segunda-feira, 6 de março de 2023

Jaboatão tem segundo ataque de tubarão em 24h

                 Um novo ataque de tubarão foi registrado, nesta segunda-feira (6), por volta das 13h, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, perto do Golden Beach. A vítima, identificada como Kaylane Timóteo, tem 15 anos. O Samu de Jaboatão dos Guararapes foi acionado e prestou os primeiros socorros. Em seguida, a menina foi retirada da praia de helicóptero e transferida para o Hospital da Restauração, onde passou por cirurgia.

O acidente aconteceu 24h depois de outro ataque de tubarão, no qual a vítima foi um adolescente de 14 anos, que teve a perna amputada, após vários procedimentos cirúrgicos, também no HR. Pelas imagens que circularam pelas redes sociais, é possível ver que Kaylane teve parte do braço esquerdo arrancado pelo animal, além de ter sofrido outros ferimentos, um deles no abdome. O Hospital da Restauração informou que a adolescente passou por procedimento cirúrgico para reparar as lesões causadas pela amputação do braço e está na sala de recuperação, com o quadro de saúde estável, consciente e orientada.

A adolescente estava nadando em área permitida a banhistas, mas, ainda assim, próximo à igrejinha, local mais perigoso de Jabotão para ataques do tipo. Com mais esse acidente, sobe para 77 a quantidade de ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 16 desses ataques na área de Piedade, desde 1992 (dez deles em Fernando de Noronha).

Em nota oficial, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes disse que entrará em contato com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) para marcar uma reunião fim de avaliar novas providências que deverão ser tomadas na Orla de Piedade, mas não deu um prazo para a medida emergencial ser tomada.

A governadora Raquel Lyra, esteve no Hospital da Restauração para prestar solidariedade aos adolescentes internados vítimas dos últimos ataques de tubarões em Piedade. Um rapaz de 14 anos foi atacado ontem (5), e teve a perna amputada em cirurgia, a outra vítima, uma jovem de 15 anos foi atacada hoje e teve o braço arrancado pelo animal e também passou por cirurgia no RH.  

Raquel anunciou como medidas mais concretas que o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), passará a ser comandado pela Secretaria de Meio Ambiente, falou também que irá se reunir com universidades para que os estudos sobre o monitoramento de tubarões voltem a acontecer, pois estavam parados. A governadora também anunciou que estará em reunião amanhã (7), com prefeitos da Região Metropolitana para definirem políticas públicas mais eficazes no combate a esses ataques de tubarões.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário