sábado, 25 de fevereiro de 2023

CMB pede ao STF suspensão do piso da Enfermagem

                  A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) enviou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse mantida a suspensão dos efeitos da lei que garante o piso salarial da enfermagem.

O Projeto de Lei nº 2564 foi aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado, mas o STF suspendeu após votação sob alegação de que informasse a fonte de custeio para que fosse implementado
o valor.

A petição protocolada pelo CMB informa que o impacto seria maior nas entidades filantrópicas, visto que haveria uma deterioração das contas causadas pela diferença nos números da tabela do SUS.

A Confederação diz que, para que haja a implementação do piso da enfermagem, serão gastos R$ 6,2 bilhões anuais e que, por este motivo, não é possível custear os valores fixados pelo PL 2564.

A CMB afirma que o Congresso, ao aprovar a Lei, agiu "de forma irresponsável":

“Ao aprovar Lei [do piso salarial da enfermagem] que tinha o potencial de colapsar a saúde brasileira, o Congresso Nacional agiu de forma irresponsável sob a perspectiva não apenas financeira, mas também institucional”, diz o documento.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) publicou no último dia 14, que uma Medida provisória está mais perto de ser concluída:

"Esta é a fase final da elaboração de uma Medida Provisória, para que essa medida possa ser editada, e entrar em vigor o piso da enfermagem. A nossa expectativa é que o prazo seja curtíssimo", disse a deputada. 

O STF havia estabelecido que o dia 28 de fevereiro era o prazo final para que recursos que justifiquem a implementação do piso salarial da enfermagem fossem entregues.

De acordo com o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), a implementação será feita no mês de março de 2023. Caso não haja nenhuma definição, a categoria poderá deflagrar uma greve geral.

As lideranças da categoria deram o prazo ao governo para o pagamento até o dia 10 de março.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário