceirizadas receberão seus vencimentos até o final deste mês.

A medida beneficia diretamente milhares de famílias goianenses e impulsiona diversos setores da economia, especialmente comércio, serviços e atividades ligadas às festividades juninas.

De acordo com a Prefeitura, a antecipação dos pagamentos é resultado do equilíbrio financeiro mantido pela administração municipal, permitindo que os compromissos sejam honrados dentro do planejamento estabelecido pela gestão.

Além do impacto econômico, Goiana também vive o clima das festividades do Arrasta Povo 2026, programação cultural promovida pela Prefeitura que leva atrações para a sede e os distritos do município durante o São João.

Neste ano, o evento presta homenagem a Mestre Biloco (in memoriam) e Lindaci Mário, personalidades reconhecidas pela contribuição à cultura popular e à preservação das tradições locais.

Com a combinação entre investimentos na economia e valorização da cultura, a gestão municipal busca fortalecer tanto a geração de renda quanto as manifestações culturais que marcam o período junino em Goiana. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Desistências de Paulo Serra e Kim Kataguiri podem definir eleição de São Paulo já no 1º turno

               A menos de um mês do início das convenções partidárias que definirão oficialmente os candidatos às eleições de outubro, a corrida pelo Governo de São Paulo caminha para um cenário de forte polarização entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro Fernando Haddad (PT).

A desistência de Paulo Serra (PSDB) e de Kim Kataguiri (Missão) de disputar o Palácio dos Bandeirantes reduziu significativamente o número de candidaturas competitivas e abriu espaço para uma disputa praticamente concentrada entre os dois principais grupos políticos do país.

Segundo cientistas políticos ouvidos pela imprensa nacional, a configuração atual pode resultar em uma situação inédita desde a redemocratização brasileira. Desde 1982, quando os eleitores voltaram a escolher diretamente os governadores, São Paulo sempre contou com pelo menos três ou quatro candidaturas competitivas na disputa estadual.

Para especialistas, a ausência de uma terceira via com potencial eleitoral relevante aumenta as chances de definição da eleição ainda no primeiro turno. O cenário também tende a intensificar a influência da política nacional sobre o debate estadual, transferindo para a disputa paulista a polarização observada nos últimos anos entre os campos liderados por PT e Republicanos.

Mesmo diante desse quadro, articulações políticas continuam em andamento. O ex-ministro Márcio França (PSB) voltou a dialogar com lideranças petistas sobre a possibilidade de entrar na disputa como uma alternativa capaz de ampliar o debate eleitoral e eventualmente levar a eleição para um segundo turno.

Até então, França era apontado como um dos principais nomes para compor a chapa de Fernando Haddad, enquanto outras lideranças do campo aliado disputam espaço nas candidaturas ao Senado.

Com as convenções partidárias se aproximando, os próximos dias serão decisivos para confirmar se a eleição paulista seguirá o caminho da polarização entre Tarcísio e Haddad ou se surgirá uma nova candidatura capaz de alterar o atual cenário político no maior colégio eleitoral do país. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Zeca encaminha projetos que fortalecem alimentação saudável e dignidade menstrual nas escolas em Arcoverde

              O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores dois importantes projetos de lei voltados ao fortalecimento das políticas públicas educacionais e de assistência aos estudantes da rede municipal de ensino. As matérias seguiram para análise e votação dos vereadores na Câmara Municipal de Arcoverde, o que deve ocorrer na sessão de quinta-feira (25), devido ao ponto facultativo desta segunda.

As propostas tratam da promoção da alimentação saudável no ambiente escolar e da criação do Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos para alunas da Rede Pública Municipal de Ensino.

O Projeto de Lei nº 005/2026 institui ações permanentes de educação alimentar e nutricional nas escolas municipais, com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes. A proposta prevê a integração entre as áreas de educação, saúde e demais setores envolvidos, promovendo conscientização sobre alimentação equilibrada, prevenção da obesidade e melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Na justificativa encaminhada ao Legislativo, a gestão municipal destaca que a alimentação adequada é um direito fundamental e desempenha papel decisivo no desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos. 

Já o Projeto de Lei nº 006/2026 cria o Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos para estudantes da rede municipal, buscando combater a chamada pobreza menstrual e garantir melhores condições de higiene, saúde e permanência das alunas na escola.

A iniciativa tem como objetivo reduzir situações de vulnerabilidade social que afetam estudantes durante o período menstrual, contribuindo para a igualdade de oportunidades no ambiente escolar e para a promoção da dignidade feminina.

Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti, “os dois projetos reforçam o compromisso da Prefeitura de Arcoverde com a educação, a inclusão social e o bem-estar dos estudantes, ampliando políticas públicas voltadas à proteção da infância e da adolescência”.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

João Campos participa da Caminhada do Forró em Arcoverde ao lado de lideranças da Frente Popular

              O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), participou neste domingo (21) da tradicional Caminhada do Forró, em Arcoverde, no Sertão do Estado. Considerado o maior cortejo junino do Brasil, o evento reuniu mais de 40 mil pessoas e integrou a programação do São João de Arcoverde, um dos mais tradicionais de Pernambuco.

João Campos esteve acompanhado de importantes lideranças políticas que integram a Frente Popular de Pernambuco. Entre os presentes estavam o senador Humberto Costa (PT), a ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) e Carlos Costa (Republicanos), além das ex-prefeitas de Arcoverde Madalena Britto e Erivânia Camelo, do vereador Luciano Pacheco e lideranças políticas da região.

O grupo percorreu parte do trajeto da Caminhada do Forró, acompanhando o cortejo que tomou conta das avenidas José Bonifácio e Pedro II, transformadas em um grande palco de celebração da cultura nordestina.

A mobilização também reuniu outras lideranças alinhadas ao campo político de João Campos, entre elas as deputadas federais Maria Arraes (PSB) e Tabata Amaral (PSB), a senadora Teresa Leitão (PT), os deputados estaduais Diogo Moraes (PSB), Rosa Amorim (PT) e Dani Portela (PT), além das vereadoras recifenses Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT). A pré-candidata à Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ivete Caetano (PT), também participou da programação.

Além da expressiva presença política, a Caminhada do Forró reafirmou sua importância cultural ao reunir cerca de 60 artistas distribuídos entre cortejo de chão e trios elétricos. A edição de 2026 prestou homenagem, in memoriam, a Gilberto Barbosa, reconhecido incentivador da cultura popular e das tradições juninas de Arcoverde.

A participação de João Campos e de diversas lideranças estaduais ocorreu em meio à intensa movimentação política que acompanha os festejos juninos em Pernambuco, período tradicionalmente marcado pela presença de representantes públicos nos principais polos culturais do Estado.

Com multidão nas ruas, apresentações culturais e forte presença política, a Caminhada do Forró reforçou mais uma vez o protagonismo de Arcoverde no calendário junino pernambucano. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Raquel Lyra destaca segurança reforçada durante visita ao São João de Limoeiro

               A governadora Raquel Lyra participou, neste sábado (20), do segundo dia de programação do São João 2026 de Limoeiro, no Agreste Setentrional, e destacou o reforço na segurança pública promovido pelo Governo de Pernambuco durante os festejos juninos.

Acompanhada de lideranças locais, a governadora percorreu a tradicional Rua da Alegria, principal polo da festa, que conta com apoio do Estado para sua realização. Durante a visita, Raquel ressaltou que a edição deste ano integra uma das maiores operações de segurança já realizadas durante o período junino.

“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história”, afirmou.

Até o encerramento da programação, previsto para o dia 28 de junho, o município contará com 274 lançamentos operacionais de segurança, envolvendo reforço policial, monitoramento por drones, fiscalização nas rodovias e ações preventivas para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes.

Recepcionando a governadora, o prefeito Orlando Jorge destacou a importância da parceria com o Governo do Estado para o fortalecimento dos festejos juninos no município.

“Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos felizes com a presença dos visitantes e com o apoio do Governo do Estado em diversas áreas, especialmente durante este período festivo”, declarou.

A programação da noite reuniu apresentações de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho, atraindo um grande público ao principal palco do evento.

Com segurança reforçada e uma programação que valoriza a cultura nordestina, o São João de Limoeiro segue até o próximo dia 28 consolidando-se como uma das principais festas juninas do interior pernambucano. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

São João de Arcoverde chega ao 10º dia com programação para todos os gostos

         Depois da grandiosidade da 14ª Caminhada do Forró, que reuniu mais de 40 mil pessoas pelas ruas de Arcoverde em uma verdadeira celebração da cultura popular nordestina, o São João de Arcoverde entra nesta segunda-feira (22) em seu 10º dia de programação mantendo o ritmo de uma das melhores festas juninas do Brasil, levando ao palco do pátio da Estação Coco Fulô do Barro, Geraldinho Lins e Garota Safada.

A expectativa é de mais uma noite de intensa movimentação nos polos culturais espalhados pela cidade, reunindo atrações que vão do forró tradicional ao coco, maracatu, música regional, cultura popular e ritmos contemporâneos.

A programação começa ao meio-dia no Polo do CGA, com Gil Mendes, seguida por Forró sem Limites às 14h. Ao longo da tarde, os polos da Cruz e da Poesia recebem Giovane do Acordeon e Diosman Avelino, valorizando a música regional e a tradição poética nordestina.

A partir da noite, a diversidade cultural toma conta da festa. O Polo Raízes do Coco recebe apresentações do Samba de Coco Trupé, Somos Forró e Martins. Já o Polo Pé de Serra contará com os shows de Zé do Peba e Trio Catingueira e Pau no Xote, reforçando a essência do autêntico forró nordestino.

No Corredor Cultural, o público poderá conferir a Banda de Pífano São Sebastião e o Maracatu Encantos do Sertão. O Polo das Artes Henry Pereira recebe Coco Pisada Segura, Motumbaxé, Oba Aiyê e Helena Cristina.

Um dos destaques da noite será o Polo Multicultural, que reúne Coco Fulô do Barro, Geraldinho Lins e Garota Safada, prometendo atrair uma multidão ao principal palco da festa.

Já no Polo Multimusical, as atrações Woodera, Mago RM e Cubana Rasta garantem uma programação voltada para diferentes estilos e públicos.

Com polos distribuídos por toda a cidade e uma programação que valoriza as raízes culturais do Sertão ao mesmo tempo em que dialoga com diferentes gerações, o São João de Arcoverde reafirma seu protagonismo no calendário junino de Pernambuco.

Após o sucesso histórico da Caminhada do Forró, a Festa Mais Linda do Mundo segue mostrando sua força, diversidade e capacidade de reunir milhares de pessoas em torno da cultura popular.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook