segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Aumento do ICMS deve elevar preço dos combustíveis em Pernambuco nos próximos dias

             Os consumidores pernambucanos devem sentir no bolso, já na próxima semana, os efeitos do aumento do ICMS sobre os combustíveis, autorizado a partir do dia 1º de janeiro. A medida, definida pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), impacta diretamente a gasolina e o diesel, com reajustes de R$ 0,10 e R$ 0,05, respectivamente.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindcombustíveis-PE), Alfredo Pinheiro Ramos, o reajuste já começou a ser registrado nas notas fiscais das distribuidoras, o que deve refletir gradualmente no preço final ao consumidor.

“Aumento nunca é bom, pois impacta diretamente nos nossos custos operacionais. A gente acredita que os impactos poderão ser sentidos a partir da próxima semana, quando o mercado começar a repor seus estoques e, consequentemente, fazer suas contas”, explicou.

Ramos ressalta que o repasse não acontece de forma imediata ou linear. Segundo ele, o aumento do imposto incide inicialmente sobre as distribuidoras, e os postos precisam reajustar os preços para manter o capital de giro e garantir a reposição dos combustíveis.

“Se o custo sobe 10 centavos, o posto é obrigado a repassar para conseguir comprar o próximo caminhão. Sem repasse, o capital de giro do posto é ‘comido’ pela inflação do combustível”, afirmou.

Ainda não há uma estimativa oficial sobre o valor exato que será repassado ao consumidor nas bombas. O Sindcombustíveis-PE explica que, embora o percentual do ICMS seja igual para todos, cada posto possui uma estrutura de custos diferente e decide quanto consegue absorver.

“Esses 10 centavos nunca chegam puros na bomba. Eles carregam o aumento proporcional das taxas de cartão, impostos e perdas operacionais. Por isso, no final, o ajuste precisa ser do tamanho dos seus custos”, concluiu Ramos. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário