Mostrando postagens com marcador SAÚDE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador SAÚDE. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Pernambuco realiza mutirão com 946 cirurgias extras dentro do programa “Agora Tem Especialistas” do Ministério da Saúde

                Entre a segunda-feira (22) e o próximo sábado (27), hospitais públicos, privados e filantrópicos de Pernambuco estão operando com reforço de equipes e estrutura para a realização de 946 cirurgias a mais do que a rotina habitual. A mobilização integra o programa nacional “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo reduzir filas e acelerar o atendimento de pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação concentra atendimentos em unidades de referência no estado, como o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na capital, além do Hospital Belarmino Correia, em Goiana, na Zona da Mata Norte.

O mutirão contempla pacientes que já estavam na fila de regulação e garante atendimento completo, com acompanhamento pré-operatório, realização do procedimento cirúrgico e suporte pós-operatório, ampliando a resolutividade do sistema.

Entre as especialidades atendidas estão cirurgias pediátricas, catarata, procedimentos de cabeça e pescoço e cirurgias do sistema digestivo, áreas historicamente com maior demanda reprimida.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia envolve a contratação de equipes, insumos e equipamentos, além da reativação de salas cirúrgicas ociosas em unidades públicas e da utilização da rede privada por meio de um modelo de compensação via créditos financeiros para abatimento de tributos federais.

“Estamos mobilizando toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado. Onde faltava profissionais e equipamentos, nós estamos levando”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa em Pernambuco faz parte de uma ação nacional que alcança outros 19 estados, com a participação de 46 unidades de saúde e a previsão de cerca de 16 mil procedimentos especializados em todo o país. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Hospital da Restauração entrega nova Unidade de Cuidados Intermediários

Espaço foi totalmente modernizado para ampliar a segurança dos pacientes e fortalecer o atendimento de urgência e emergência no maior hospital público de Pernambuco

O Hospital da Restauração (HR), maior unidade pública de saúde de Pernambuco e referência em urgência e emergência para todo o Norte e Nordeste, entregou nesta sexta-feira (19) a nova Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Emergência Geral. O espaço, que anteriormente funcionava como Sala Laranja, passou por uma ampla reestruturação e recebeu novos equipamentos, integrando o programa de requalificação da unidade hospitalar, que conta com investimentos de R$ 168 milhões.

Localizada no primeiro andar do hospital, ao lado da Sala Vermelha, a UCI é destinada ao atendimento de pacientes com quadros graves que necessitam de acompanhamento intensivo, mas que não apresentam risco imediato de morte. Além da modernização estrutural, o setor teve seu fluxo assistencial reorganizado para garantir maior agilidade e integração entre os diferentes níveis de atendimento da emergência.

A reforma contemplou a renovação completa das instalações elétricas, hidráulicas e de gases medicinais, além da implantação de um novo sistema de climatização e filtragem de ar de alta eficiência. A medida busca fortalecer a segurança dos pacientes e reduzir os riscos de infecções hospitalares.

Entre as melhorias também estão a instalação de monitores multiparâmetros, respiradores, macas modernas e novos equipamentos para suporte à assistência médica. A unidade ganhou ainda um posto de enfermagem com visão centralizada dos leitos e um banheiro interno exclusivo para pacientes, ampliando o conforto e a funcionalidade do espaço.

Durante a entrega, a vice-governadora Priscila Krause destacou que a obra faz parte de um conjunto de intervenções voltadas à reorganização da Emergência Geral do HR. Segundo ela, a modernização dá continuidade às melhorias já realizadas na Sala Vermelha e antecede novas etapas previstas para a Sala Amarela.

Outro destaque da requalificação é o novo sistema de climatização, integrado a filtros especiais que seguem protocolos de controle de infecção hospitalar, contribuindo para a retenção de vírus, bactérias e outros agentes contaminantes no ambiente.

Com 56 anos de atuação, o Hospital da Restauração segue passando por um dos maiores processos de modernização de sua história. As intervenções buscam ampliar a capacidade de atendimento, melhorar as condições de trabalho dos profissionais e oferecer mais qualidade e segurança aos milhares de pacientes que diariamente procuram a unidade.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 8 de junho de 2026

Ministério da Saúde suspende vacinação contra dengue após mortes sob investigação

            O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (8) a suspensão temporária da vacinação contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A medida foi adotada após a notificação de duas mortes consideradas suspeitas e que estão sendo investigadas pelos órgãos de vigilância sanitária.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 500 mil doses já haviam sido aplicadas em todo o país desde o início da campanha de imunização. No período, foram registrados 42 episódios de reações severas que podem estar associados à vacina, embora ainda não exista comprovação de relação direta entre os casos e o imunizante.

Durante coletiva de imprensa, Alexandre Padilha ressaltou que a suspensão ocorre por precaução e faz parte dos protocolos de segurança adotados pelo sistema nacional de vigilância em saúde.

“Não há dados para estabelecer a relação entre as mortes e a vacina diretamente. É um sinal de alerta para o sistema de vigilância”, afirmou o ministro.

A vacina, considerada um marco para a ciência brasileira, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e se destacou por ser a primeira do mundo contra a dengue aplicada em dose única, além de ser a primeira produzida integralmente no Brasil.

Inicialmente, a imunização estava sendo direcionada aos profissionais da atenção primária à saúde, grupo considerado estratégico para a proteção contra a doença.

O Ministério da Saúde orienta que pessoas que receberam a vacina nos últimos 21 dias procurem uma unidade de saúde para acompanhamento e monitoramento de possíveis reações adversas. A recomendação é que qualquer sintoma incomum seja comunicado imediatamente aos serviços de saúde para avaliação médica.

As investigações sobre os óbitos e os eventos adversos seguem em andamento. A expectativa do governo federal é concluir a análise técnica dos casos antes de decidir sobre a retomada ou não da campanha de vacinação.

A dengue continua sendo uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil, especialmente em períodos de maior circulação do mosquito transmissor, o que aumenta a importância do monitoramento rigoroso da segurança dos imunizantes utilizados no combate à doença. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 27 de maio de 2026

Secretária de Saúde rebate oposição sobre leitos e investimentos em Pernambuco; Diogo reage

              A secretária estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, respondeu nesta quarta-feira (27) às críticas feitas por deputados da oposição sobre suposta redução de investimentos e fechamento de leitos na rede pública estadual. Durante pronunciamento, a gestora contestou os números apresentados por parlamentares do PSB e afirmou que o Governo do Estado mantém transparência total nos dados da saúde pública.

As declarações ocorreram um dia após os deputados estaduais Sileno Guedes, Rodrigo Farias, Diogo Moraes e Eriberto Filho, todos do PSB, realizarem coletiva de imprensa na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apontando uma suposta redução de R$ 1,5 bilhão nos investimentos em saúde e o fechamento de 226 leitos entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025.

Ao rebater as acusações, Zilda Cavalcanti afirmou que os números apresentados não refletem a realidade da rede estadual.

“Eu precisaria que eles expressassem onde é que esses 200 e poucos leitos diminuíram. Não foi esclarecido. Trabalhamos com transparência e dizemos a verdade”, declarou a secretária.

Segundo ela, o Governo de Pernambuco registrou em 2025 o maior volume de investimentos da história da saúde estadual, alcançando R$ 11,4 bilhões aplicados no setor. A informação, de acordo com a gestora, tem como base os dados do Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

A secretária também explicou que o encerramento das atividades dos hospitais Jesus Nazareno, em Caruaru, e do Hospital de Retaguarda em Neurologia, no Recife, ocorreu por questões judiciais e contratuais, sem impacto negativo no total de leitos ofertados à população.

De acordo com Zilda, os 204 leitos desativados nas duas unidades foram compensados pela abertura de novas vagas no Hospital da Mulher do Agreste, no Hospital Alfa e na rede complementar de saúde. Somadas, as novas estruturas ultrapassariam a quantidade de leitos anteriormente existentes nos hospitais fechados.

No caso do Hospital de Retaguarda em Neurologia, a secretária explicou que a unidade foi contratada durante a pandemia da Covid-19 e precisou ser devolvida após o encerramento da emergência sanitária.

Após a resposta da Secretaria Estadual de Saúde, o deputado Diogo Moraes reagiu e afirmou que os dados utilizados pela oposição foram extraídos de relatórios oficiais enviados pela própria pasta à Comissão de Saúde da Alepe.

“As informações estão no relatório do quadrimestre que a própria secretaria entrega. Não somos nós quem dizemos, são os documentos da Secretaria Estadual de Saúde entregues à Assembleia Legislativa”, afirmou o parlamentar.

O embate amplia a disputa política em torno da gestão da saúde pública em Pernambuco e deve continuar repercutindo nos próximos debates da Assembleia Legislativa. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 7 de maio de 2026

Hospital Regional de Arcoverde realiza capacitação em pediatria com a Faculdade de Medicina do Sertão

            Profissionais do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde localizada em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, participaram na tarde da terça-feira (06), de uma formação em pediatria.

A iniciativa, realizada em parceria do Hospital Regional com a Faculdade de Medicina do Sertão (FMS), reuniu médicos para um treinamento voltado ao manejo de vias aéreas em crianças, em procedimentos que são frequentes em emergências principalmente em períodos de sazonalidade.

A aula foi ministrada pelo médico pediatra e professor da FMS, Dr. Paulo Gustavo, que destacou a importância do momento para o aprimoramento técnico das equipes. Segundo ele, a atividade teve como foco a atualização de práticas baseadas em evidências e o treinamento prático dos profissionais.

“Tivemos a oportunidade de fazer uma troca de conhecimentos com os plantonistas da pediatria do Hospital Regional, com o intuito de aperfeiçoar o acesso às vias aéreas difíceis das crianças. Discutimos técnicas e realizamos práticas importantes para garantir que possamos oferecer as melhores condutas possíveis para as crianças de Arcoverde e região”, afirmou o Dr. Paulo Gustavo.

O treinamento também faz parte de um processo de qualificação contínua dos profissionais de saúde. O coordenador da pediatria do hospital, Dr. Caio Figueiredo, ressaltou que a ação representa a continuidade de um investimento em educação permanente.

“Estamos concluindo uma etapa que começou na semana passada, dentro de um investimento maior na educação continuada. O manejo da via aérea difícil é extremamente relevante, principalmente neste período de sazonalidade, sendo sempre um grande desafio. Esse esforço precisa ser contínuo para garantirmos um atendimento adequado às nossas crianças”, explicou o Dr. Caio Figueiredo.

Ele também destacou a importância da parceria com a instituição de ensino. “Fico muito feliz com essa colaboração com a Faculdade de Medicina do Sertão, que nos oferece estrutura, equipamentos e materiais para treinamentos frequentes, permitindo que possamos oferecer um serviço de excelência à nossa população”, completou. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 5 de maio de 2026

Pernambuco registra 59 crianças aguardando UTI por SRAG e acende alerta na saúde pública

                 Pernambuco enfrenta um cenário preocupante no sistema de saúde, com 59 crianças — sendo 52 delas e sete recém-nascidos — aguardando vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

Segundo o balanço mais recente, o estado contabilizou 2.444 casos de SRAG até o dia 2 de maio. Desse total, 1.509 registros correspondem a crianças de até 2 anos de idade, o que representa 61,7% das ocorrências — um dado que reforça o impacto mais severo da doença na primeira infância.

Diante da crescente demanda por atendimento, a SES-PE informou que já foram abertos 330 novos leitos em todo o estado para enfrentar o aumento sazonal das doenças respiratórias. Todos os leitos estão integrados à Central Estadual de Regulação, responsável por organizar o acesso e garantir assistência aos pacientes.

Em nota, a Secretaria destacou que o monitoramento dos indicadores epidemiológicos e assistenciais segue sendo realizado de forma contínua. “Os dados são acompanhados diariamente para a adoção de medidas adequadas, inclusive com a possibilidade de abertura de novos leitos”, informou o órgão.

O aumento dos casos está diretamente relacionado ao período de sazonalidade dos vírus respiratórios, que em Pernambuco se estende até o mês de agosto. Nesse intervalo, há maior circulação de vírus como influenza, Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e rinovírus, elevando o número de atendimentos e internações.

Crianças menores de 2 anos estão entre os grupos mais vulneráveis, o que explica a elevada concentração de casos nessa faixa etária.

A vacina contra a influenza segue como a principal ferramenta de prevenção. De acordo com a SES-PE, o imunizante disponível é trivalente, oferecendo proteção contra três cepas do vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

O Governo de Pernambuco reforça a mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 30 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários, incluindo crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Especialistas destacam que a vacinação é essencial não apenas para reduzir casos graves e óbitos, mas também para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde durante os meses de maior circulação viral. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Pernambuco registra alta de casos de meningite em 2026 e acende alerta na saúde pública

             O avanço dos casos de meningite em Pernambuco tem chamado a atenção das autoridades sanitárias e reforça a importância de medidas preventivas e vigilância epidemiológica. Dados atualizados do Ministério da Saúde indicam que o estado ocupa atualmente a terceira posição no ranking do Nordeste em número de ocorrências confirmadas da doença em 2026.

Até o início de abril, Pernambuco contabilizou 68 casos confirmados, ficando atrás apenas da Bahia, com 84 registros, e do Ceará, que soma 81. O cenário representa uma mudança recente, já que o estado chegou a liderar o número de notificações na região durante os meses de janeiro e fevereiro, sendo posteriormente ultrapassado com a consolidação dos dados de março.

A análise dos casos revela a diversidade de tipos da doença em circulação. Do total confirmado, 21 ocorrências são de meningite viral e 12 correspondem à forma bacteriana, considerada mais grave. Outros 35 casos foram classificados como não especificados ou pertencentes a outras categorias, o que evidencia a necessidade de aprofundamento diagnóstico e acompanhamento clínico.

O perfil etário dos pacientes também preocupa. Bebês com menos de um ano concentram o maior número de registros, com 13 casos, seguidos por idosos, que somam 9 ocorrências. Esses grupos são considerados mais vulneráveis às complicações da doença, o que reforça a necessidade de atenção redobrada.

Além dos casos confirmados, o estado ainda possui 67 notificações em investigação e três ocorrências que foram encerradas como inconclusivas. Outro ponto relevante é que a morte de uma criança de 8 anos, registrada recentemente em Olinda após diagnóstico de meningite viral, ainda não consta na base oficial, cuja última atualização foi realizada no dia 7 de abril.

No cenário nacional, Pernambuco aparece na décima colocação em número de casos. Estados mais populosos concentram as maiores incidências, como São Paulo, com 615 registros, seguido por Paraná (234), Rio de Janeiro (165), Rio Grande do Sul (144) e Minas Gerais (142).

O aumento dos casos ocorre às vésperas do Dia Mundial de Combate à Meningite, celebrado em 24 de abril, data que reforça a conscientização sobre a importância da vacinação, diagnóstico precoce e tratamento adequado para conter a disseminação da doença. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sábado, 18 de abril de 2026

Alta de casos respiratórios leva UTIs pediátricas ao limite em Pernambuco

             O avanço antecipado das infecções respiratórias entre crianças tem colocado a rede pública de saúde de Pernambuco sob forte pressão. Dados recentes da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco indicam que a ocupação dos leitos de UTI pediátrica chegou a 100%, enquanto as unidades neonatais operam com 93% de capacidade, configurando um cenário crítico de atendimento.

De acordo com o secretário executivo de Gestão Estratégica, Anderson Oliveira, o percentual máximo de ocupação reflete a ausência momentânea de vagas disponíveis, embora haja variações ao longo do dia. “Esse índice significa que, naquele momento específico, não há leitos livres, mas a dinâmica muda conforme altas e transferências”, explicou.

A maior pressão sobre o sistema está concentrada na primeira macrorregião de saúde, que inclui a Região Metropolitana do Recife e áreas da Zona da Mata. Segundo o gestor, essa região concentra entre 85% e 90% das solicitações por leitos de terapia intensiva pediátrica.

O aumento da demanda está diretamente ligado à circulação intensificada de vírus respiratórios, especialmente em quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Apesar de esperado dentro do calendário sazonal, o fenômeno surpreende pela antecipação. “Estamos lidando com um cenário que se comporta como se estivéssemos cerca de oito semanas à frente do previsto”, afirmou Anderson Oliveira.

Mesmo com a elevada taxa de ocupação, a SES-PE ressalta que não há colapso em unidades específicas, mas sim uma pressão generalizada. A fila por leitos, que chegou a registrar cerca de 58 crianças, apresentou redução para 39 pacientes, evidenciando a rotatividade no sistema.

Para enfrentar a demanda crescente, o estado intensificou a abertura de novos leitos desde o período do carnaval, somando cerca de 300 novas vagas de UTI. Atualmente, Pernambuco conta com 554 leitos destinados ao atendimento de casos relacionados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Entre as ações recentes, destaca-se a ampliação da capacidade no Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, que recebeu novos leitos de UTI neonatal.

Apesar dos esforços, a gestão estadual reconhece os limites estruturais da rede. “Existe um ponto em que a capacidade de expansão não acompanha o ritmo da demanda. A rede pode, sim, entrar em sobrecarga”, alertou o secretário.

O cenário reforça a necessidade de atenção redobrada com medidas preventivas e acompanhamento dos casos, especialmente entre o público infantil, mais vulnerável às complicações respiratórias. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sábado, 21 de março de 2026

Ministério da Saúde promove mutirão de exames e cirurgias para mulheres em Pernambuco neste fim de semana

              Com o objetivo de reduzir filas e ampliar o acesso a serviços especializados no Sistema Único de Saúde (SUS), diversas unidades hospitalares de Pernambuco realizam, neste sábado (21) e domingo (22), um mutirão de saúde voltado exclusivamente ao público feminino. A iniciativa integra ações do Governo Federal para acelerar atendimentos represados e garantir assistência mais ágil a pacientes que aguardam por procedimentos.

A mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, contempla mulheres de diferentes faixas etárias que já estavam cadastradas em listas de espera. Os atendimentos foram previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde, não sendo aberto ao público em geral.

Os serviços serão realizados em importantes unidades hospitalares, como o Hospital das Clínicas da UFPE, localizado na Cidade Universitária, no Recife; o Hospital Universitário da Univasf, no Sertão; e o IMIP, além de hospitais filantrópicos parceiros.

A programação também conta com a presença de representantes do Ministério da Saúde, incluindo o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, que acompanha as atividades nas unidades de saúde.

Durante o mutirão, serão ofertados exames fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças, como mamografias, ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Também estão previstas consultas especializadas, incluindo atendimentos voltados ao planejamento reprodutivo, como avaliação para plano de parto e implantação de métodos contraceptivos de longa duração.

Além disso, a ação contempla a realização de cirurgias eletivas, tanto ginecológicas quanto gerais. Entre os procedimentos estão histerectomias, reconstruções mamárias, retirada de tumores uterinos, laqueaduras, além de cirurgias de catarata, tratamento de varizes e retirada de hérnias, vesícula e lesões cutâneas.

O mutirão faz parte da quarta edição de uma iniciativa nacional coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que busca ampliar o acesso da população aos serviços especializados e diminuir o tempo de espera no SUS.

A ação integra o programa federal voltado à expansão do atendimento especializado, reforçando a capacidade da rede pública e promovendo maior resolutividade nos casos que aguardavam por diagnóstico ou intervenção cirúrgica.

Com a realização do mutirão, a expectativa é de que centenas de mulheres pernambucanas sejam beneficiadas, avançando no cuidado com a saúde e na prevenção de doenças. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 18 de março de 2026

Cursos de Medicina em Pernambuco sofrem sanções do MEC após desempenho insatisfatório

                O ensino superior em saúde enfrenta um novo momento de atenção em Pernambuco. O Ministério da Educação (MEC) anunciou a aplicação de sanções a cursos de Medicina no estado após resultados considerados insuficientes no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.

A lista divulgada nesta terça-feira (17) inclui instituições localizadas no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, que foram enquadradas em faixas de desempenho abaixo do esperado.

Entre os cursos citados estão o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) e a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão dos Guararapes. As três instituições obtiveram nota 2 no exame, com percentual de estudantes considerados proficientes variando entre 40% e 50%.

Diante desse cenário, o MEC determinou uma série de medidas corretivas. Entre elas, a redução de 25% no número de vagas ofertadas pelos cursos, além da suspensão de processos de ampliação. Também foram impostas restrições ao acesso a programas federais de financiamento estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

As sanções fazem parte de um conjunto de ações voltadas a cursos que obtiveram notas 1 ou 2 no Enamed, classificadas como insuficientes. Segundo o Ministério da Educação, aproximadamente um terço dos cursos de Medicina no Brasil apresentou desempenho abaixo do esperado na edição de 2025.

Além das penalidades imediatas, as instituições passam a ser monitoradas em regime de supervisão. O acompanhamento permitirá ao MEC avaliar a evolução dos cursos, podendo revisar, manter ou até ampliar as medidas conforme os resultados futuros.

O Enamed substitui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no curso de Medicina e se consolida como o principal instrumento de avaliação da qualidade da formação médica no país, ampliando o rigor na análise do desempenho acadêmico.

A decisão reforça o alerta sobre a necessidade de melhorias estruturais e pedagógicas nos cursos de Medicina, especialmente diante da crescente demanda por profissionais qualificados na área da saúde. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 16 de março de 2026

Hospital San Camilo amplia equipe de ortopedia com especialista em cirurgia do joelho

               O fortalecimento da assistência médica especializada segue avançando no interior de Pernambuco. O Hospital San Camilo anunciou a ampliação de sua equipe de ortopedia com a chegada do médico Dr. Márcio Medeiros, profissional reconhecido pela atuação no diagnóstico e tratamento de doenças e lesões que afetam a articulação do joelho.

Especialista em cirurgia do joelho, o médico acumula experiência no tratamento de lesões ligamentares, meniscais e quadros degenerativos, além de atuar no acompanhamento de pacientes com diferentes perfis, desde atletas até idosos que enfrentam problemas articulares.

Com atendimentos já realizados nas cidades de Recife e Caruaru, o profissional também ocupa funções de destaque na área médica. Atualmente, é diretor médico do Clube Náutico Capibaribe e atua como preceptor em cirurgia do joelho no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira.

Os atendimentos do especialista no Hospital San Camilo, localizado em Arcoverde, estão previstos para começar a partir do dia 10 de abril.

Para o diretor da unidade hospitalar, Breno Siqueira Fernandes, a chegada do profissional representa um avanço significativo para a oferta de serviços especializados na região.

“Seu trabalho é marcado pela precisão técnica, cuidado com o paciente e foco na recuperação segura e funcional. Trata-se de um grande reforço para a ortopedia da nossa região”, destacou o gestor.

Durante a apresentação, o médico explicou que pretende atender uma ampla variedade de casos relacionados ao joelho, desde problemas degenerativos até lesões esportivas.

Segundo ele, o atendimento inclui pacientes com artrose, muito comum em pessoas idosas, além de crianças e adolescentes que apresentam dores ou alterações na articulação. Atletas que sofreram lesões durante a prática esportiva também fazem parte do público que poderá buscar acompanhamento especializado.

O especialista ainda destacou que o tratamento abrange dores articulares, lesões ligamentares, meniscais e outras condições que comprometem o funcionamento do joelho e podem impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes.

Interessados em informações e agendamentos podem entrar em contato diretamente com o Hospital San Camilo, pelo número (87) 99253-9130.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

MPF abre investigação nacional sobre qualidade dos cursos privados de Medicina no Brasil

                A expansão acelerada dos cursos de Medicina no país entrou oficialmente no radar do Ministério Público Federal. O Ministério Público Federal (MPF) deflagrou uma apuração de alcance nacional para avaliar se as instituições privadas que ofertam graduação médica estão cumprindo, na prática, os projetos pedagógicos aprovados pelo Ministério da Educação.

A medida pode atingir até 294 faculdades particulares que mantêm o curso em funcionamento no Brasil. O foco da iniciativa, segundo o órgão, não é o encerramento imediato de atividades, mas a elaboração de um diagnóstico técnico e detalhado sobre a qualidade da formação oferecida.

Para o MPF, possíveis deficiências na formação médica extrapolam o ambiente acadêmico. Eventuais falhas podem representar violação de direitos coletivos, especialmente no que se refere ao direito constitucional à saúde e à educação de qualidade.

A ofensiva ganhou impulso após debates travados no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da política de expansão de cursos médicos no país. Também pesaram na decisão dados recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), além de estudos acadêmicos e manifestações de conselhos profissionais da área da saúde.

Os procuradores foram orientados a adotar uma estratégia dupla de fiscalização. De um lado, será realizada análise minuciosa da documentação institucional, com base nos parâmetros regulatórios definidos pelo MEC. De outro, estão previstas inspeções presenciais nas universidades, além da aplicação de questionários detalhados.

Entre os principais pontos avaliados estão:

  • Qualificação do corpo docente;
  • Estrutura e funcionamento das preceptorias;
  • Cumprimento da carga horária do internato;
  • Infraestrutura de laboratórios e campos de prática;
  • Inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde (SUS).

O MPF também pretende verificar se as condições apresentadas nos processos de credenciamento e autorização correspondem à realidade vivenciada pelos alunos.

Dados preliminares reunidos pelo órgão indicam que 78,4% dos municípios que sediam escolas médicas não dispõem de infraestrutura considerada ideal para garantir formação prática adequada — fator que pode comprometer a qualidade do ensino e, consequentemente, o atendimento à população.

Até o momento, a lista completa das instituições investigadas não foi divulgada. Os procedimentos tramitam de forma individualizada nas unidades do MPF nos estados e podem ser ampliados à medida que as apurações avancem.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Hospital San Camilo amplia serviços e passa a contar com especialista em cirurgia do pé e tornozelo

               O Hospital San Camilo, em Arcoverde, dá mais um passo na ampliação de seu corpo clínico e na oferta de especialidades médicas à população do Sertão. A partir do dia 27 de fevereiro, a unidade passa a contar com o atendimento do Dr. Fernandes Arteiro, ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo.

"A chegada do profissional fortalece a assistência em ortopedia na região e amplia o acesso da população a tratamentos especializados, que antes, muitas vezes, exigiam deslocamento para grandes centros urbanos", revela o diretor do San Camilo, Dr. Breno Siqueira Fernandes.

Com atuação voltada para cirurgias minimamente invasivas, o médico trabalha com técnicas modernas que proporcionam recuperação mais rápida, menor tempo de internação e maior conforto ao paciente. Entre as principais áreas de atendimento estão:

  • Joanetes
  • Lesões esportivas
  • Deformidades dos pés
  • Patologias do tornozelo

Segundo informações divulgadas, o objetivo é oferecer avaliação criteriosa, diagnóstico preciso e alternativas terapêuticas atualizadas, garantindo mais resolutividade aos casos clínicos e cirúrgicos.

A presença de um especialista na área representa um avanço importante para Arcoverde e cidades vizinhas, sobretudo para pacientes que convivem com dores crônicas ou limitações de mobilidade nos pés e tornozelos.

Os atendimentos serão realizados no:

📍 Hospital San Camilo – Arcoverde

Dr. Fernandes Arteiro
Ortopedista especialista em cirurgia do pé e tornozelo
CRM 11072 – PE | RQE SP/71890

Moradores da cidade e de toda a região já podem buscar informações diretamente junto à unidade hospitalar para agendamento de consultas. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook