sexta-feira, 7 de abril de 2023

Pernambuco inicia campanha de imunização contra gripe nesta segunda-feira

                  Nesta segunda-feira (10), Pernambuco, assim como todo o país, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) que tem mais de 3,5 milhões de pessoas como parte dos grupos elegíveis para receber o imunizante. Em 2022, por causa da baixa cobertura vacinal entre o público prioritário, o estado autorizou a ampliação da imunização. 

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) já realizou a distribuição das doses do imunobiológico e das seringas de aplicação para que os municípios pernambucanos realizem suas estratégias até o dia 31 de maio, data da finalização da mobilização nacional. O Estado já recebeu do Ministério da Saúde 552 mil doses para iniciar a vacinação do público-alvo. De acordo com o cronograma divulgado pelo órgão federal, novas remessas serão encaminhadas ao Estado nas próximas semanas.  

Estão inseridos nos grupos prioritários os idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; crianças (6 meses a menores de 6 anos); gestantes e puérperas; Povos Indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade e Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 

Pernambuco identificou 271 amostras com resultado detectável para a gripe, sendo 90 do tipo A (88 do subtipo H1N1, 1 para H3N2 e 1 não subtipado) e 181 amostras detectadas para influenza tipo B. É importante destacar que a vigilância da influenza não é universal. Esta vigilância se dá por meio dos casos hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave (srag) e de acordo com dados da SES-PE, até o momento, cinco óbitos prováveis da síndrome respiratória aguda grave por influenza ocorreram no estado.

A influenza é uma infecção viral e que possui uma transmissibilidade acentuada podendo se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive levar ao óbito. A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.

O objetivo da campanha é proporcionar a redução de novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelo vírus da influenza. A meta, definida pelo Ministério da Saúde, é atingir a cobertura vacinal de 90% da população-alvo. Diferente do que aconteceu em campanhas anteriores, nesta todos os grupos elegíveis podem se vacinar de maneira simultânea, não havendo mais a realização da vacinação por etapas. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário