sexta-feira, 16 de maio de 2025

Pernambuco dá passo estratégico na matriz energética com novo terminal de GNL em Suape

           Pernambuco se consolida cada vez mais como um polo estratégico na matriz energética do Brasil com a formalização de um importante contrato internacional. A empresa OnCorp assinou, na quinta-feira (15), em Nova York, um acordo com uma multinacional do setor marítimo para o afretamento de uma Unidade Flutuante de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (FSRU). A embarcação atuará no Complexo Industrial Portuário de Suape, ampliando a capacidade de oferta e armazenamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Nordeste.

A assinatura do contrato contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e do presidente da OnCorp, João Mattos, durante missão internacional da comitiva pernambucana nos Estados Unidos. O investimento no projeto é estimado em R$ 2 bilhões e deverá gerar cerca de 240 empregos diretos e indiretos. As obras de infraestrutura que possibilitarão a operação do FSRU já foram iniciadas, com previsão de conclusão até o final de 2026.

“A assinatura deste contrato é um passo histórico para a consolidação de Pernambuco como polo energético do Nordeste. O Terminal de Suape será um diferencial estratégico na matriz energética do Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra. “A parceria da OnCorp, junto com a Shell, é a prova de que estamos prontos para receber grandes investimentos e gerar desenvolvimento sustentável para o nosso povo”, completou.

A unidade FSRU é uma embarcação com avançada tecnologia que atua como um terminal flutuante de regaseificação, recebendo GNL em estado líquido, armazenando e depois vaporizando-o para ser distribuído. O diretor de desenvolvimento e gestão portuária de Suape, Rinaldo Lira, explica que o navio utiliza a água do mar para aquecer o gás liquefeito, transformando-o em estado gasoso e facilitando o transporte via dutos ou caminhões para as indústrias termoelétricas e outros segmentos consumidores.

“Esse é um passo fundamental para transformar Suape no principal hub de combustíveis e gás do Nordeste”, afirma Lira.

A operação também representa a diversificação de fornecedores de GNL, o que deve promover maior competitividade nos preços do insumo e estimular a atração de novas empresas para o estado. A chegada da unidade também consolida Suape como o primeiro terminal multiusuário de GNL do Brasil, um marco inédito no setor energético nacional.

Além do fortalecimento da infraestrutura energética, a iniciativa também está alinhada com os esforços de transição para uma matriz mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis altamente poluentes. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário