terça-feira, 29 de julho de 2025

TCU reconhece lisura da ex-prefeita Regina da Saúde em convênio com o FNDE

               Uma importante vitória marcou a trajetória pública da ex-prefeita de Itaíba, Regina da Saúde. Os ministros da Segunda Turma do Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceram, nesta terça-feira (29), a plena regularidade das ações praticadas por ela em relação a um convênio firmado com o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, herdado de gestões anteriores.

O relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, acolheu os argumentos da defesa apresentados pela equipe jurídica de Regina, demonstrando que os recursos haviam sido totalmente utilizados antes de 2017 e que não foram encontrados nos arquivos da prefeitura documentos suficientes para possibilitar a prestação de contas. Com isso, a responsabilidade da ex-prefeita foi integralmente afastada. O voto do relator foi acompanhado por todos os ministros da turma.

A sustentação oral da defesa foi feita pelo advogado Pedro Melchior de Mélo Barros, que destacou a postura transparente e zelosa de Regina durante seus mandatos e o compromisso permanente com os princípios da legalidade, moralidade e eficiência no serviço público.

Ao comentar a decisão, Regina da Saúde destacou o sentimento de justiça e reforçou seu compromisso com a lisura na administração pública:

“Sempre pautei minha vida pública pela transparência, pela responsabilidade com os recursos do povo e pelo respeito aos princípios da boa gestão. Essa decisão do TCU reafirma que governamos Itaíba com seriedade e com compromisso com a educação e com as pessoas”, declarou.

A decisão do TCU reafirma a lisura e as boas práticas que marcaram a gestão de Regina à frente da Prefeitura de Itaíba. Regina vem trabalhando seu nome como pré-candidata a deputada estadual para o pleito de 2026 e a decisão a credencia ainda mais. 

Reconhecida por sua atuação firme na área da saúde e pelo respeito à coisa pública durante seus anos à frente da Prefeitura de Itaíba, ela agora conta com uma chancela de lisura por uma das mais altas cortes de contas do país.


👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Governo Lula estuda baratear CNH com fim da obrigatoriedade de autoescola

                Em mais uma iniciativa com foco na desburocratização e no acesso ampliado a direitos básicos, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda uma mudança profunda nas regras para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta, encabeçada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, prevê o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas como requisito para obtenção da habilitação.

A informação foi confirmada pelo próprio ministro em entrevista ao podcast da Folha de S. Paulo, onde classificou o projeto como “transformador” e alinhado à realidade de países que já adotam processos mais acessíveis e menos onerosos para emissão da carteira de motorista.

“É caro, trabalhoso e demorado tirar a carteira de motorista no Brasil hoje. São coisas que impedem as pessoas de ter habilitação. Por isso, estamos defendendo um projeto transformador para baratear esse processo à luz da experiência internacional”, afirmou Renan Filho.

Segundo o ministro, os custos atuais giram entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, valor equivalente ao de uma motocicleta usada. A proposta do Ministério dos Transportes estima uma redução de até 80% nesse valor, ao eliminar etapas obrigatórias em autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFC). A economia, destaca o governo, pode representar uma verdadeira virada de chave, especialmente para jovens e trabalhadores de baixa renda.

“Facilitaria muito a vida do cidadão, do jovem que quer ter a carteira para buscar o primeiro emprego”, defendeu Renan Filho.

De acordo com o ministro, o estudo técnico para viabilizar a medida já foi finalizado pela equipe do Ministério dos Transportes. Agora, a proposta segue para análise final do presidente Lula. A grande vantagem, aponta Renan Filho, é que a alteração não exige aprovação do Congresso Nacional, podendo ser feita por regulamentação direta do Executivo.

A proposta preserva as exigências básicas de segurança e responsabilidade: o candidato continuará obrigado a realizar as provas teórica e prática, mas terá liberdade para estudar de forma autônoma — seja por meio de plataformas digitais, com o apoio de familiares ou em oficinas populares. Com isso, o processo se aproxima de modelos já aplicados em países como Estados Unidos e Canadá.

“Isso também ajuda o País de maneira geral, porque fomenta o setor produtivo e facilita a empregabilidade”, destacou o ministro.

A proposta surge como resposta direta a um dos desafios sociais e econômicos mais visíveis: a dificuldade de acesso à CNH para milhões de brasileiros. Para muitos jovens, a habilitação representa um passo fundamental para o ingresso no mercado de trabalho, seja como motorista de aplicativo, entregador ou em atividades que exigem mobilidade.

O Ministério dos Transportes acredita que a democratização do acesso à CNH pode ter efeitos positivos diretos na economia informal, mobilidade urbana e até mesmo na inclusão digital, com a criação de plataformas de ensino online e oficinas comunitárias.

Caso aprovada, a medida também reacende o debate sobre o papel das autoescolas no país e a necessidade de requalificação do setor diante de um novo modelo de formação mais livre e descentralizado.

Com foco em inclusão, mobilidade e justiça social, a proposta se alinha à estratégia mais ampla do governo Lula de ampliar o acesso a direitos e reduzir barreiras estruturais que impedem a ascensão social de milhões de brasileiros. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Fabiano entrega mais obras em Petrolândia e reforça compromisso com a educação

               O município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, segue vivenciando um ritmo acelerado de entregas e investimentos estruturantes. Nesta quinta-feira, dia 31 de julho, o prefeito Fabiano Marques (Republicanos) realiza mais uma importante ação do seu governo: a entrega oficial do calçamento e pavimentação da Agrovila 8, Bloco 3, em Limão Bravo, uma obra aguardada há anos pela comunidade.

A pavimentação representa mais que infraestrutura — significa dignidade, mobilidade e melhor qualidade de vida para os moradores. “Essa é mais uma conquista construída com muito esforço e compromisso. Estamos entregando obras que mudam a realidade das pessoas. A pavimentação da Agrovila 8 é um sonho antigo que agora se torna realidade”, destacou o prefeito Fabiano.

Além disso, a Prefeitura também fará a entrega da reforma da Escola Municipal Pau Ferro, que foi completamente revitalizada para oferecer mais conforto e melhores condições de aprendizado aos estudantes. A ação reforça o compromisso da gestão com a educação como eixo central do desenvolvimento humano e social.

A educação, aliás, tem sido pauta prioritária para a gestão de Fabiano Marques. Na segunda-feira (28), o prefeito participou da abertura do segundo semestre letivo da rede municipal de ensino, durante a realização da 2ª Jornada Pedagógica e da 3ª Formação em Rede, momentos de planejamento, troca de experiências e preparação dos educadores.

Em sua fala, Fabiano reafirmou o apoio aos profissionais da educação e anunciou mais uma boa notícia:

“Neste segundo semestre, os alunos da rede municipal irão receber um kit escolar completo, como forma de incentivo, valorização e apoio às famílias. Investir na educação é garantir um futuro melhor para Petrolândia”, ressaltou o prefeito.

A programação de entregas e ações demonstra a sintonia entre infraestrutura e políticas públicas eficazes, priorizando as pessoas. Com obras de impacto e uma rede de ensino valorizada, a Prefeitura de Petrolândia segue transformando realidades e colocando o município em destaque no mapa do desenvolvimento regional.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook 

Silvio Costa Filho celebra saída do Brasil do mapa da fome e destaca protagonismo do governo Lula

             O Brasil alcançou uma conquista significativa nesta semana: deixou oficialmente o mapa da fome mundial, conforme anunciado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O feito foi comemorado por Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, que destacou o papel decisivo do governo Lula na reversão do cenário de insegurança alimentar.

De acordo com os dados da FAO, menos de 2,5% da população brasileira está em situação de desnutrição, percentual considerado baixo segundo os padrões internacionais. Na América Latina, essa taxa é de 5,1%, enquanto a média global alcança 8,2%. O Brasil, portanto, volta a ser referência em políticas públicas de combate à fome, após ter retornado ao mapa durante os anos mais críticos da pandemia e da redução de investimentos sociais.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós. Após quatro anos, o Brasil deixou o mapa da fome no mundo — e quis o destino que isso ocorresse justamente no governo do presidente Lula, que lá atrás, em 2003, lançou o Fome Zero e já havia tirado o país desse cenário de miséria alimentar”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho. “Graças ao seu olhar sensível para os programas sociais e de transferência de renda, todos os brasileiros voltaram a ter alimentação básica na mesa”, acrescentou.

O ministro, que tem sido uma das principais vozes no governo na defesa da justiça social, lembrou que em 2003 mais de 10 milhões de brasileiros viviam com fome. Com os programas implementados por Lula, o país saiu do mapa da fome em 2014. No entanto, com a pandemia da Covid-19 e o desmonte de políticas públicas no governo Bolsonaro, o Brasil voltou à lista, atingindo o índice de 4,1% da população em situação de fome até 2021.

Para Silvio Costa Filho, a saída do mapa agora é fruto de uma combinação entre responsabilidade fiscal e sensibilidade social. “O presidente Lula sabe o que é passar necessidade. Por isso, seu compromisso é real com o povo brasileiro. Ele tem priorizado políticas que garantem comida no prato, emprego, renda e dignidade às famílias”, destacou o ministro.

Aliado de longa data do presidente Lula, Silvio tem reforçado, em suas agendas pelo país, a importância da atuação do Estado no combate às desigualdades e na promoção da inclusão social. Ele vê no atual momento uma chance de consolidar um modelo de desenvolvimento baseado no crescimento com justiça social.

“O nosso governo acredita no poder transformador do Estado quando atua com seriedade. Estamos reconstruindo o Brasil com responsabilidade, colocando os pobres no orçamento e garantindo investimentos que melhorem a vida das pessoas. Esse resultado é uma vitória de todos os brasileiros”, concluiu.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nova escola indígena será construída em Águas Belas com investimento de R$ 16 milhões

Obra beneficiará a comunidade Fulni-ô e marca compromisso da gestão estadual com a educação, inclusão e respeito às comunidades originárias

A educação indígena em Pernambuco acaba de receber uma das notícias mais significativas dos últimos anos. A governadora Raquel Lyra (PSDB) autorizou a abertura da licitação para a construção de uma nova escola indígena no município de Águas Belas, que será voltada especificamente para atender a comunidade Fulni-ô, uma das mais tradicionais e respeitadas do estado.

Com um investimento superior a R$ 16 milhões, a nova unidade escolar será moderna, ampla e construída com foco na valorização da cultura indígena, respeitando as especificidades pedagógicas e socioculturais da comunidade. A estrutura da escola deverá contar com salas climatizadas, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, espaços de convivência e área externa adaptada, promovendo um ambiente digno e apropriado ao ensino-aprendizagem.

O ex-prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, foi um dos principais articuladores desse pleito e comemorou a notícia com entusiasmo, ressaltando o compromisso da governadora com a educação e com os povos originários:

“A abertura da licitação pela nossa governadora Raquel Lyra para a construção da nova escola indígena é mais uma grande notícia para a educação de Águas Belas, em especial dos nossos irmãos Fulni-ô. É um compromisso firmado com nossa gestão e com os povos indígenas, que em breve terão uma escola feita sob medida para suas necessidades”, destacou Luiz Aroldo.

“Agradeço e parabenizo à nossa grande governadora Raquel Lyra por essa e tantas outras conquistas”, completou.

A repercussão da conquista ultrapassou os limites do município. A ex-prefeita de Itaíba e pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, parabenizou Luiz Aroldo publicamente pela conquista.

“Receba nossos mais sinceros parabéns pela grande conquista para o povo de Águas Belas! A confirmação da construção de uma nova escola indígena, com investimento superior a R$ 16 milhões do Governo do Estado, é uma vitória que simboliza respeito, inclusão e valorização da educação e das comunidades originárias”, afirmou.

“Esse avanço é resultado de um trabalho firme, comprometido e histórico que você, Luiz Aroldo, vem desenvolvendo em defesa dos direitos do povo indígena e da educação pública de qualidade. Sua atuação como gestor e liderança política segue deixando marcas importantes para as futuras gerações. Águas Belas merece, o povo indígena merece, e você merece esse reconhecimento”, concluiu.

A nova escola representa não apenas uma estrutura física, mas também um marco simbólico no respeito à diversidade, à história e aos saberes tradicionais dos povos indígenas. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Gonzaga Patriota (PSB) anuncia pré-candidatura ao Senado

Ex-deputado federal destaca apoio no Sertão e diz que quanto mais candidaturas houver, maiores são suas chances: “Em vez de sete mil, tirei 15.252 votos”

Veterano da política pernambucana, o ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) confirmou em entrevista à Rádio Grande Rio que está “pré-candidatíssimo” ao Senado Federal nas eleições de 2026. A declaração foi feita ao jornalista Francisco José, durante participação no programa Opinião, nesta semana.

Relembrando sua trajetória política e as origens de sua força eleitoral no interior do estado, especialmente no Sertão do São Francisco, no Araripe e no Pajeú, Gonzaga disse estar pronto para disputar novamente um mandato majoritário, caso tenha sua candidatura homologada pelo partido.

“Se deixarem eu ser candidato, vai acontecer o que aconteceu em 82… No lugar de 7 mil, eu tirei 15.252 votos”, afirmou, ao citar a eleição histórica que o projetou como uma das principais lideranças políticas sertanejas e lhe rendeu o apelido de ‘advogado dos pobres e dos agricultores’.

Com décadas de atuação na Câmara Federal, Gonzaga Patriota é reconhecido por sua ligação com pautas sociais e defesa dos pequenos produtores rurais. Ao longo da entrevista, ele reforçou que sua eventual candidatura ao Senado representaria a voz do interior no Congresso Nacional.

Ao comentar o cenário político atual, Gonzaga demonstrou confiança no impacto que uma eleição com muitos nomes na disputa pode ter sobre seu desempenho nas urnas.

“Quanto mais candidatos, melhor ainda para mim”, afirmou o socialista, que vê na pulverização das opções uma oportunidade de se destacar com seu histórico e base consolidada.

Em tom bem-humorado, sugeriu até uma dobradinha entre ele e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), que também é cotado para a disputa ao Senado.

“O eleitor pode votar em Miguel e em Gonzaga, porque são duas vagas”, lembrou, referindo-se à eleição de 2026, em que Pernambuco terá dois assentos em disputa no Senado Federal.

Com mais de 30 anos de vida pública, Gonzaga Patriota exerceu diversos mandatos como deputado federal, sempre com forte atuação em defesa do semiárido e dos segmentos mais vulneráveis da população. Sua experiência e conexão com as bases populares são os principais trunfos que ele pretende levar a uma possível campanha.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Kaio Maniçoba acompanha governadora na entrega de títulos de propriedade em Ouricuri

Secretário estadual de Turismo e Eventos destaca ações do governo no Sertão: "Transformar vidas com dignidade e celebrar a cultura do nosso povo"

O deputado estadual licenciado e atual secretário de Turismo e Eventos de Pernambuco, Kaio Maniçoba, participou de dois importantes momentos para o Sertão pernambucano ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD) nesta final de semana: a entrega de títulos de propriedade definitiva a 619 famílias do município de Ouricuri e a abertura do Festival Pernambuco Meu País, realizado em Salgueiro.

Em Ouricuri, a cerimônia aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Fernando Bezerra e foi marcada por emoção e reconhecimento. As famílias contempladas, que viviam há décadas em situação de insegurança fundiária, agora passam a ser legalmente donas das suas terras, com toda a segurança jurídica garantida pelo título de propriedade emitido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE).

Ao lado da governadora e do prefeito Victor Coelho, Kaio celebrou o momento com entusiasmo.

“Foram 619 famílias de Ouricuri que receberam seus títulos de propriedade definitiva do ITERPE, um sonho realizado com dignidade e segurança", disse Kaio. 

"Meu agradecimento especial à governadora Raquel Lyra, que vem transformando vidas com ações concretas no Sertão”, afirmou o prefeito.

Logo após o compromisso em Ouricuri, Kaio seguiu com a comitiva do Governo do Estado para Salgueiro, onde participou da abertura oficial do Festival Pernambuco Meu País, um dos maiores eventos de valorização da cultura, arte e identidade pernambucanas, promovido pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, com apoio da sua pasta.

A abertura do festival contou com grande presença popular e uma programação recheada de atrações culturais, valorizando a música, as artes cênicas e o artesanato local.

“Começamos com o pé direito o Festival Pernambuco Meu País, e tive a alegria de acompanhar a governadora Raquel Lyra na abertura dessa grande celebração da nossa cultura, arte e identidade. O público participou, cantou junto e mostrou por que a gente sabe fazer festa como ninguém”, destacou Kaio Maniçoba.

O secretário também pontuou a importância de levar ações do Governo do Estado para o interior e o sertão. “É fundamental garantir direitos, como os títulos de propriedade, mas também celebrar nossa identidade e valorizar quem faz cultura nos quatro cantos de Pernambuco. Isso também é desenvolvimento”, completou.

Com essas ações, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a transformação social no sertão, promovendo segurança jurídica, acesso à cidadania e fortalecimento das expressões culturais que fazem de Pernambuco um estado diverso e conectado com suas raízes.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 28 de julho de 2025

Kelvin Cavalcanti abre segundo semestre letivo em Venturosa com novos investimentos e anúncios

 Evento com professores marcou início das aulas e contou com anúncios de ônibus escolar, nova creche, escola moderna e inaugurações previstas para agosto

O segundo semestre letivo de 2025 começou com importantes anúncios para a educação e infraestrutura de Venturosa. Durante um encontro realizado nesta segunda-feira (28), na quadra de esportes do município, o prefeito Kelvin Cavalcanti (PSD) reuniu professores da rede municipal de ensino para apresentar os avanços da gestão na área educacional e reforçar o compromisso com o desenvolvimento da cidade por meio do conhecimento.

Durante sua fala, o gestor destacou que a educação é o principal pilar de transformação de uma sociedade. “Sempre fui apaixonado por educação. Acredito firmemente que só se muda um país através dela. A educação é o que faz com que sejamos, de fato, o país do futuro. E o nosso maior investimento é com vocês, os professores, que fazem a educação acontecer”, declarou o prefeito, sendo aplaudido pelos educadores presentes.

Kelvin anunciou que o município conta atualmente com uma equipe de psicólogos voltada para o atendimento aos alunos, professores e pais, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor, saudável e com foco no aprendizado.

Outro ponto alto do encontro foi o anúncio da conquista de um novo ônibus escolar com mais de 60 lugares, garantido por meio do PAC Seleções da Educação. O veículo, orçado em R$ 2,5 milhões, reforçará o transporte dos estudantes e ampliará a segurança e a acessibilidade no deslocamento diário.

O prefeito também anunciou a construção de uma nova creche, ampliando a oferta de vagas na educação infantil. E confirmou que o novo Colégio José Antunes será erguido do zero, com projeto moderno e estrutura adequada às exigências do ensino contemporâneo. A obra já se encontra em processo de licitação e está orçada em R$ 600 mil.

Kelvin também prepara uma série de entregas e anúncios de obras estruturantes para o início do mês de agosto. Na próxima sexta-feira (1º), às 18h, será inaugurada a ampliação com passarelas da ponte da Rua Nova, um investimento de R$ 250 mil, que melhorará a mobilidade urbana da região. Na mesma ocasião, será assinada a ordem de serviço da ponte do Açude e será divulgada a primeira atração do Torneio Leiteiro e Festival do Queijo, evento que movimentará o calendário cultural e econômico de Venturosa.

No sábado seguinte, no povoado de Ouro Branco, a Prefeitura entregará uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), além da emissão da ordem de serviço para a construção da UBS da Cohab, ampliando a rede de saúde e o acesso da população aos serviços médicos.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Itaíba inicia cadastramento para comerciantes da Festa de Negras

Festa tradicional será realizada de 10 a 14 de agosto com atrações nacionais, artistas da terra e resgate do Show de Calouros; estrutura será oferecida gratuitamente pela Prefeitura

A Prefeitura de Itaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, divulgou nesta semana o período de cadastramento para comerciantes interessados em atuar durante a Tradicional Festa do Distrito de Negras. O prazo será entre os dias 28 e 31 de julho, das 8h às 13h30, na sede da Secretaria, localizada na área central da cidade.

De acordo com o secretário Arnon Vieira Ramos, poderão se cadastrar os interessados em comercializar bebidas em barracas e também aqueles que desejarem atuar na Praça de Alimentação, voltada à venda de gêneros alimentícios. A novidade este ano é que toda a estrutura será fornecida pela Prefeitura, sem cobrança de taxa ou qualquer custo para os comerciantes habilitados via cadastro.

“A gestão do prefeito Pedro Pilota tem se comprometido com o fortalecimento da economia local e com a valorização da cultura popular. Por isso, além de garantir toda a estrutura, decidimos ampliar a festa para cinco dias de programação, levando mais oportunidade de renda, lazer e valorização das nossas tradições”, destacou o secretário.

O evento será realizado entre os dias 10 e 14 de agosto e contará com uma programação variada, que vai desde apresentações culturais até grandes shows com artistas consagrados a nível nacional, além da valorização dos artistas da terra, como: Cavaleiros do Forró, Priscila Senna, Tarcísio do Acordeon, Walkyria Santos, Felipéo, Seu Desejo, Day Araújo, Bell Albuquerque, entre outros.

Entre os destaques da programação está o resgate do tradicional Show de Calouros, que será realizado na noite do dia 11 de agosto. A atração retorna como símbolo da identidade cultural do distrito, valorizando talentos locais e promovendo entretenimento para toda a família.

Segundo o secretário Arnon Vieira, a ampliação da festa também representa um importante estímulo para o comércio local. “A festa de Negras movimenta toda a cadeia produtiva do município, gerando renda extra em lojas, bares, restaurantes, rede hoteleira e no comércio informal. É uma ação que une cultura, lazer e desenvolvimento econômico”, afirmou.

Com o apoio institucional da Prefeitura, a estrutura das barracas e da praça de alimentação será montada diretamente pela gestão municipal, garantindo infraestrutura adequada e segurança para os comerciantes e para o público.

A medida busca democratizar o acesso à oportunidade de comercialização, incentivando a participação de microempreendedores e pequenos comerciantes. A expectativa é de que a edição deste ano supere o público e a movimentação econômica dos anos anteriores.

Com mais dias, mais atrações e mais estrutura, a Festa de Negras 2025 promete ser um marco para Itaíba, reafirmando a força da cultura popular e o compromisso da gestão com o crescimento do município.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

TCE-PE aprova contas de 2020 da ex-prefeita de Arcoverde Madalena Britto

                     A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou, nesta segunda-feira (28), como regulares com ressalvas as contas de gestão da ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), referentes ao exercício financeiro de 2020. A decisão veio acompanhada de recomendação de aprovação das contas pela Câmara Municipal, representando um desfecho favorável para a ex-gestora no último ano de seu mandato.

O julgamento teve como relator o conselheiro substituto Adriano Cisneiros e se deu no âmbito do processo nº 211008862, que analisou a prestação de contas do último ano da administração de Madalena à frente da Prefeitura de Arcoverde. A análise técnica do Tribunal envolveu a verificação da legalidade, legitimidade e economicidade de atos praticados por toda a estrutura administrativa municipal naquele período.

Além da ex-prefeita, o processo abrangeu a atuação de gestores de diversas secretarias, incluindo Saúde, Obras, Administração, Agricultura, Finanças, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico, bem como da chefia de gabinete, do setor de controle interno e de empresas contratadas, como a T & D Serviços.

Apesar de algumas ressalvas apontadas no relatório técnico, que não comprometeram o conjunto da gestão, o Tribunal concedeu quitação aos demais responsáveis, entre eles secretários e representantes da empresa contratada. Essa quitação significa que, para o TCE, não houve prática de atos dolosos ou lesivos ao erário que comprometessem a regularidade das ações administrativas sob sua responsabilidade.

A recomendação de aprovação das contas pela Câmara de Vereadores representa um respaldo político importante para Madalena Britto, consolidando sua passagem pela Prefeitura com um julgamento que reforça a legalidade da gestão no último ano de mandato. Agora, caberá ao Legislativo Municipal apreciar o parecer do TCE e deliberar sobre a aprovação final das contas.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook