Segundo
Aníbal, o governador teria atribuído ao atual governo estadual a entrega de um
trecho que, de acordo com ele, já estava cerca de 80% concluído antes do início
da gestão de Tarcísio. O ex-senador destacou ainda que as demais etapas do
Rodoanel foram executadas por governos anteriores.
De
acordo com o histórico citado por Aníbal, o Rodoanel Oeste foi construído
durante o governo de Mário Covas, enquanto os trechos Sul e Leste foram
executados nas gestões de Geraldo Alckmin e José Serra. Já o trecho Norte teria
sido iniciado por Alckmin, mas não concluído nas administrações seguintes de João
Doria e Rodrigo Garcia.
“O governador inaugurou apenas metade do trecho Norte e
não entregou a obra completa”,
afirmou Aníbal, ao criticar o discurso oficial apresentado no evento.
O
ex-parlamentar também questionou a atuação de Tarcísio quando esteve à frente
do Ministério da Infraestrutura, no governo Jair Bolsonaro. Segundo ele, a
renovação da concessão das ferrovias da Vale teria sido realizada por um valor
considerado baixo, estimado em R$ 600 milhões.
Aníbal
destacou que, após a reabertura do caso pelo atual governo federal, a
mineradora já teria pago R$ 4 bilhões, com negociações em andamento que podem
alcançar mais R$ 14 bilhões. Para o ex-senador, a diferença evidencia falhas na
avaliação do valor da concessão à época.
As declarações repercutiram no meio político e reacendem o debate sobre a condução de grandes obras de infraestrutura e concessões públicas em São Paulo.
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