segunda-feira, 6 de março de 2023

Itaíba: Regina vai à Brasília em busca de recursos garantidos pelo Censo

                     Na tarde desta segunda-feira (6), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (Podemos), juntamente com o assessor jurídico do município, Dr. Pedro Melchior, participou de reunião na sede da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, em Brasília – DF, tendo como pauta o Censo Demográfico. O encontro reuniu prefeitos e prefeitas que tiveram aumento populacional registrado pelo Censo, mas acabaram perdendo recursos.

“Tivemos uma importante reunião na CNM com a presença da presidente da Amupe, a prefeita Márcia Conrado, deputados e outros prefeitos para cobrar o reconhecimento ao crescimento populacional de nosso município identificado pelo Censo e que foi congelado pelo STF. Ao suspender o Censo para cálculo do FPM 2023 nosso município acabou sendo prejudicado”, afirmou Regina.

Ao suspender o Censo 2022 para cálculo do FPM 2023 devido ao fato de não ter sido concluído, Itaíba, assim como mais de 700 municípios brasileiros, saíram perdendo, pois tiveram aumento populacional segundo o levantamento feito pelo IBGE.

“Tivemos aumento populacional de quase 30% e, por isso, temos direito a recursos maiores. Vamos lutar pelo que é de direito do povo de Itaíba”, finalizou Regina.

Em janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que considerava os dados do Censo Demográfico de 2022, ainda preliminares, como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no exercício de 2023.

Pelos dados do Censo 2022, divulgados em dezembro pelo IBGE, Itaíba teria hoje 33.498 habitantes. Isso representaria um crescimento de 27,5% em comparação com os dados do Censo 2010, quando o município registrou 26.256. são 7.242 habitantes a mais. Em 2021, o IBGE estimou para Itaíba uma população de apenas 26.268.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário