Mostrando postagens com marcador PERNAMBUCO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PERNAMBUCO. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Federação Solidariedade/PRD anuncia apoio à reeleição de Raquel Lyra e fortalece base política para 2026

Ato no Recife deve oficializar adesão da federação à pré-candidatura da governadora e apresentar nomes que disputarão vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa

A pré-candidatura à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) deve ganhar um importante reforço político neste sábado (27). A Federação formada pelos partidos Solidariedade e PRD realizará um ato no Recife Expo Center para oficializar o apoio ao projeto de recondução da gestora ao Palácio do Campo das Princesas nas eleições de 2026.

O evento está programado para começar às 10h e reunirá dirigentes estaduais e nacionais das duas legendas, além de lideranças políticas de diversas regiões de Pernambuco. A programação também inclui a apresentação oficial dos pré-candidatos da federação que disputarão vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O momento mais aguardado da programação está previsto para as 11h30, quando será anunciado formalmente o apoio da federação à governadora. A solenidade contará com a participação do presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, do vice-presidente nacional da legenda, Felipe Pereira, e do deputado federal Fernando Rodolfo (PRD), uma das principais lideranças do grupo político em Pernambuco.

Embora cumpra agenda administrativa em Serra Talhada no mesmo dia, Raquel Lyra é aguardada no encontro. Segundo o presidente estadual do Solidariedade, Edinázio Silva, a presença da governadora continua prevista e, até o momento, não houve alteração na programação.

Caso a chefe do Executivo estadual não consiga comparecer em razão dos compromissos institucionais, o evento será mantido com foco na apresentação dos nomes que representarão a federação na disputa proporcional de 2026.

A adesão da Federação Solidariedade/PRD representa mais um passo na ampliação da base política da governadora para o próximo pleito estadual. Com o apoio oficial das duas siglas, Raquel Lyra fortalece sua articulação junto a partidos aliados e amplia a sustentação política para buscar um novo mandato.

O movimento também evidencia a antecipação das articulações eleitorais em Pernambuco, onde lideranças partidárias intensificam a formação de alianças tanto para a disputa majoritária quanto para a composição das chapas proporcionais.

Além de consolidar o alinhamento entre a federação e o governo estadual, o encontro servirá como vitrine para os futuros candidatos a deputado federal e estadual, que passam a integrar oficialmente o projeto político liderado por Raquel Lyra para as eleições de 2026.

A expectativa é de que o ato reúna representantes de diversas regiões do Estado, reforçando a estratégia da federação de ampliar sua presença política e fortalecer a aliança em torno da atual governadora. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2026

O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira

             O Governo de Pernambuco vai adotar expediente reduzido nas repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, marcada para as 14h.

De acordo com a determinação, o funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta do Estado será encerrado às 12h, com liberação dos servidores a partir desse horário.

A medida será oficializada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26). O decreto também estabelece que os serviços considerados essenciais não serão afetados, ficando a definição da operação sob responsabilidade dos gestores de cada área.

Entre os serviços que podem manter funcionamento normal estão os de urgência em saúde, segurança pública e demais atividades essenciais à população.

A decisão segue o padrão adotado em outras ocasiões de grandes eventos esportivos, quando há mobilização nacional em torno dos jogos da Seleção Brasileira. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Pernambuco realiza mutirão com 946 cirurgias extras dentro do programa “Agora Tem Especialistas” do Ministério da Saúde

                Entre a segunda-feira (22) e o próximo sábado (27), hospitais públicos, privados e filantrópicos de Pernambuco estão operando com reforço de equipes e estrutura para a realização de 946 cirurgias a mais do que a rotina habitual. A mobilização integra o programa nacional “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reduzir filas e acelerar o atendimento de pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação concentra atendimentos em unidades de referência no estado, como o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na capital, além do Hospital Belarmino Correia, em Goiana, na Zona da Mata Norte.

O mutirão contempla pacientes que já estavam na fila de regulação e garante atendimento completo, com acompanhamento pré-operatório, realização do procedimento cirúrgico e suporte pós-operatório, ampliando a resolutividade do sistema.

Entre as especialidades atendidas estão cirurgias pediátricas, catarata, procedimentos de cabeça e pescoço e cirurgias do sistema digestivo, áreas historicamente com maior demanda reprimida.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia envolve a contratação de equipes, insumos e equipamentos, além da reativação de salas cirúrgicas ociosas em unidades públicas e da utilização da rede privada por meio de um modelo de compensação via créditos financeiros para abatimento de tributos federais.

“Estamos mobilizando toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós estamos levando”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa em Pernambuco faz parte de uma ação nacional que alcança outros 19 estados, com a participação de 46 unidades de saúde e a previsão de cerca de 16 mil procedimentos especializados em todo o país. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 23 de junho de 2026

Em Arcoverde, Regina da Saúde marca presença na Caminhada do Forró

               A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos) participou, no último domingo (21), da 14° Caminhada do Forró, um dos principais eventos do São João de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

O cortejo reuniu mais de 40 mil pessoas nas ruas da cidade e contou com trios elétricos e diversas manifestações da cultura nordestina, consolidando-se como um dos momentos de maior movimentação da programação junina local.

“É sempre uma grande alegria participar de uma celebração tão importante para a nossa cultura, reencontrar amigos de Arcoverde e de tantas localidades e reforçar nosso vínculo com o povo e com as tradições sertanejas”, destacou Regina da Saúde.

Durante a programação, a pré-candidata cumprimentou moradores, visitantes e lideranças de Arcoverde e região, acompanhada pelo prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, o ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entre outras lideranças.

A Caminhada do Forró é reconhecida como um dos maiores cortejos juninos do Nordeste e integra o calendário cultural de Pernambuco, atraindo público de diversas regiões do estado. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Fernando Dueire defende candidatura à reeleição e pede respeito ao tempo político de Raquel Lyra

          O senador Fernando Dueire (PSD) reafirmou sua disposição de disputar a reeleição ao Senado Federal nas eleições de 2026 e declarou que se considera o “candidato natural” à renovação do mandato. A afirmação foi feita durante entrevista concedida à Rádio Folha FM, na qual também comentou as articulações em torno da formação da chapa majoritária da governadora Raquel Lyra (PSD).

Dueire destacou sua trajetória política, a experiência acumulada no Senado e o apoio que vem recebendo de lideranças municipais em Pernambuco. Segundo ele, sua pré-candidatura está respaldada pelo trabalho desenvolvido ao longo do mandato e pela relação construída com prefeitos e lideranças em diversas regiões do Estado.

“Eu sou senador da República e estou muito motivado para a renovação desse mandato. Tenho uma vida pública limpa, uma reputação construída ao longo dos anos e isso transmite confiança”, afirmou.

Durante a entrevista, o parlamentar também demonstrou incômodo com a antecipação das movimentações políticas envolvendo outros nomes que buscam uma vaga ao Senado na chapa governista. Sem citar críticas pessoais, Dueire defendeu que a definição sobre os espaços da composição majoritária seja conduzida pela governadora Raquel Lyra, dentro do calendário político adequado.

O senador ressaltou que respeita a legitimidade dos demais pré-candidatos, mas considera prematuras as ações de promoção política voltadas à ocupação de espaços na futura chapa estadual.

Nos bastidores da política pernambucana, nomes como Miguel Coelho (União Brasil), Eduardo da Fonte (PP) e Túlio Gadêlha (PSD) também são apontados entre os possíveis postulantes às vagas ao Senado na composição liderada pela governadora.

Ao comentar seu futuro político, Fernando Dueire descartou a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, reforçando sua identificação com o trabalho desenvolvido no Senado Federal e com o papel da Casa na representação dos estados brasileiros.

As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando os principais grupos políticos de Pernambuco começam a discutir alianças e composições para a disputa majoritária estadual. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sábado, 20 de junho de 2026

São João vira palco político: Raquel Lyra e João Campos cumprem agendas em redutos aliados neste sábado

Governadora segue para o Agreste e prefeito do Recife desembarca no Sertão em mais um capítulo da movimentação política de olho em 2026

As festas juninas de Pernambuco continuam servindo de vitrine para importantes lideranças políticas do estado. Neste sábado, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), cumprem agendas em regiões estratégicas, reforçando alianças e ampliando presença política junto à população.

Enquanto Raquel segue para Surubim, no Agreste Setentrional, João Campos desembarca em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Apesar dos destinos distintos, os dois movimentos têm um objetivo semelhante: fortalecer laços com aliados e marcar presença nos principais eventos juninos do estado.

A governadora participará dos festejos ao lado do prefeito de Surubim, Cléber Chaparral, e da ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, importantes aliados políticos da região. A agenda ocorre após uma intensa série de compromissos no Sertão, onde Raquel combinou entregas administrativas e participação em eventos juninos.

Nos últimos dias, a chefe do Executivo estadual passou por municípios como Salgueiro, Araripina e Petrolina. Também realizou inaugurações, assinaturas de ordens de serviço e anúncios de investimentos em cidades como Cabrobó, Orocó, Bodocó, Triunfo, Tuparetama e Sertânia.

Antes de seguir para Surubim, Raquel ainda participa, em Petrolina, da entrega do Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais construídas em parceria entre os governos estadual e federal.

Já João Campos escolheu o Sertão para sua agenda deste sábado. O socialista prestigiará o Arraial do Distrito de São João do Barro Vermelho, na zona rural de Serra Talhada, acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT), uma das principais lideranças políticas da região e aliada estratégica do PSB no interior.

A presença dos dois nomes mais citados nas articulações para a disputa estadual de 2026 reforça o peso político dos festejos juninos, tradicionalmente utilizados por lideranças para estreitar o contato com prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e eleitores.

A movimentação política não termina neste fim de semana. A expectativa é de que João Campos participe neste domingo (21) da tradicional Caminhada do Forró, em Arcoverde, considerada o maior cortejo junino do Brasil e um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural pernambucano.

Com a aproximação do ciclo eleitoral de 2026, as festas de São João voltam a se consolidar como importantes espaços de articulação política, onde cultura, tradição e estratégia caminham lado a lado. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Hospital da Restauração entrega nova Unidade de Cuidados Intermediários

Espaço foi totalmente modernizado para ampliar a segurança dos pacientes e fortalecer o atendimento de urgência e emergência no maior hospital público de Pernambuco

O Hospital da Restauração (HR), maior unidade pública de saúde de Pernambuco e referência em urgência e emergência para todo o Norte e Nordeste, entregou nesta sexta-feira (19) a nova Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Emergência Geral. O espaço, que anteriormente funcionava como Sala Laranja, passou por uma ampla reestruturação e recebeu novos equipamentos, integrando o programa de requalificação da unidade hospitalar, que conta com investimentos de R$ 168 milhões.

Localizada no primeiro andar do hospital, ao lado da Sala Vermelha, a UCI é destinada ao atendimento de pacientes com quadros graves que necessitam de acompanhamento intensivo, mas que não apresentam risco imediato de morte. Além da modernização estrutural, o setor teve seu fluxo assistencial reorganizado para garantir maior agilidade e integração entre os diferentes níveis de atendimento da emergência.

A reforma contemplou a renovação completa das instalações elétricas, hidráulicas e de gases medicinais, além da implantação de um novo sistema de climatização e filtragem de ar de alta eficiência. A medida busca fortalecer a segurança dos pacientes e reduzir os riscos de infecções hospitalares.

Entre as melhorias também estão a instalação de monitores multiparâmetros, respiradores, macas modernas e novos equipamentos para suporte à assistência médica. A unidade ganhou ainda um posto de enfermagem com visão centralizada dos leitos e um banheiro interno exclusivo para pacientes, ampliando o conforto e a funcionalidade do espaço.

Durante a entrega, a vice-governadora Priscila Krause destacou que a obra faz parte de um conjunto de intervenções voltadas à reorganização da Emergência Geral do HR. Segundo ela, a modernização dá continuidade às melhorias já realizadas na Sala Vermelha e antecede novas etapas previstas para a Sala Amarela.

Outro destaque da requalificação é o novo sistema de climatização, integrado a filtros especiais que seguem protocolos de controle de infecção hospitalar, contribuindo para a retenção de vírus, bactérias e outros agentes contaminantes no ambiente.

Com 56 anos de atuação, o Hospital da Restauração segue passando por um dos maiores processos de modernização de sua história. As intervenções buscam ampliar a capacidade de atendimento, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e oferecer mais qualidade e segurança aos milhares de pacientes que diariamente procuram a unidade.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Raquel Lyra antecipa salários e injeta R$ 1,3 bilhão na economia pernambucana antes do São João

            O Governo de Pernambuco anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores estaduais para a próxima segunda-feira (22), medida que colocará cerca de R$ 1,3 bilhão em circulação na economia poucos dias antes das festividades juninas.

Ao todo, mais de 242 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão beneficiados com a antecipação da folha salarial. A medida contempla servidores efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas vinculados ao Estado.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela governadora Raquel Lyra, que destacou a importância da iniciativa para garantir maior tranquilidade financeira aos servidores e estimular a atividade econômica em um dos períodos mais movimentados do calendário pernambucano.

A antecipação ocorre em meio ao aquecimento das vendas e do turismo provocado pelos festejos juninos, considerados um dos principais motores econômicos de Pernambuco. Setores como comércio, hotelaria, alimentação, transporte e serviços devem ser diretamente impactados pela circulação antecipada dos recursos.

Além da liberação dos salários, o Governo do Estado também confirmou ponto facultativo no dia 23 de junho para os órgãos e entidades da administração pública estadual. A medida compensa o expediente referente ao feriado de Corpus Christi, celebrado neste ano em 4 de junho, e não se aplica aos serviços essenciais.

A Prefeitura do Recife também anunciou a antecipação dos salários dos servidores municipais. O pagamento, inicialmente previsto para o dia 30 de junho, será realizado na próxima terça-feira (23).

Segundo a gestão municipal, mais de 45 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas serão contemplados, com uma injeção estimada de R$ 296 milhões na economia da capital pernambucana.

Com as duas medidas, Estado e Prefeitura do Recife devem colocar juntos quase R$ 1,6 bilhão em circulação durante o período junino, fortalecendo o consumo e movimentando diversos setores da economia pernambucana. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 17 de junho de 2026

João Campos à frente de Raquel Lyra em nova pesquisa para o Governo de Pernambuco

Levantamento do Instituto Múltipla mostra mudança no cenário eleitoral de 2026, com crescimento do prefeito do Recife e recuo da governadora. Disputa segue tecnicamente equilibrada.

A corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026 ganhou novos contornos. Há dois meses para o início da campanha eleitoral de 2026, os novos números da pesquisa do Instituto Múltipla indicam uma disputa cada vez mais polarizada entre João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD), com ligeira vantagem numérica para o socialista.

No cenário estimulado, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados, João Campos aparece com 43% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra (PSD) registra 38%. O ex-vereador Ivan Moraes soma 1%. Os indecisos representam 9% e os votos brancos e nulos chegam a 8%.

Na pesquisa realizada em maio, Raquel Lyra aparecia numericamente à frente com 43%, enquanto João Campos registrava 39%. Agora, o socialista avançou quatro pontos percentuais, enquanto a governadora recuou cinco pontos.

O levantamento também simulou um eventual segundo turno entre os dois principais nomes da política pernambucana. Nesse cenário, João Campos alcança 44% das intenções de voto contra 41% de Raquel Lyra, um empate técnico já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Brancos e nulos somam 7%, enquanto outros 7% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa espontânea, modalidade em que o eleitor responde sem receber uma lista de candidatos, também revelou avanço do prefeito recifense.

João Campos saiu de 18% para 24%, registrando crescimento de seis pontos percentuais. Já Raquel Lyra passou de 27% para 25%, apresentando uma oscilação negativa de dois pontos.

Outro dado relevante é a redução do número de eleitores indecisos ou que não citaram nenhum nome. O índice caiu de 54% para 50%, sinalizando que parte do eleitorado começa a definir suas preferências para a sucessão estadual, apesar de o registro de ter sido de apenas um ponto acima da margem de erro.

Senado - Na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal, a ex-deputada federal Marília Arraes lidera com 32% das intenções de voto.

Na sequência aparecem:

  • Humberto Costa – 17%
  • Miguel Coelho – 14%
  • Eduardo da Fonte – 13%
  • Túlio Gadelha – 7%
  • Jô Cavalcanti – 2%
  • Fernando Dueire – 1%
  • Paulo Rubem Santiago – 1%

O cenário demonstra uma disputa ainda aberta para a segunda vaga, com vários nomes concentrados dentro da margem de crescimento até o início oficial da campanha.

O levantamento está registrado sob o número PE – 02553/2026. Foram realizadas 1.070 entrevistas entre os dias 13 e 16 de junho de 2026, em diversas regiões de Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 16 de junho de 2026

Raquel Lyra reúne prefeitos de Pernambuco e entrega 185 veículos para fortalecer assistência socia

            A governadora Raquel Lyra (PSD) reuniu prefeitos de todas as regiões de Pernambuco, nesta segunda-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, para a entrega de 185 veículos destinados à rede de assistência social dos 184 municípios pernambucanos e do arquipélago de Fernando de Noronha. A iniciativa integra o programa Move SUAS PE e representa um investimento superior a R$ 15 milhões.

A ação tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento dos serviços socioassistenciais em todo o Estado, reforçando a estrutura de trabalho das equipes que atuam diretamente junto às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante a solenidade, Raquel Lyra destacou que a assistência social tem sido uma das prioridades da gestão estadual e ressaltou os investimentos realizados para fortalecer a rede de proteção social nos municípios.

“Quadruplicamos o valor de cofinanciamento, financiamos abrigos e, agora, entregamos um carro novo para que cada município pernambucano tenha direito garantido na área de Assistência Social”, afirmou a governadora.

Os veículos serão utilizados pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), unidades de acolhimento institucional e setores responsáveis pela gestão do Cadastro Único. A expectativa é ampliar as visitas domiciliares, a busca ativa de famílias e o acompanhamento de beneficiários de programas sociais tanto na zona urbana quanto na área rural.

Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, secretários estaduais, deputados e prefeitos, Raquel destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas à população mais vulnerável.

Além da entrega dos veículos, o encontro evidenciou o fortalecimento da articulação política da governadora junto aos gestores municipais. O evento reuniu lideranças de diversas regiões do Estado e representantes de diferentes partidos que compõem ou dialogam com a base governista.

Entre os presentes estavam o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), nomes frequentemente citados nos bastidores políticos como possíveis integrantes da chapa majoritária liderada por Raquel Lyra nas eleições de 2026.

Em seus pronunciamentos, as lideranças destacaram a descentralização dos investimentos estaduais e a presença das ações do governo nos municípios pernambucanos. A solenidade reforçou o discurso da gestão de aproximação com as prefeituras e de fortalecimento das políticas públicas por meio da cooperação institucional.

Com a entrega dos novos veículos, Pernambuco passa a contar com uma estrutura ampliada para o atendimento social, permitindo maior alcance das equipes e mais eficiência na execução das ações voltadas à proteção e inclusão social. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Literatura Pernambucana Perde Raimundo Carrero, Um dos Maiores Escritores de Sua Geração

            A cultura pernambucana amanheceu de luto nesta terça-feira (16) com a morte do escritor, jornalista e colunista do Diario de Pernambuco, Raimundo Carrero. Reconhecido nacionalmente como um dos autores mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Carrero faleceu aos 78 anos, em decorrência de um câncer.

A notícia provocou forte comoção no meio cultural, acadêmico e literário. Ao longo de mais de cinco décadas dedicadas às letras, Raimundo Carrero construiu uma trajetória marcada pela originalidade, pela defesa da identidade nordestina e pela criação de personagens que atravessaram gerações de leitores.

Em nota oficial, a família agradeceu as inúmeras manifestações de carinho, solidariedade e respeito recebidas de amigos, admiradores e leitores. O velório será realizado na Academia Pernambucana de Letras, no Recife, com horário ainda a ser divulgado.

Carrero foi um dos principais representantes do Movimento Armorial, projeto idealizado por Ariano Suassuna na década de 1970 com o objetivo de valorizar as raízes culturais nordestinas por meio da arte erudita inspirada na cultura popular.

Sua obra literária tornou-se referência pela profundidade psicológica dos personagens, pela linguagem singular e pela forte presença do sertão como espaço simbólico de conflitos humanos, sociais e existenciais.

O romance de estreia, A História de Bernarda Soledade: A Tigre do Sertão, publicado em 1975, consolidou seu nome no cenário literário ao narrar a história de uma mulher sertaneja que desafia as estruturas do coronelismo e assume o protagonismo de sua própria história.

Ao longo da carreira, Carrero publicou títulos que se tornaram referência para escritores e estudiosos da literatura brasileira. Entre as obras mais conhecidas estão:

  • Viagem no Ventre da Baleia (1987);
  • Maçã Agreste (1989);
  • Sinfonia para Vagabundos (1992);
  • O Amor Não Tem Bons Sentimentos (2000);
  • O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo (2015).

Sua produção literária influenciou diversas gerações de autores brasileiros, especialmente aqueles que encontraram no universo sertanejo e nas complexidades humanas um terreno fértil para a criação artística.

Mais do que um romancista premiado, Raimundo Carrero deixa um legado intelectual que transcende os livros. Como jornalista, professor, palestrante e incentivador da leitura, ajudou a formar leitores e escritores, fortalecendo a literatura produzida em Pernambuco e no Nordeste.

Sua partida encerra uma trajetória brilhante, mas sua obra permanece viva nas bibliotecas, universidades e na memória dos milhares de leitores que encontraram em seus textos um retrato profundo da alma humana e da identidade nordestina.

Com a morte de Raimundo Carrero, Pernambuco perde uma de suas vozes mais importantes, mas a literatura brasileira ganha a eternidade de um autor cuja obra continuará inspirando futuras gerações.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Pesquisa IPESPE/Folha aponta Raquel na frente de João Campos

         A primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco nas eleições de 2026, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco, revela um cenário de forte equilíbrio entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB).

No levantamento estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados, Raquel Lyra aparece com 44% das intenções de voto, enquanto João Campos registra 42%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Na sequência da pesquisa, o ex-vereador do Recife Ivan Moraes (PSOL) surge com 2% das intenções de voto. Os votos brancos, nulos e eleitores que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos somam 7%, enquanto 5% disseram não saber ou preferiram não responder.

Os números mostram uma divisão geográfica significativa do eleitorado pernambucano. Raquel Lyra lidera com folga no Interior do Estado, onde alcança 54% das intenções de voto contra 35% de João Campos.

Já na Capital, o cenário se inverte. João Campos registra 51% das preferências dos eleitores recifenses, enquanto a governadora aparece com 31%. A vantagem do socialista também se repete nas áreas periféricas, onde soma 50%, contra 31% da atual chefe do Executivo estadual.

Segundo turno também aponta equilíbrio

A pesquisa simulou ainda um eventual segundo turno entre os dois principais adversários da disputa. Nesse cenário, Raquel Lyra alcança 45% das intenções de voto, enquanto João Campos aparece com 44%.

Brancos, nulos e nenhum representam 6% das respostas, mesmo percentual dos entrevistados que afirmaram não saber ou não responder ao questionamento.

Os dados indicam que a eleição para o Palácio do Campo das Princesas deverá ser uma das mais disputadas da história recente de Pernambuco, caso o quadro atual seja mantido até o período eleitoral.

Potencial de voto é semelhante

O levantamento também mediu a receptividade do eleitorado em relação aos pré-candidatos.

Entre os entrevistados, 39% afirmaram que votariam com certeza em Raquel Lyra, enquanto 19% disseram que poderiam votar na governadora. Por outro lado, 37% responderam que não votariam nela de jeito nenhum.

Em relação a João Campos, 38% declararam que votariam com certeza no ex-prefeito do Recife, enquanto 18% afirmaram que poderiam votar nele. Já 39% disseram rejeitar totalmente a possibilidade de votar no socialista.

Os números demonstram níveis bastante próximos de aceitação e rejeição entre os dois principais nomes da disputa estadual.

Avaliação do Governo

A pesquisa também avaliou a percepção dos pernambucanos sobre a gestão da governadora Raquel Lyra.

Segundo o levantamento, 43% classificam a administração estadual como ótima ou boa. Outros 35% consideram o governo regular, enquanto 19% avaliam a gestão como ruim ou péssima. Apenas 3% não souberam ou não responderam.

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.000 eleitores pernambucanos entre os dias 11 e 14 de junho de 2026. As entrevistas foram presenciais e realizadas por pesquisadores especializados.

O levantamento possui nível de confiança de 95,45% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-06997/2026 e PE-07168/2026.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Lula declara apoio a João Campos para o Governo de Pernambuco

           A corrida pelo Governo de Pernambuco em 2026 ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (15). Em mensagem exibida durante o lançamento do programa de participação popular “Chega Junto Pernambuco”, realizado em Gravatá, no Agreste do Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou publicamente apoio à pré-candidatura do ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), ao Palácio do Campo das Princesas.

A manifestação do presidente é considerada um gesto político de grande relevância para o cenário estadual, encerrando, ao menos de forma pública, as especulações sobre uma possível divisão do apoio petista entre João Campos e a governadora Raquel Lyra (PSD), que nos últimos meses intensificou sua aproximação institucional com o Governo Federal.

Durante a mensagem, Lula destacou a relação histórica construída entre o Partido dos Trabalhadores e o Partido Socialista Brasileiro, lembrando alianças que marcaram a política pernambucana nas últimas décadas. O presidente citou a convivência com o ex-governador Miguel Arraes e relembrou a parceria mantida com Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco e pai de João Campos.

“O PSB é o nosso maior aliado nacional. Nós estamos juntos de verdade. O meu partido e eu estamos apoiando João Campos para candidato a governador do estado de Pernambuco. Esse é um compromisso histórico, resultado de uma relação produtiva, de uma relação que deu resultado e que trouxe muita coisa para Pernambuco”, afirmou Lula.

A declaração ocorre em um momento de intensificação das articulações para a disputa estadual de 2026. Embora o período eleitoral ainda esteja distante, lideranças partidárias já trabalham na formação de alianças e estratégias que deverão influenciar diretamente o cenário político pernambucano nos próximos meses.

Com o respaldo público do presidente da República, João Campos amplia seu capital político e reforça a posição do PSB como principal aliado do PT em Pernambuco. O movimento também sinaliza a intenção das duas legendas de manter a parceria construída em eleições recentes, tanto no estado quanto no plano nacional.

Nos bastidores, a fala de Lula é vista como um importante indicativo dos rumos da sucessão estadual, que deverá reunir algumas das principais lideranças políticas de Pernambuco em uma das disputas mais observadas do Nordeste nas eleições de 2026. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook