quarta-feira, 2 de abril de 2025

Pesquisa aponta piora na avaliação do governo Lula e preferência por Bolsonaro cresce

             Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) revelou uma piora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 43% dos eleitores consideram a gestão do petista pior do que a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 39% avaliam o atual governo como melhor. Outros 15% afirmaram que ambos os governos são iguais, e 3% não souberam responder.

O cenário atual representa uma mudança em relação à pesquisa anterior do instituto, realizada em dezembro de 2023. Naquele levantamento, 42% avaliavam o governo Lula como melhor que o de Bolsonaro, enquanto 37% preferiam a gestão do ex-presidente. Já 20% consideravam os governos equivalentes, e 3% não souberam opinar.

A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 eleitores em 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro do estudo é de dois pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.

Aprovação do governo - Outro dado relevante apontado pelo levantamento é a queda na aprovação da gestão de Lula. Atualmente, 56% dos entrevistados desaprovam o governo, enquanto 41% o aprovam. Outros 3% não souberam responder. Esse é o pior índice de aprovação desde o início do atual mandato, em janeiro de 2023.

Quando questionados sobre a avaliação da gestão, 41% dos eleitores classificaram o governo como negativo, 27% consideraram positivo e 29% avaliaram como regular. Outros 3% não souberam opinar.

Comparação - A pesquisa também perguntou aos entrevistados como avaliam a terceira gestão de Lula em comparação com seus mandatos anteriores (2003-2010). Para 53% dos brasileiros, o atual governo é pior que os anteriores, enquanto 23% o consideram igual. Apenas 20% avaliam a terceira passagem do petista pelo Planalto como a melhor. Os que não souberam responder somam 4%.

Os dados refletem um momento de desafios para o governo Lula, que enfrenta críticas em diversas áreas e uma crescente insatisfação popular. A pesquisa indica um cenário político polarizado e um possível impacto na popularidade do presidente ao longo dos próximos meses. Foto: Ricardo Stuckert

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário