Mostrando postagens com marcador BRASIL. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BRASIL. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Brasil enfrenta o Japão nas oitavas da Copa do Mundo de 2026; duelo será na segunda-feira

               A Seleção Brasileira já conhece seu primeiro adversário na fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. Após a definição do Grupo F, nesta quinta-feira (25), ficou confirmado que o Brasil enfrentará o Japão nas oitavas de final da competição. O confronto será disputado na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston, nos Estados Unidos.

A definição ocorreu após o empate por 1 a 1 entre Japão e Suécia, em Dallas. O resultado garantiu aos japoneses a segunda colocação do Grupo F e a classificação para o mata-mata. Já a liderança da chave ficou com a Holanda, que venceu a Tunísia por 3 a 1 e evitou um confronto precoce com a Seleção Brasileira.

O Brasil chega às oitavas embalado pela boa campanha na fase de grupos. Sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, a equipe terminou na liderança do Grupo C com sete pontos e mostrou evolução ao longo da competição, especialmente na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, considerada a melhor atuação da Seleção até o momento.

Agora, a Canarinho terá pela frente um adversário que fez uma campanha consistente na primeira fase. O Japão chega invicto ao duelo decisivo, demonstrando organização tática e eficiência defensiva, credenciais que prometem tornar o confronto equilibrado.

A partida marca o início da fase de mata-mata para o Brasil, que segue na busca pelo hexacampeonato mundial. Quem vencer avança às quartas de final e continuará na disputa pelo título da Copa do Mundo de 2026.

Com a experiência de Carlo Ancelotti no comando e o crescimento do desempenho da equipe ao longo do torneio, a expectativa é de mais um grande duelo para a torcida brasileira, que acompanhará o confronto na próxima segunda-feira. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 25 de junho de 2026

STF mantém prisão de Daniel Vorcaro e determina transferência do empresário para a Papudinha

              O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, negou nesta quinta-feira (25) o pedido de conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar feito pelo empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master. Na mesma decisão, o magistrado determinou que Vorcaro seja transferido, no prazo de 24 horas, da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como "Papudinha".

Ao manter a prisão preventiva, André Mendonça considerou que ainda persistem os fundamentos que justificam a medida cautelar. Segundo o ministro, a liberdade do investigado poderia comprometer a produção de provas e favorecer a continuidade de estratégias voltadas à ocultação e blindagem de patrimônio.

A defesa de Daniel Vorcaro sustentava que o empresário estaria reformulando sua proposta de colaboração premiada e alegou que a prisão domiciliar, em Brasília ou São Paulo, seria necessária para garantir sua segurança e a de seus familiares.

No entanto, a Polícia Federal informou ao Supremo que as negociações para um eventual acordo de colaboração premiada foram oficialmente encerradas no último dia 10 de junho.

As investigações também apontam que Henrique Moura Vorcaro, pai do empresário, continua administrando interesses patrimoniais ligados ao grupo econômico investigado. Segundo a Polícia Federal, há indícios recentes de movimentações financeiras compatíveis com tentativas de blindagem ou deslocamento de patrimônio.

Em parecer encaminhado ao STF, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou pela manutenção da prisão. O órgão destacou que a medida cautelar já havia sido referendada pela Segunda Turma da Corte e que não houve fatos novos capazes de justificar sua revogação.

Com a decisão, Daniel Vorcaro permanecerá preso preventivamente enquanto prosseguem as investigações conduzidas pelas autoridades federais. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Brasil vence a Escócia por 3 a 0, avança em primeiro e confirma evolução na Copa do Mundo de 2026

          A Seleção Brasileira apresentou nesta quarta-feira (24) sua atuação mais consistente na Copa do Mundo de 2026 e garantiu a classificação às oitavas de final na liderança do Grupo C. Diante da Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, o Brasil venceu por 3 a 0 e confirmou sua força na reta decisiva do torneio.

Com o resultado, a equipe brasileira encerrou a fase de grupos com sete pontos, mesma pontuação de Marrocos, mas levando vantagem nos critérios de desempate. Agora, a Seleção aguarda a definição do segundo colocado do Grupo F, que será conhecido nesta quinta-feira (25). Holanda, Japão e Suécia seguem na disputa pela vaga e podem ser os próximos adversários do Brasil.

Além da vitória convincente, a partida marcou o retorno de Neymar aos gramados. Recuperado, o camisa 10 entrou aos 30 minutos do segundo tempo e recebeu o apoio da torcida presente em Miami. Nos minutos finais, o atacante ainda levou perigo ao gol adversário em uma das suas primeiras participações desde a volta ao time.

O desempenho da equipe comandada pela comissão técnica brasileira foi considerado o mais equilibrado da competição até o momento. Com domínio da posse de bola, intensidade ofensiva e segurança defensiva, o Brasil controlou as ações durante praticamente toda a partida, sem dar chances para a reação escocesa.

Enquanto o Brasil comemorava a liderança da chave, Marrocos também confirmou sua classificação ao derrotar o Haiti por 4 a 2. Os marroquinos terminaram a fase de grupos com sete pontos e avançaram na segunda colocação. Já a Escócia encerrou sua participação com três pontos e depende de uma combinação improvável de resultados para seguir na competição entre os melhores terceiros colocados.

A classificação em primeiro lugar reforça o favoritismo brasileiro para a fase eliminatória e aumenta a expectativa da torcida por uma campanha sólida em busca do hexacampeonato mundial.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 23 de junho de 2026

STF rejeita recursos e mantém condenações dos envolvidos no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

                A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade os recursos apresentados pelas defesas dos condenados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, crime que chocou o país em março de 2018, no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada em sessão virtual encerrada na última sexta-feira (19) e representa mais um passo para tornar definitivas as condenações impostas aos réus apontados como participantes da execução e da articulação do crime.

Os ministros entenderam que os chamados embargos de declaração apresentados pelas defesas tinham caráter protelatório, ou seja, buscavam retardar o trânsito em julgado da ação penal. Segundo a Corte, os recursos demonstraram apenas inconformismo com o resultado do julgamento anterior.

Entre os condenados estão os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão, apontados como mandantes do crime e sentenciados a 76 anos e três meses de prisão. Também tiveram recursos rejeitados Ronald Paulo Alves Pereira, condenado a 56 anos de prisão; Rivaldo Barbosa, condenado a 18 anos; e Robson Calixto Fonseca, sentenciado a nove anos de reclusão.

As defesas questionavam aspectos da decisão, incluindo os critérios utilizados para fixação das penas e o valor da indenização solidária destinada aos familiares das vítimas. No entanto, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a decisão condenatória foi fundamentada nas provas reunidas ao longo da investigação e da instrução processual.

A condenação dos envolvidos havia sido confirmada pelo STF em fevereiro deste ano. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o assassinato de Marielle Franco foi motivado por sua atuação política na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, especialmente em pautas que contrariavam interesses ligados à atuação dos irmãos Brazão em áreas sob influência de milícias.

O caso se tornou um dos mais emblemáticos da história recente do país, mobilizando investigações por vários anos até a identificação dos supostos mandantes e articuladores do crime. Com a rejeição dos recursos, o processo avança para uma nova etapa jurídica, consolidando o entendimento da Corte sobre a responsabilização dos condenados.

A decisão reforça a posição do Supremo Tribunal Federal de que os recursos não podem ser utilizados apenas para retardar o cumprimento das decisões judiciais, especialmente em processos de grande relevância e repercussão nacional. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Operação da PF apura rombo bilionário em banco controlado por Edir Macedo

             A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Miragem, que investiga um suposto esquema de fraude financeira envolvendo o Banco Digimais. A ação apura suspeitas de manipulação contábil e utilização de fundos de investimentos para ocultar prejuízos bilionários da instituição financeira.

Por determinação da Justiça, foi autorizado o bloqueio de aproximadamente R$ 670 milhões em bens e ativos ligados aos investigados. Entre os nomes citados nas investigações está o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, apontado pela Polícia Federal como controlador da instituição financeira.

Apesar de figurar entre os investigados, Edir Macedo não foi alvo de mandados de busca e apreensão por residir fora do Brasil.

Segundo a PF, após assumir o controle do banco, a instituição passou a concentrar suas operações em crédito consignado e financiamento de veículos. Embora tenha registrado crescimento inicial, os investigadores afirmam que houve posteriormente uma forte deterioração financeira, com prejuízos expressivos.

As apurações apontam que, entre 2023 e 2024, o banco passou a oferecer Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com rentabilidade superior a 110% do CDI. De acordo com a investigação, a estratégia estaria relacionada à necessidade de captação de recursos diante da fragilidade financeira da instituição.

A Polícia Federal também investiga uma exposição estimada em cerca de R$ 600 milhões do Banco Digimais a carteiras de crédito vinculadas ao Banco Master, cuja liquidação extrajudicial teria ampliado os riscos financeiros da operação.

Entre os alvos dos mandados de busca estão dirigentes e executivos ligados ao banco, incluindo o bispo João Urbaneja, seu filho Thiago Urbaneja, além dos executivos Marcelo de Lima Brasil, João Alves de Campos e Rodrigo Ruggero.

A operação também alcançou representantes da gestora ID, responsável pela administração de fundos ligados ao Digimais. Os investigadores suspeitam que ativos desses fundos teriam sido sistematicamente superavaliados para mascarar a real situação financeira da instituição.

A Operação Miragem segue em andamento e busca reunir provas para esclarecer a extensão das supostas irregularidades. Até o momento, os investigados não haviam se pronunciado oficialmente sobre as acusações.

A Polícia Federal ressalta que as investigações ainda estão em curso e que os envolvidos têm garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Desistências de Paulo Serra e Kim Kataguiri podem definir eleição de São Paulo já no 1º turno

               A menos de um mês do início das convenções partidárias que definirão oficialmente os candidatos às eleições de outubro, a corrida pelo Governo de São Paulo caminha para um cenário de forte polarização entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro Fernando Haddad (PT).

A desistência de Paulo Serra (PSDB) e de Kim Kataguiri (Missão) de disputar o Palácio dos Bandeirantes reduziu significativamente o número de candidaturas competitivas e abriu espaço para uma disputa praticamente concentrada entre os dois principais grupos políticos do país.

Segundo cientistas políticos ouvidos pela imprensa nacional, a configuração atual pode resultar em uma situação inédita desde a redemocratização brasileira. Desde 1982, quando os eleitores voltaram a escolher diretamente os governadores, São Paulo sempre contou com pelo menos três ou quatro candidaturas competitivas na disputa estadual.

Para especialistas, a ausência de uma terceira via com potencial eleitoral relevante aumenta as chances de definição da eleição ainda no primeiro turno. O cenário também tende a intensificar a influência da política nacional sobre o debate estadual, transferindo para a disputa paulista a polarização observada nos últimos anos entre os campos liderados por PT e Republicanos.

Mesmo diante desse quadro, articulações políticas continuam em andamento. O ex-ministro Márcio França (PSB) voltou a dialogar com lideranças petistas sobre a possibilidade de entrar na disputa como uma alternativa capaz de ampliar o debate eleitoral e eventualmente levar a eleição para um segundo turno.

Até então, França era apontado como um dos principais nomes para compor a chapa de Fernando Haddad, enquanto outras lideranças do campo aliado disputam espaço nas candidaturas ao Senado.

Com as convenções partidárias se aproximando, os próximos dias serão decisivos para confirmar se a eleição paulista seguirá o caminho da polarização entre Tarcísio e Haddad ou se surgirá uma nova candidatura capaz de alterar o atual cenário político no maior colégio eleitoral do país. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

domingo, 21 de junho de 2026

DATAFOLHA: Avaliação negativa de Lula recua um ponto e governo mantém estabilidade, aponta pesquisa

          A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou leve recuo e chegou a 38%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). O índice representa uma queda de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em maio.

De acordo com os números, 32% dos entrevistados classificam a gestão federal como ótima ou boa, mantendo o mesmo percentual registrado na pesquisa anterior. Já 29% avaliam o governo como regular, enquanto 1% não soube responder.

Os resultados indicam um cenário de estabilidade na percepção dos brasileiros sobre a administração federal. Apesar da pequena redução na avaliação negativa, os índices gerais permaneceram dentro da margem de oscilação observada pelo instituto.

A pesquisa foi realizada presencialmente nos dias 17 e 18 de junho, com 2.004 eleitores em diferentes regiões do país. O levantamento possui nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026, a pesquisa mostra que o governo mantém patamares semelhantes aos observados no levantamento divulgado em 13 de maio.

Os dados chegam em um momento de intensificação do debate político nacional e servem como termômetro da opinião pública sobre a gestão federal, a pouco mais de três meses do início oficial das campanhas eleitorais de 2026. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Inverno começa no Brasil com influência do El Niño e previsão de temperaturas acima da média

          O inverno começou oficialmente às 5h24 deste domingo (21) no Hemisfério Sul, marcando o início da estação mais fria do ano. O período segue até o dia 22 de setembro, quando terá início a primavera. Tradicionalmente caracterizado por temperaturas mais baixas, menor incidência de chuvas em algumas regiões e dias mais curtos, o inverno de 2026 deverá apresentar características diferentes em grande parte do Brasil.

A principal influência será do fenômeno El Niño, cujo início foi confirmado pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). O fenômeno é provocado pelo aquecimento anormal das águas da região equatorial do Oceano Pacífico e tem impacto direto nos padrões climáticos em diversas partes do planeta.

De acordo com especialistas, os brasileiros poderão sentir um inverno menos rigoroso do que em anos anteriores. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Melquizedek Rafael Duarte da Silva, o El Niño atua como uma espécie de bloqueio atmosférico que dificulta o avanço das frentes frias para parte do país.

“A gente pode não ter um inverno tão frio quanto a gente já teve”, explicou o meteorologista.

O fenômeno deve influenciar principalmente as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde as temperaturas tendem a permanecer acima da média para o período. Já na Região Sul, a expectativa é de aumento das chuvas, com possibilidade de eventos extremos e precipitações intensas em curtos intervalos de tempo.

Especialistas alertam que o comportamento climático tem se tornado cada vez mais difícil de prever em longo prazo devido aos efeitos das mudanças climáticas globais. Ondas de calor, períodos de estiagem e temporadas chuvosas vêm apresentando duração maior do que a registrada historicamente.

Segundo o Inmet, os impactos do aquecimento global estão alterando a dinâmica do clima, tornando os fenômenos mais prolongados e intensos. Isso exige monitoramento constante para atualizar previsões e orientar a população sobre possíveis riscos relacionados às condições meteorológicas.

Com temperaturas potencialmente mais elevadas e mudanças nos padrões de chuva, o inverno de 2026 deverá ser acompanhado de perto por especialistas e órgãos de monitoramento climático em todo o país.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook


sábado, 20 de junho de 2026

Datafolha: Lula abre 10 pontos de vantagem sobre Flávio Bolsonaro

Pesquisa aponta presidente com 41% das intenções de voto no primeiro turno; cenário de segundo turno segue apertado

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial de 2026. De acordo com o levantamento, Lula aparece com 41% das intenções de voto em um cenário de primeiro turno contra 31% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal nome da oposição testado pelo instituto.

Os números indicam uma vantagem de dez pontos percentuais para o atual presidente. Na pesquisa anterior, realizada em maio, Lula registrava 40%, enquanto Flávio aparecia com os mesmos 31%.

Na sequência aparecem o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e o empresário Renan Santos (Missão), ambos com 3%. Já o deputado federal Aécio Neves (PSDB), o escritor Augusto Cury (Avante), o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e a ativista Samara Martins (UP) registraram 2% cada.

Outros nomes testados pelo instituto foram Cabo Daciolo (Mobiliza), Joaquim Barbosa (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO), todos com 1% das intenções de voto.

Os votos brancos, nulos ou em nenhum candidato somam 7%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.

Segundo turno - Apesar da vantagem no primeiro turno, o cenário de segundo turno continua mais equilibrado. Segundo o Datafolha, Lula aparece com 47% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro, mantendo os mesmos percentuais registrados na pesquisa anterior.

O levantamento também simulou disputas entre Lula e outros possíveis candidatos da oposição. Contra Ronaldo Caiado, o presidente registra 47% contra 41% do ex-governador de Goiás. Já em uma eventual disputa com Romeu Zema, Lula alcança 48%, enquanto o mineiro aparece com 39%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros entre os dias 17 e 18 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026 e oferece um retrato inicial da disputa que deve movimentar o cenário político nacional nos próximos meses. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Brasil vence Haiti, assume liderança do grupo e fica perto das oitavas da Copa do Mundo

Com dois gols de Matheus Cunha e um de Vini Jr., Seleção conquista primeira vitória no Mundial e depende apenas de si para avançar

A Seleção Brasileira conquistou sua primeira vitória na Copa do Mundo de 2026 e deu um passo importante rumo à classificação para as oitavas de final. Na noite desta sexta-feira (19), o time comandado por Carlo Ancelotti derrotou o Haiti por 3 a 0, no Philadelphia Stadium, nos Estados Unidos, pela segunda rodada do Grupo C.

Com uma atuação consistente e segura, o Brasil chegou aos quatro pontos e assumiu a liderança da chave, levando vantagem sobre o Marrocos no saldo de gols. O resultado também decretou a eliminação antecipada da seleção haitiana, que acumula duas derrotas na competição.

Para a partida, Ancelotti promoveu mudanças pontuais na equipe titular. Danilo assumiu a lateral direita e Matheus Cunha ganhou oportunidade no ataque. A aposta do treinador italiano deu resultado imediato.

O atacante foi o destaque da noite ao marcar os dois primeiros gols da Seleção Brasileira, demonstrando oportunismo e eficiência nas finalizações. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Vini Jr. ampliou a vantagem e praticamente definiu o resultado da partida.

A única preocupação para a comissão técnica ficou por conta de Raphinha. O atacante deixou o campo ainda na etapa inicial após sentir um desconforto muscular na coxa e foi substituído por Rayan.

Com o triunfo, o Brasil chega à última rodada dependendo apenas de suas próprias forças para confirmar a classificação ao mata-mata. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h, quando enfrenta a Escócia em busca da vaga nas oitavas e da manutenção da liderança do grupo.

A vitória também serviu para reforçar a confiança da equipe após a estreia sem triunfo e mostrou sinais positivos do trabalho de Carlo Ancelotti, que busca conduzir a Seleção ao sonhado hexacampeonato mundial. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Justiça torna Deolane Bezerra ré em investigação sobre suposta lavagem de dinheiro ligada ao PCC

             A influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra passou à condição de ré em uma ação penal que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão foi tomada pela Justiça de São Paulo, que aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público no âmbito da Operação Vérnix.

Com a aceitação da denúncia, Deolane permanecerá respondendo ao processo e terá prazo de dez dias para apresentar sua defesa formal às acusações. Atualmente, ela segue presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior paulista.

Além da influenciadora, também passaram a responder à ação penal Marcos Willian Herbas Camacho, conhecido como Marcola, apontado pelas autoridades como principal liderança do PCC, seu irmão Alejandro Herbas Camacho Júnior e Everton de Souza, identificado pelos investigadores como operador financeiro do esquema.

Segundo a denúncia, a investigação apura a utilização de uma transportadora de fachada para movimentação e ocultação de recursos supostamente vinculados à facção criminosa. A operação resultou na prisão de Deolane e de outros investigados.

Também foram denunciados Leonardo Alexsander Ribeiro e Paloma Sanches, sobrinhos de Marcola, que atualmente são considerados foragidos pela Justiça.

A defesa de Deolane Bezerra sustenta que a influenciadora não integra qualquer organização criminosa e nega a prática de crimes. Em nota divulgada recentemente, os advogados afirmaram que a inocência da cliente será demonstrada ao longo da tramitação processual.

Durante audiência de custódia, Deolane declarou que sua prisão estaria relacionada ao exercício da advocacia. Segundo ela, um depósito de R$ 24 mil em sua conta teria sido realizado por um cliente que ela acompanhava profissionalmente em processos anteriores.

Já o advogado Bruno Ferullo, responsável pela defesa de Marcola, Alejandro Herbas Camacho Júnior e dos demais familiares investigados, classificou as acusações como frágeis e afirmou que demonstrará a improcedência das imputações apresentadas pelo Ministério Público.

A defesa argumenta ainda que Marcola e seu irmão já cumprem pena em regime de forte restrição de comunicação, o que, segundo os advogados, inviabilizaria participação nos fatos investigados.

A Operação Vérnix segue em andamento e busca esclarecer a origem dos recursos movimentados pelos investigados, bem como eventuais vínculos financeiros entre os denunciados e integrantes da facção criminosa.

Com o recebimento da denúncia, inicia-se agora a fase processual, na qual acusação e defesa apresentarão provas e argumentos que serão analisados pela Justiça antes de qualquer decisão definitiva sobre responsabilidade criminal. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

PF aponta atuação de Jaques Wagner em pautas de interesse do Banco Master

            A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (18) mandados de busca e apreensão relacionados à 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga supostas fraudes envolvendo o Banco Master e empresários ligados à instituição financeira.

Entre os alvos das diligências está o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Senado Federal. Segundo a investigação, o parlamentar teria atuado em pelo menos três frentes consideradas estratégicas para os interesses do Banco Master.

De acordo com a Polícia Federal, as ações envolveriam propostas para ampliação do crédito consignado, iniciativas voltadas ao aumento da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e o acompanhamento das tratativas relacionadas à tentativa de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB).

Os investigadores apontam que essas medidas poderiam beneficiar diretamente a instituição financeira e estariam inseridas no contexto das apurações sobre um suposto esquema comandado pelo empresário Daniel Vorcaro.

Durante a operação, agentes apreenderam cerca de US$ 49 mil, equivalente a aproximadamente R$ 252 mil, em um imóvel ligado ao senador. Até o momento, a defesa de Jaques Wagner não se manifestou sobre a operação. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

A investigação também aponta que o senador manteve interlocução com o empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro, acerca de propostas legislativas e iniciativas parlamentares que poderiam favorecer os interesses do Banco Master.

Augusto Lima, que já havia sido alvo da primeira fase da Operação Compliance Zero, em novembro, voltou a ser alvo de medidas cautelares nesta nova etapa. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao empresário na Bahia, em São Paulo e no Distrito Federal.

Por meio de nota, a defesa de Augusto Lima classificou as buscas como "desnecessárias".

A Operação Compliance Zero segue em andamento e busca aprofundar a apuração sobre a relação entre agentes públicos e interesses privados vinculados ao Banco Master. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Lula e Trump trocam cumprimentos nos bastidores do G7, mas evitam encontro oficial

Presidente brasileiro e líder norte-americano tiveram breve contato durante evento social promovido pelo governo francês

A aguardada aproximação entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula ampliada do G7, na França, acabou se limitando a um breve cumprimento nos bastidores do encontro internacional.

Segundo relatos de integrantes das delegações presentes em Évian-les-Bains, nos Alpes Franceses, Lula e Trump trocaram cumprimentos durante um evento social realizado na noite de terça-feira (16), promovido pelo presidente francês Emmanuel Macron. O momento ocorreu entre a apresentação de um coral e o jantar oferecido aos chefes de Estado convidados para a reunião.

Apesar da expectativa em torno de uma possível conversa mais ampla entre os dois líderes, não houve encontro bilateral nem registro oficial do breve contato. O Itamaraty já havia descartado anteriormente qualquer negociação para uma reunião formal entre os presidentes durante a agenda do G7.

A possibilidade de um diálogo ganhou relevância diante das tensões comerciais envolvendo Brasil e Estados Unidos. Assessores do governo brasileiro consideravam importante uma conversa direta para tratar das medidas tarifárias anunciadas pela administração norte-americana, que vêm gerando preocupação entre exportadores brasileiros.

Durante os compromissos públicos da cúpula, Lula e Trump permaneceram distantes. Na tradicional foto oficial do G7 ampliado, que reuniu os líderes das principais economias do mundo e países convidados, não houve interação entre os dois presidentes.

A mesma postura foi observada durante a sessão dedicada à solidariedade internacional e ao desenvolvimento global. Na ocasião, Lula realizou um discurso em defesa do multilateralismo e fez críticas ao crescimento de políticas protecionistas adotadas por algumas nações.

Sem mencionar diretamente os Estados Unidos, o presidente brasileiro afirmou que medidas unilaterais e barreiras comerciais não representam soluções para os desafios globais.

"O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e a crise política que hoje assolam as democracias. Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas", declarou Lula.

O presidente também destacou que o enfrentamento ao crime organizado internacional deve ocorrer com respeito à soberania dos países, tema que tem ocupado espaço relevante nos debates políticos e diplomáticos recentes.

A participação brasileira no G7 continua nesta quarta-feira (17), quando Lula deverá discursar na sessão dedicada ao tema "Relançar um crescimento econômico equilibrado, compartilhado e sustentado em benefício de todos".

A expectativa é de que o presidente brasileiro volte a defender maior cooperação internacional, fortalecimento das instituições multilaterais e ampliação dos investimentos voltados ao desenvolvimento sustentável.

Mesmo sem uma reunião formal com Donald Trump, o breve cumprimento entre os dois líderes foi visto por observadores diplomáticos como um gesto de cordialidade em meio a divergências políticas e comerciais que marcam a relação entre Brasília e Washington. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 16 de junho de 2026

Moraes dá 24 Horas para defesa de Bolsonaro explicar apreensão de arma ligada ao ex-presidente

               O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta terça-feira (16) que a defesa do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro apresente esclarecimentos, no prazo de 24 horas, sobre uma arma de fogo registrada em nome do ex-chefe do Executivo que foi apreendida durante uma blitz da Polícia Militar do Distrito Federal.

               A decisão acrescenta um novo capítulo aos desdobramentos envolvendo Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde março deste ano. O pedido de esclarecimento ocorre após a apreensão de uma pistola Glock calibre 9 milímetros durante uma abordagem realizada pela Polícia Militar na noite da última segunda-feira (15), em Taguatinga, no Distrito Federal.

Segundo informações registradas pelas autoridades, um veículo Honda Civic foi parado em um ponto de bloqueio localizado no Pistão Norte. Durante a fiscalização, o motorista afirmou ser servidor do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e informou aos policiais que a arma pertencia ao ex-presidente.

Além da pistola, os agentes localizaram um carregador sobressalente do armamento. O motorista foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos sobre a posse e o transporte da arma.

Em depoimento, o servidor relatou que o armamento apresentava uma pane mecânica e que havia sido retirado no próprio dia 15 com a finalidade de passar por manutenção. Segundo sua versão, a pistola seria devolvida ao ex-presidente no dia seguinte.

As informações passaram a ser analisadas pelas autoridades e chegaram ao conhecimento do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a manifestação formal da defesa de Bolsonaro sobre as circunstâncias da retirada, transporte e posse da arma.

Bolsonaro permanece em prisão domiciliar desde o dia 24 de março, quando recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, onde estava internado para tratamento de uma pneumonia bacteriana.

A determinação do STF busca esclarecer se houve alguma irregularidade relacionada ao armamento e se os procedimentos adotados estavam em conformidade com as condições impostas ao ex-presidente durante o cumprimento da medida judicial.

O episódio volta a colocar Bolsonaro no centro do debate jurídico e político nacional. A expectativa agora é pela manifestação da defesa dentro do prazo estabelecido pelo Supremo, que deverá avaliar os esclarecimentos antes de decidir sobre eventuais providências adicionais.

O caso segue sendo acompanhado por autoridades e poderá gerar novos desdobramentos nos próximos dias, dependendo das informações apresentadas ao STF. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook