quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Lula confirma reunião entre Brasil e EUA sobre tarifas e sanções e busca distensão diplomática com Trump

             O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (15), que representantes do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem nesta quinta (16) para discutir o tarifaço imposto por Washington desde 6 de agosto e as sanções aplicadas a autoridades brasileiras. O encontro será entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que chegou a Washington na segunda-feira (13).

A reunião marca o ponto mais tenso nas relações bilaterais desde o início do atual mandato de Lula, que tem buscado restabelecer o diálogo diplomático com a administração norte-americana. A medida ocorre após sucessivas críticas do governo brasileiro ao impacto das tarifas sobre o setor de commodities e à decisão dos EUA de impor restrições a exportações nacionais sob alegações ambientais.

Durante evento no Rio de Janeiro, Lula comentou de forma descontraída a recente conversa telefônica com o ex-presidente Donald Trump, relatando o esforço para retomar o diálogo político em tom amistoso. “Eu queria estabelecer uma conversa sem liturgia. Disse a ele que estou fazendo 80 anos e que ele faz 80 em junho. Que poderíamos nos tratar de ‘você’, sem formalidades”, contou o presidente.

Lula ainda ironizou a “química” mencionada por Trump durante discurso na ONU:

“Ele disse que tivemos uma química excelente. Eu disse: ‘Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica’”, brincou, ressaltando que a reunião desta quinta será de “negociação e reconstrução de confiança”.

Segundo o Itamaraty, a missão brasileira vai tentar reverter parte das tarifas aplicadas sobre produtos agrícolas e energéticos, além de negociar novas bases comerciais com os Estados Unidos. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário