segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Anvisa determina apreensão e proibição de diversos suplementos alimentares irregulares

             A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou recentemente uma operação de fiscalização que resultou na apreensão e proibição de comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso de diversos suplementos alimentares irregulares vendidos em diferentes regiões do país.

Entre os produtos afetados estão Cúrcuma Cápsulas 500mg, Chá Verde (Extrato Seco de Camellia Sinensis) e Centella Asiática, fabricados pela Verde Flora Produtos Naturais Ltda.. Segundo a Anvisa, os suplementos eram anunciados e vendidos sem registro, notificação ou cadastro na Agência, o que configura infração sanitária grave.

A ação de fiscalização ocorreu após uma operação conjunta, realizada em agosto, entre a Anvisa e a Vigilância Sanitária (Visa) de Itapemirim (ES), que já havia interditado um galpão utilizado pela empresa para a produção clandestina dos suplementos.

Além desses produtos, a Anvisa também determinou a suspensão de cinco suplementos de empresa não identificada, incluindo:

Creatine Powder 100% Pure (1kg) – Muscle Supp Suplementos

Whey Gourmet (900g)

Nitro Way 3W (1,8kg)

Segundo a fiscalização, os rótulos dos suplementos apresentavam informações de empresas que não eram responsáveis pela fabricação, caracterizando falsificação ou produção clandestina.

Outros suplementos também foram alvo de medidas da Anvisa:

Feno Grego Prevent, da Suplemais Indústria de Suplementos Nutricionais Ltda. – ME

DHT Blocker Fotisolution 5X, da Capsul Brasil Indústria e Comércio Ltda.

No caso do Feno Grego Prevent, o ingrediente descrito no rótulo não atende integralmente aos requisitos de identidade, pureza e composição estabelecidos pela Anvisa, enquanto o DHT Blocker Fotisolution 5X – Spray e Líquido Sublingual contém ingredientes não avaliados previamente, tornando seu uso sublingual ou tópico inseguro para os consumidores.

A Anvisa reforça que todos os lotes dos produtos mencionados devem ser recolhidos imediatamente, e que a venda, distribuição, fabricação ou propaganda destes suplementos é proibida em todo o território nacional.

A medida destaca a importância de que consumidores verifiquem sempre o registro e a procedência de suplementos alimentares, priorizando produtos com garantia de segurança e regulamentação pela Anvisa. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário