quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Covid-19: cientistas recomendam volta do uso de máscaras

                   Cientistas ingleses estão orientando que as pessoas voltem a usar máscaras por causa do surgimento de uma nova variante da Covid-19. A subcepa da Ômicron, chamada de BA.6, tem gerado preocupação pela alta capacidade de mutação. Segundo informações do jornal The Mirror, essa variante só foi identificada até agora em dois países: Dinamarca e Israel. No entanto, os pesquisadores estão em alerta e monitoram a subcepa pelo mundo.

A especialista em saúde primária da Universidade de Oxford Trisha Greenhalgh comentou sobre a subcepa. "Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras", escreveu a médica no Twitter. 

A professora de matemática da University College London Christina Pagel afirmou que, apesar da análise dos dados indicar que "está cedo" para de fato os países voltarem a exigir o uso de máscaras, a nova variante tem capacidade de mutação que a torna diferente das cepas Ômicron anteriores — que acende o risco de uma nova onda de covid-19.

Em artigo de opinião publicado no site British Medical Journal, a professora Pagel argumenta que uma nova onda da doença agravaria a situação de hospitais do Reino Unido. "Dada a proteção contra vacinas e infecções anteriores, é improvável que essa onda cause um grande aumento nas internações ou mortes. No entanto, qualquer aumento na carga hospitalar é uma má notícia, dadas as listas de espera recordes para diagnóstico e tratamento e esperas persistentemente altas nos hospitais para internação", disse a especialista.  

Outra nova subvariante da covid-19, a EG.5, conhecida popularmente como Éris, também vem chamando a atenção de autoridades de saúde à medida que casos crescem globalmente e que ela se torna dominante em países como Estados Unidos e Reino Unido. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário