segunda-feira, 29 de abril de 2024

Justiça pernambucana tira do ar Blog do Ricardo Antunes

Por Luiz Roberto Marinho

Prevaleceram a obscuridade e o abuso de poder. O site do Blog do Ricardo Antunes, um dos mais acessados em Pernambuco, foi colocado fora do ar, por decisão judicial, numa clara afronta à liberdade de informação consagrada na Constituição. A qualquer momento, esse Instagram também pode ser derrubado.

O corte nas redes sociais do jornalista Ricardo Antunes faz parte de decisão da juíza Andrea Calado da Cruz, da 11ª Vara Criminal do Recife, considerada excessiva e ilegal por entidades de jornalistas, juristas e advogados ligados ao tema da liberdade de expressão.

O editor do Blog, acusado de difamação e injúria pelo Ministério Público, num processo movido por um promotor denunciado por tentar comprar ilegalmente um terreno na ilha de Fernando de Noronha, teve o apoio de entidades de classe relevantes, como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e Sinjope (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco).

Todas as denúncias foram comprovadas e estão em outros sites como o G1 PE e o Antagonista que replicaram as informações exclusivas de Ricardo Antunes.

Paralelamente à aberração jurídica da juíza Andrea Calado Cruz, o julgamento do habeas corpus impetrado por Ricardo Antunes no Tribunal de Justiça de Pernambuco, que pressupõe urgência, se arrasta há três dias.

O desembargador de plantão alegou suspeição no julgamento e o segundo desembargador, designado por sorteio, sob a alegação de que o jornalista ainda não havia sido detido, por se encontrar na Espanha, repassou o julgamento a um terceiro desembargador. O nome dele é Isaías Andrade Lins Neto, da 2ª Câmara Criminal do TJ.

Espera-se uma decisão nesta terça-feira, mas informações dão conta de que o mesmo só será julgado após o feriado da quarta-feira (1).

Antunes se encontra na Espanha e impedido de voltar ao Brasil com a ordem de prisão. Amigos e jornalistas estão fazendo uma "vaquinha" para custear as despesas durante o exílio forçado. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário