quinta-feira, 16 de maio de 2024

Regina comemora conquista de uma nova creche para Itaíba

                    Itaíba foi um dos 42 municípios pernambucanos contemplados para receber uma creche e pré-escola anunciada nesta quinta-feira (16) pela governadora Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, e que teve a presença da prefeita Regina Cunha (Podemos). A creche faz parte do primeiro bloco dos Centros de Educação Infantil (CEIs) que será publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (17). De acordo com a governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco vai pagar o primeiro ano de funcionamento dos Centros Educacionais.

“Foi uma grande alegria de poder receber hoje essa grande notícia vinda da governadora e que vai atender as nossas crianças e as mães que vão poder deixar seus filhos em um local com segurança para irem trabalhar. Corremos contra o tempo, preparamos a documentação necessária e se Deus quiser vamos ter essa creche pronta em até um ano beneficiando as crianças de até 5 anos de idade”, disse Regina.

Serão construídas 51 creches beneficiando os 42 municípios pernambucanos com investimento no valor de R$ 282 milhões, dividido em nove lotes. A iniciativa, que integra o Juntos pela Educação, vai contemplar alunos de 0 a 5 anos por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios. O prazo de execução das obras é de 12 meses. A meta é, até o fim do ano, oferecer 60 mil vagas.

Os novos Centros de Educação Infantil serão equipados com materiais e equipamentos permanentes, seguindo padrões de qualidade estabelecidos pelo governo federal. Eles serão construídos em terrenos de domínio dos municípios ou do Estado cujas dimensões mínimas sejam de 60m x 40m, o que totalizam 2.400 m².

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

André Campos defende unidade entre PT e PSB no Recife

               O assessor especial da presidência do Banco do Nordeste, André Campos (PT), prepara seu projeto político para voltar à Câmara de Vereadores do Recife neste ano. Ele deve deixar o cargo na instituição financeira em junho, a quatro meses das eleições municipais, para poder participar da corrida às urnas. Com o movimento, o gestor pretende fortalecer o campo progressista no Estado e a aliança entre PT e PSB. 

Segundo ele, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), vem fazendo um bom mandato e é uma alternativa do campo político tanto para as eleições deste ano quanto para a disputa pelo Governo do Estado em 2026. Atualmente, o PT ainda discute os termos da aliança com o PSB na Capital. A legenda pleiteia a indicação para vice na chapa do socialista, mas não há sinais concretos de que a vaga será destinada para a agremiação.

“Estou voltando à política porque quero muito ajudar na questão da unificação da ala progressista em Pernambuco. Eu quero ajudar na questão do PT com o PSB. Eu acho que temos uma alternativa nas forças progressistas que é João Campos para prefeito e, quem sabe, lá pra frente para governador. Nós precisamos estar juntos para não deixar acontecer nesse país o que aconteceu com Bolsonaro”, afirmou.

André Campos ainda defendeu que a federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PcdoB, tenha um posicionamento político mais coeso nas votações no Legislativo do Estado.

“Precisa ter uma maturação. Como você tem uma federação que, em tese, as pessoas deviam pensar, se não igual, de forma semelhante e você tem as bancadas votando de forma completamente diferente. Isso tem que ser discutido. Como é a condução política, não pode ser apenas um arranjo eleitoral, tem que ser uma construção política”, defendeu. O gestor usa um ditado popular e compara que a federação não pode ser “uma aliança de jacaré com cobra d’água”.

Campos ainda comentou os recentes posicionamentos da bancada do seu partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ele comentou que a sigla acertou ao aprovar uma resolução que mantém o posicionamento de oposição ao Governo Raquel Lyra. No entanto, ele relata que vários membros da bancada estão votando com o Palácio.

Em especial, ele cita o caso do deputado estadual João Paulo (PT), que foi voto de minerva na Comissão de Justiça pela aprovação do projeto das faixas salariais de Policiais Militares e bombeiros. Da folhape

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

MPF denuncia cinco ex-agentes da ditadura envolvidos na morte de Carlos Marighella

               O Ministério Público Federal (MPF) denunciou cinco ex-agentes da ditadura por envolvimento na morte de Carlos Marighella, um dos mais importantes líderes da luta contra o regime militar. Vítima de uma emboscada, Marighella foi executado sumariamente em novembro de 1969 na capital paulista. A ação envolveu quase 30 oficiais ligados ao Departamento de Ordem Política e Social (Dops) de São Paulo, sob o comando do delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Entre os denunciados estão quatro ex-agentes que participaram do ataque a Marighella na noite de 4 de novembro. Amador Navarro Parra, Djalma Oliveira da Silva, Luiz Antônio Mariano e Walter Francisco devem responder por homicídio qualificado. Eles estavam distribuídos nas sete equipes que atuaram nos arredores da Alameda Casa Branca, na zona oeste de São Paulo, para matar o militante político, então considerado o “inimigo público número um” da ditadura.

Marighella dirigia a Aliança Libertadora Nacional (ALN), organização de resistência armada ao regime militar. Pouco antes de sua morte, integrantes do grupo e pessoas ligadas a ele foram capturados pelas forças de segurança e, sob intensa tortura, revelaram informações que viabilizaram o planejamento da execução sumária do líder. Entre essas vítimas estavam frades dominicanos que prestavam apoio à ALN e mantinham contato constante com Marighella.

Execução – Na noite da emboscada, o dirigente da ALN foi à Alameda Casa Branca para um encontro marcado com dois dos religiosos. A conversa seria no interior de um carro frequentemente utilizado para essas ocasiões. Após entrar no veículo, o militante foi surpreendido por Fleury e sua equipe, que monitorava toda a situação nas imediações. Marighella tomou pelo menos quatro tiros. Desarmado, ele não teve chance de defesa e morreu imediatamente.

Laudos periciais comprovam que os disparos foram feitos a curta distância. Os dados técnicos desmentem a versão oficial de que a vítima teria reagido a uma tentativa de prisão e buscado atirar contra os agentes. Um revólver supostamente pertencente a Marighella só foi enviado ao Instituto de Criminalística 22 dias depois da emboscada. A análise revelou que a arma não tinha impressões digitais do militante nem sinais de avarias, embora, segundo a versão do Dops, Marighella a portasse em uma pasta que ficou totalmente perfurada pelos tiros.

O MPF destaca que as forças policiais poderiam facilmente ter levado Marighella preso, ainda que acreditassem em uma reação armada. Os agentes tinham amplo controle sobre a situação e dispunham de diversas opções não letais para capturá-lo, como imobilizá-lo antes de entrar no veículo, efetuar disparos a distância em membros inferiores ou usar bombas de gás. “O que se verifica é que, desde o início, a intenção da repressão era matar Marighella, e não o prender com vida”, ressaltou o procurador da República Andrey Borges de Mendonça, autor da denúncia.

IML – O quinto denunciado é o ex-integrante do Instituto Médico Legal (IML) Harry Shibata, acusado de falsidade ideológica. Ele foi um dos peritos que forjaram o laudo necroscópico de Marighella, com a omissão de informações que demonstravam a ocorrência da execução sumária. O documento deixou de apontar, por exemplo, as evidências sobre a curta distância dos tiros e a descrição de lesões que indicavam a tentativa da vítima de se proteger dos disparos.

Ao encobrir as verdadeiras circunstâncias da morte de Marighella, o laudo tinha o objetivo de eximir os integrantes do Dops da responsabilidade pelo crime. A prática era comum no IML de São Paulo. O instituto manteve intensa colaboração com os órgãos de repressão durante toda a ditadura, elaborando documentos que procuravam dissimular casos de tortura e assassinato e endossar as versões oficiais sobre a morte de opositores do regime militar.

Sem anistia nem prescrição – A execução de Marighella ocorreu em um contexto de perseguição sistemática e generalizada do Estado brasileiro contra a população civil, por meio de um aparato semiclandestino de repressão política. Por essas características, a morte do líder da ALN é considerada um crime contra a humanidade, para o qual não se aplica a anistia nem a prescrição, conforme compromissos internacionais assumidos pelo país.

O Brasil já foi condenado duas vezes na Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por atos de violência e perseguição praticados entre 1964 e 1985. O país aderiu voluntariamente à jurisdição do órgão e, portanto, é obrigado a cumprir suas sentenças. Segundo as decisões, o Estado brasileiro deve empreender as medidas necessárias para investigar e responsabilizar ex-agentes da ditadura envolvidos em casos de tortura, morte e desaparecimento forçado.

As determinações também proíbem o Judiciário brasileiro de barrar processos com base na Lei da Anistia (Lei nº 6.683/79). Para a CIDH, a norma não possui efeitos jurídicos por constituir um instrumento de autoperdão a membros do sistema repressivo. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Greve na educação: governo oferece reajustes de 13% a 31% para professores até 2026

              O governo fez, nesta quarta-feira (15), uma nova proposta de reajuste para os professores de universidades e colégios federais. De acordo com Gustavo Seferian, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmaram durante a reunião que essa é a última oferta.

A proposta atual prevê diferentes níveis de reajuste para a categoria. Os que ganham mais receberiam um aumento de 13,6% até 2026. Os que ganham menos, de 31,2%, até o fim do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No entanto, nenhuma parte desse reajuste viria em 2024, o que desagrada os professores.

O comando de greve do Andes vai se reunir nesta tarde para discutir o texto. Depois disso, novas rodadas de assembleias vão ocorrer e a resposta será dada até o dia 27 desse mês.

Na próxima terça-feira, o governo terá um encontro para tratar da greve dos técnicos-administrativos da rede. De acordo com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), profissionais de mais de 50 universidades e colégios federais aderiram à paralisação.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Ministério Público investiga governo César Augusto de Sanharó

                  O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está investigando possíveis irregularidades nos festejos juninos de Sanharó, no ano passado, “acerca da inexistência de licitação para concessão dos espaços públicos explorados pela iniciativa privada, além da falta de transparência na venda dos ingressos dos camarotes para o público em geral, dando indícios de preferências a grupos específicos nesses espaços”, diz o documento do MP.

O promotor de Justiça Jefson Romaniuc reforçou que a cessão gratuita de espaços públicos é excepcional e depende de um procedimento prévio escrito e público que justifique o interesse público, sendo inexistente a legitimidade de qualquer cessão verbal sem a devida publicidade. Além disso, o promotor destacou a “ausência de publicação de aviso no site do município de Sanharó em relação a qualquer tipo de licitação para a permissão do uso oneroso de espaço público e para a contratação da empresa responsável pelas estruturas metálicas do São João”.

Diante das possíveis irregularidades no São João do ano passado, o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Promotoria de Justiça de Sanharó, recomendou ao prefeito César Augusto (PCdoB) que realize um processo licitatório, com a devida antecedência, para a contratação da empresa responsável pela montagem da estrutura metálica do São João 2024 no município, bem como para a cessão de espaço público nos locais do Ciclo Junino de Sanharó, nos quais haverá a montagem de camarotes, restaurantes e barracas.

Além disso, o MPPE insta o município a tratar a cessão gratuita como pública e excepcional, sob o fundamento do interesse público concreto, a ser transparente em divulgar o início das vendas e o valor dos ingressos dos camarotes, bem como a disponibilizar um meio eletrônico confiável para a venda dos ingressos. A medida tem finalidade de proporcionar condições para que todos os interessados possam realizar a compra por ordem de chegada e, consequentemente, afastar a possibilidade de escolha parcial e política em favor de grupos que estarão presentes no São João 2024 de Sanharó. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Dani lança pré-candidatura para prefeita do Recife e critica Túlio: "Tenho jogado pelas regras"

                A deputada estadual Dani Portela (PSOL) lançou sua pré-candidatura a prefeita do Recife, nesta quarta-feira (15), na Casa Marielle Franco, na área central do Recife. O ato foi realizado mesmo diante da manutenção do projeto do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) para o Executivo da Capital.

A postura do parlamentar foi criticada por Dani. “Eu tenho jogado o jogo pelas regras. Já o deputado escolheu outras regras achando que é possível fazer comigo o que fizeram com ele no PDT na eleição anterior. Mas nós temos partidos que têm mulheres, e mulheres muito fortes e que sabem o custo que é pra que a gente esteja aqui hoje. A gente não vai dar um passo atrás."

A dirigente estadual da Rede, Alice Gabino, esteve presente no ato e apoiou a deputada. "Quando se diz que Rede e PSOL estão rachados, isso não é uma verdade. Rede e PSOL andam juntos, é um casamento que tem dado certo. A gente tem tido problemas com um indivíduo que faz parte da Rede e com uma parcela da Rede”, disse. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Governo anuncia R$ 5,1 mil via Pix para cada família que perdeu bens nas enchentes do RS

                 O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou na quarta-feira, 15, que o governo irá repassar R$ 5,1 mil para cada família gaúcha que perdeu seus bens e móveis nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Em estimativas iniciais, o Planalto estima que o volume de recursos para esse benefício deve somar R$ 1,2 bilhão e atender pouco mais de 200 mil famílias. O cálculo, contudo, ainda é preliminar.

"A Defesa Civil de cada município fará um documento para autenticar as ruas e endereços que foram afetados pelas chuvas. Com isso, automaticamente faremos o pagamento a quem entrar no sistema e solicitar", disse Costa em anúncio de medidas em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

De acordo com Costa, as transferências serão feitas pela Caixa Econômica, via Pix. "Todas as pessoas que perderam, a comprovação se dará apenas pelo endereço que mora. Quem perdeu todos os documentos, apresenta CPF, com autodeclaração, e endereço será checado - caso não tenha comprovante. Acionamos por convênio para que empresas de água, luz, ajudem no cruzamento de dados para conferir o endereço", afirmou Costa.

O ministro também anunciou que os gaúchos afetados poderão fazer o saque do FGTS autorizado em calamidade sem precisar esperar o intervalo exigido de 12 meses. O problema foi identificado porque parte das pessoas no RS já acabou realizando o saque há menos de um ano, em razão das chuvas registradas em setembro do ano passado. "Lula mandou quebrar esse exigência e as pessoas poderão fazer novo saque do FGTS", disse Costa.

A previsão é de que os moradores de cidades atingidas pelas chuvas poderão sacar seu FGTS - modalidade calamidade ou emergencial - até o valor de R$ 6.220. Do JC 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Coco Trupé de Arcoverde celebra 15 anos com 04 dias de Festival

             Começa nesta quarta-feira, 15 de maio, o Festival do Trupé de Arcoverde. O evento vai celebrar os 15 anos do Coco Trupé de Arcoverde, fundado em 2009 pelo mestre Cicero Gomes e contará com uma programação envolvendo oficina, rodas de conversa, exibição de filmes com o Cineclube ComunicArte e apresentações musicais. O festival segue até o dia 18 com a já tradicional Sambada do Coco Trupé.

O festival conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Prefeitura de Arcoverde, Quero Delivery, vereadora Célia Galindo, Di Imagem, Marcos Turismo e Dr. Fernando Albuquerque.   A produção é de Amannda Oliveira.

Confira a Programação:

Dia 15 – Quarta-feira

19h00 – Abertura do Festival do Trupé

Local: Talentos Café

Coco Trupé de Arcoverde

Leandro Vaz, Kleber Araújo, Mestre Assis Calixto, Mestre Damião Calixto, Pecon Calixto, Márcia Moura

 

Dia 16 – Quinta-feira

15h00 - Meninas na pisada do coco

Doralice Gomes, Jairene Espíndola e Bruna Souza

Mediação Andrea

Local: Escola Júlio Tenório Cavalcanti- Poço do Boi – Pedra

 

19h00 - Roda de Conversa

Local: Sede do Coco Trupé

Tema: “A herança negra e indígena no Samba de Coco”

Mediação Márcia Moura

Participação Mestre Pirrila, Amanda Lopes, Mestre Cicero Gomes e Mestre Marcelo Cavalcanti.

Apresentações musicais do Samba de Coco Origens do Ororubá e Mestre Pirrila, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Coco de Negros e Negras do Leitão da Carapuça e Banda de Pífanos São Sebastião

 

Dia 17 – Sexta-feira

19h – Cineclube ComunicArte

Lançamento dos filmes

"A música e a história”

“sustenta a pisada”

“passos ancestrais”

 

Dia 18 - Sábado

Sambada do Coco Trupé de Arcoverde

20h00 - Kleber Araújo

21h00 - Banda Cabeça de Alho

22h00 - Coco Fulô de Barro

23h00 - Motumbaxé

00h00 – Coco Trupé de Arcoverde


CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Alepe pede auditoria do TCE no contrato entre Estado e hospital da família de Priscila Krause

                O Tribunal de Contas de Pernambuco recebeu nesta semana um documento produzido pela Comissão de Saúde da Alepe, solicitando uma auditoria especial para apurar a contratação da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Garanhuns. A informação foi divulgada pelo Estadão.

A unidade privada foi contratada com dispensa de licitação pelo valor de R$ 17,3 milhões para disponibilizar leitos de UTI e enfermaria que recebam pacientes da rede estadual de saúde. A polêmica, entretanto, começou no mês passado, quando foi divulgado que o hospital pertence à família da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).

Há alguns dias, integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), denunciaram problemas no Hospital Dom Moura, unidade pública estadual também localizada em Garanhuns. De acordo com os deputados, o valor do novo contrato com a Casa de Saúde pode ultrapassar os R$ 60 milhões em apenas dois anos.

O líder do Governo, deputado Izaías Régis (PSDB), chegou a fazer a defesa, afirmando que na gestão passada também havia um contrato entre o hospital e o Estado. Ele destacou a importância da unidade para fortalecer a rede pública de saúde de região.

Especialistas ouvidos pelo Estadão apontam possíveis violações à Nova Lei de Licitações e Contratos, além do Código de Ética dos Agentes Públicos do Estado de Pernambuco, que considera conflito de interesses ganhos em favor de parentes até o segundo grau civil. No documento endereçado ao presidente do TCE, Valdecir Pascoal, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, é quem assina o documento, explicando que a solicitação de auditoria foi um pedido do colegiado.

“Sirvo-me do presente a fim de encaminhar-lhe o requerimento em anexo, oriundo de membros da Comissão de Saúde e de Assistência Social desta Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde é solicitado o envio a esta Corte de Contas, de um pedido para instauração de Auditoria Especial a fim de apurar a regularidade na contratação direta da Casa de Saúde e Maternidade Perpétuo Socorro Ltda., por parte da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco”, diz um trecho do texto. Do blog Cenário 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Buíque abre hoje o 2º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau

                 Durante quatro dias, entre 15 e 19 de maio, o município de Buíque, Agreste de Pernambuco, sedia o 2º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau. Com uma programação diversa e voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos e todas participantes, o evento contará com atividades culturais, apresentações artísticas, palestras, roda de conversa, contato com a natureza, oficinas e muito networking.

Segundo os organizadores o encontro promete superar todas as expectativas, levando a magia da natureza ao coração de todos e todas. Um grande Congresso que promete enriquecer ainda mais quem fomenta o turismo do nosso país chamado Pernambuco e fortalecer o turismo em Buíque.

Nesta quarta-feira (15), a partir das 16h, acontece o credenciamento dos participantes, seguido de apresentação cultural com o Toré da cultura Kapinawa (Aldeia Malhador, Kapinawa, PE), a partir das 18h; e abertura oficial pelo prefeito do município, Arquimedes Valença. Em seguida vem a apresentação do gestor do Parque Nacional do Catimbau (ICMBIO), Jailton Fernandes. A noite se encerra com apresentação dos Filhos da Montanha (Vale do Catimbau, Buíque, PE), às 20h. 

Entre a quinta-feira e o sábado, acontecem a realização das Trilhas (Serra das Torres, Trilha do Santuário e Trilha Roteiro Pré-História), além de estandes com a exposição de artesanato local, comidas típicas quilombolas e Kapinawá, apresentações culturais, palestras e rodas de conversas, entre outras atividades.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

2º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau

Quarta-feira, dia 15

Noite de abertura

- Credenciamento dos(as) primeiros(as) participantes do evento - 16h

- Boas vindas e apresentação do 2º Encontro de Ecoturismo (AGM) - 17h

- Apresentação cultural: Toré da cultura Kapinawa (Aldeia Malhador, Kapinawa, PE) - 18h

- Apresentação da Prefeitura de Buíque;

- ICMBIO, Apresentação do gestor do Parque Nacional do Catimbau - Jailton Fernandes - 19h

- Patrocinadores - 19:40

- Apresentação: Filhos da Montanha (Vale do Catimbau, Buíque, PE) - 20h.

 

Quinta-feira, dia 16

- Credenciamento de participantes - 8h

- Trilha da Serra das Torres - (R$60,00 por pessoa Opcional Com Guiamento, Pau de Arara e Taxas de Acesso inclusas) - 8:30h

- Apresentação de estandes (arte e artesanato local, comidas típicas quilombolas e Kapinawá) - 15h

- Apresentação cultural de Samba de Coco do grupo Resgate da Alegria (Comunidade Quilombola Mundo Novo - Buíque, PE) - 15:30h

- Palestra e roda de conversa com moradores e famílias do Mundo Novo - Divulgação das visitas ao Quilombo e turismo gastronômico - 16:30h

- Roda de conversa com Luis Cavalcanti Ramos, presidente da ACONTURC (Buíque, PE) - 18h

- Apresentação do projeto Trilhas sem barreiras com João Nascimento (João Guia) - 19h 

- Palestra com César Barmonte, site Oqqbuiquetem - História de Buíque e Cangaço local - 20h

- Apresentação cultural: Roda de poesia com artistas convidados - 21h

 

Sexta-feira, dia 17

- Credenciamento de mais participantes - 8h

- Trilha do Santuário -  (R$60,00 por pessoa Opcional Com Guiamento, Pau de Arara e Taxas de Acesso inclusas) - 8:30h

- Apresentação cultural: Sanfoneira do quilombo Mundo Novo (Julia Lorena) - 15h

- Palestra com Nanda Carvalho, SETULCE (Buíque, PE) sobre 15:30h

- Roda de conversa com Simone Souza (Vale do Catimbau, Buíque, PE) - 16:30h

- Palestra com Vanda Kapinawá sobre Gastronomia e Medicina natural (Projeto Regando Alimentação Viva) - 17:30h

- Palestra com Lika Souza (Maracaipe/PE), sobre: Ecoturismo como Ferramenta para a Conservação Ambiental. 18h

- Palestra com Elis Almeida do SEBRAE (Triunfo, PE), sobre Pertencimento e empoderamento no Turismo Local - 19h

- Apresentação cultural: Jam do forró e poesia - 20:30

 

Sábado, dia 18

- Credenciamento de mais participantes - 8h

- Trilha Roteiro Pré história - Pinturas Rupestres 

(R$60,00 por pessoa Opcional Com Guiamento, Pau de Arara e Taxas de Acesso inclusas) - 8:30h

- Apresentação cultural Banda de pífanos Os Cariris (Aldeia Pau Ferro Grosso, Kapinawa, PE) - 15:30

- Roda de conversa com Sebastião Alves, Tião Sertão (Arcoverde, PE), 

sobre: A Importância da Agroecologia e preservação da caatinga para o Ecoturismo - 16:30h

- Roda de conversa sobre agroecologia e a preservação do bioma Caatinga com Raul Brainer e Anna Guilhermina (Sítio Alcobaça - Buíque, PE) - 18h

- Palestra com Beto Guedes, (Porto de Galinhas/PE), sobre Turismo CO2 free nas áreas de preservação - 19h 

- Cerimônia de encerramento com apresentações culturais - SURPRESA - 20h

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/


Arcoverde com 2 finalistas no “Vem Cantar Forró” da TV Asa Branca

               Na tarde desta terça-feira (14), os jurados do "Vem Cantar Forró 2024", escolheram os seis finalistas que vão disputar a grande final do projeto do Grupo Asa Branca, no próximo dia 25 de maio, no Teatro do Shopping Difusora, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Os cantores arcoverdenses Macvanny Oliveira e Silvia Regina estão entre os finalistas.

A disputa contou com 10 apresentações dos semifinalistas e quatro deles se despediram da competição. A edição 2024 do projeto recebeu inscrições de artistas de todo o Nordeste e vai revelar a nova voz do ritmo do forró. Estilo musical que faz parte da cultura do povo nordestino e está presente nos mais diversos festivais de música do país.

Confira lista dos finalistas:

Morganna Bernardo

Elivelte Nunes

Macvanny Oliveira

Silvia Regina

Lucas Borba

Danny Hipolito 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

terça-feira, 14 de maio de 2024

Madalena inicia debates para construção de programa de governo em Arcoverde

               Com o título de “Construindo o Futuro: Propostas para desenvolver Arcoverde”, a pré-candidata a prefeita Madalena Britto e seu pré-candidato a vice, Gilsinho Duarte, ambos do PSB, deram início as reuniões temáticas para a formulação de propostas para o futuro programa de governo da socialista. Esse primeiro encontro tratou de temas ligados a área social, mulheres e juventude.

“Demos a largada inicial para construirmos nosso plano de governo, ouvindo os diversos segmentos de nossa sociedade, seja nas áreas sociais como saúde, educação, assistência, seja na área econômica como os empresários, comerciantes e todos que querem ver uma Arcoverde voltando a ser referência em desenvolvimento e trabalho em Pernambuco. Estamos firmes, construindo uma alternativa ouvindo o povo, porque é ele que vai nos ajudar a mudar Arcoverde”, disse Madalena.

Nesse primeiro encontro, diversos representantes da área social, de partidos e populares puderam expressar suas preocupação e sugestões para projetos e ações que deverão ser inseridos no plano de governo de Madalena e Gilsinho.

O encontro também contou com a presença da ex-prefeita e ex-presidente da Amupe, Rosa Barros, que deu seu testemunho como ex-gestora da cidade de Arcoverde e o futuro do município. Para o pré-candidato a vice, Gilsinho Duarte, essa é a grande oportunidade de ”traçar metas e buscar um futuro bem promissor para Arcoverde, principalmente pautando as futuras ações de acordo com os caminhos apresentados pela população”.

Segundo Madalena Britto, “é ouvindo o povo, os setores de nossa sociedade, que vamos poder acertar mais e errar menos, pois as ações, obras, projetos, vão nascer desses debates por segmentos e pela escuta do povo, nas ruas, nos encontros nos bairros e comunidades rurais. O futuro de Arcoverde a gente começa a fazer agora”, finalizou.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Soso pode repetir Sport pela terceira vez contra o Ituano

                Diante de tantas mudanças promovidas no decorrer da temporada, Mariano Soso parece ter encontrado o time ideal do Sport e deve colocá-lo em campo, pela terceira vez seguida, nesta quarta-feira, contra o Ituano.

Em momentos díspares na Série B, o Leão visita o Galo de Itu às 19h, no Novelli Júnior. Os pernambucanos estão embalados com quatro vitórias seguidas e na liderança, enquanto os paulistas vêm de quatro derrotas seguidas e amargam a lanterna.

Levando em consideração o contexto do jogo e da crescente do time, uma provável mudança na formação do Sport pode ser Titi Ortíz substituindo Alan Ruiz em função das entradas positivas recentes: em seis jogos, marcou um gol e deu três assistências.

No último jogo, 4 a 1 diante do Brusque, o argentino guardou e ainda deu passe para gol. Salvo exceção de Ortiz, é improvável que ocorram mudanças em atacado, a não ser que algum imprevisto de última hora, como lesões, aconteçam.

Com o elenco praticamente completo em mãos, o técnico Mariano Soso tem apenas dois jogadores como ausências: os volantes Fábio Matheus e Pedro Martins, que se recuperam de lesão. Foto: Paulo Paiva/Sport/g1

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Ernandes lança pré-candidatura nos braços do povo em super evento em Venturosa

             No último sábado (11), o ex-prefeito de Venturosa, Ernandes Albuquerque (PL), levou milhares de pessoas que lotaram a quadra governador Eduardo Campos, no Loteamento Bacuarau, no lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura do município. Durante o evento, também foi anunciado o nome do pré-candidato a vice-prefeito, o Professor Almeidinha. O lançamento foi reforçado pela presença do presidente estadual do partido, Anderson Ferreira, e do deputado federal André Ferreira, além do jovem Bruno Marques e do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques.

O evento também marcou o lançamento da futura chapa de candidato a vereadores e vereadoras do PL.  Ernandes, ex-prefeito e atual vice, ressaltou os feitos de sua gestão anterior, reconhecida pelos grandes projetos em toda a cidade.

"Não se pode apagar nossa história nem as obras que realizamos. Venturosa não se renderá a nenhum projeto de poder; faremos uma gestão ainda mais robusta, transformando a vida de nosso povo, buscando a geração de empregos, o fortalecimento da saúde e o reforço da segurança, além de um investimento nas áreas sociais e na juventude que precisa ter um olhar especial. Nosso nome, surge da vontade do povo e não de quatro paredes de quem pensa que manda em Venturosa”, disse.

O Professor Almeidinha destacou o legado de Ernandes e que sua chegada na futura chapa oposicionista acontece para reforçar o compromisso do grupo com os sonhos, projetos e aspirações do povo venturosense. “Ernandes tem história, um legado inegável e principalmente, respeito pelas pessoas, trabalho e está sempre presente ao lado do povo”, afirmou.

Durante o evento, Anderson Ferreira enalteceu o legado do vice-prefeito: "Ernandes já contribuiu muito por Venturosa e agora retorna para realizar ainda mais, superando suas próprias conquistas", afirmou o presidente do PL. Sentimento que foi compartilhado pelo jovem Bruno Marques, para quem Ernandes representa o “futuro com experiência, segurança e muito trabalho”. 



CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

sábado, 11 de maio de 2024

Arcoverde anuncia programação do São João 2024

                O prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), anunciou na noite desta sexta-feira (10) a programação do São João 2024, de 18 a 28 de junho, marcando o último ano de sua gestão. Na grande principal da festa, que acontece na Praça da Bandeira, a grande maioria das atrações são de bandas e cantores regionais. O anúncio foi feito na Praça Winston Siqueira e contou ainda com shows de Silvia Regina, Coco Trupé de Arcoverde e Ciro Santos.

No ano passado, o São João de Arcoverde teve 13 dias de festa no palco principal, sendo realizado entre os dias 16 e 28 de junho. Antes disso, os visitantes também puderam aproveitar as festas locais no Povoado de Ipojuca, distrito da cidade, com a tradicional Festa de Santo Antônio.

Em 2024, os principais nomes da festa são Tarcísio do Acordeon que abre a festa no dia 18 de junho. Ainda tem Priscila Sena, Raphaella Santos, Maria Clara, Maciel Melo, Limão com Mel, Henry Freitas e Léo Magalhães, entre outros. Confira abaixo a programação completa já confirmada.

Programação

Dia 18/06

- Quadrilha junina portal do sertão

- Coco Trupé

- Fulô de Mandacaru

- Tarcísio do Acordeon

 

Dia 19/06

- Silvia Regina

- Priscila Sena

- Raphaela Santos

 

Dia 20/06

- George Silva

- Capim com Mel

- Mano Walter

 

Dia 21/06

- Nanara Belo

- Maria Clara

- Luan Douglas

 

Dia 22/06

- Ciro Santos

- Assisão

- Eliane Rainha do Forró


Dia 23/06

- Coco Raízes de Arcoverde

- Maciel Melo

- Geraldinho Lins


Dia 24/06

- Forró de Candeeiro

- Cristina Amaral

- Live Moraes e Nena

 

Dia 25/06

- Festival de Quadrilhas

- Festival da Fé

 

Dia 26/06

- Mazinho de Arcoverde

- Wallas Arraes

- Iguinho e Lulinha

 

Dia 27/06

- Kaik Góis

- Limão com Mel

- Henry Freitas

 

Dia 28/06

- Coco Irmãs Lopes

- Fabynho Testado

- Léo Magalhães

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/