sexta-feira, 22 de março de 2024

Câmara de Itaíba vira palco de desrespeito à democracia por parte de presidente

               Se alguém pensa que a direção da Câmara de Itaíba poderia ficar pior, ela se superou nesta quinta-feira (21), ao promover uma verdadeira aberração e afronta à democracia, numa cena lamentável de desrespeito aos princípios éticos do Poder Legislativo, denuncia os vereadores da bancada governista. O Presidente da Casa, vereador Eraldo Pequeno, concedeu espaço na tribuna a um ex-assessor, Jandilson Gomes, que anteriormente havia proferido ataques grosseiros e ofensivos contra os vereadores da cidade.

O ex-diretor legislativo, Jandilson, foi exonerado por ter agredido os vereadores em redes sociais, utilizando linguagem chula e desrespeitosa em áudios que circularam amplamente nas redes sociais. Apesar disso, o presidente da câmara autorizou sua participação na sessão sem que um requerimento autorizando fosse sequer deliberado pelo plenário, evidenciando uma postura ditatorial, autoritária e unilateral, o que infelizmente tem se tornado rotina na Casa Legislativa Gerson de Albuquerque Maranhão, segundo alguns vereadores consultados.

“É inaceitável que o presidente justifique sua autorização com base em dispositivos inexistentes no regimento interno da Casa, como o argumento de que o requerimento protocolado com 48 horas de antecedência dispensaria a necessidade de aprovação pelo plenário. Tal postura não apenas desrespeita as normas internas, mas também demonstra total desprezo pela ética e pelo bom funcionamento da democracia”, ressalta o vereador Marcelo Pilota, líder da bancada governista na casa legislativa.

Diante da afronta aos princípios democráticos e ao próprio regimento interno da câmara, os vereadores, liderados pelo vereador Marcelo Pilota, tomaram uma posição firme e decidiram não compactuar com a falta de respeito à instituição e aos seus colegas parlamentares promovida pela presidência da Câmara. Marcelo e outros vereadores, incluindo Cláudio do Jirau, Dindo de Zé de Sérgio, Lula do Doce, Essio Tenório e Normando Feitosa, optaram por se retirar do plenário em um gesto de protesto legítimo e necessário.

“É preciso repudiar veementemente a postura do Presidente Eraldo Pequeno, que não apenas desrespeitou as normas democráticas e o regimento interno da câmara, mas também feriu a dignidade e a integridade dos vereadores ao conceder voz a alguém que anteriormente os agrediu com palavras de baixo calão”, afirmaram os integrantes da bancada.

Os recentes acontecimentos demonstram que a presidência da Câmara de Vereadores de Itaíba vem transformando a casa legislativa em um cenário de arbitrariedades, algo que deve ser repudiado pelos cidadãos itaibenses que defendem a democracia e o respeito às instituições. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário