sábado, 30 de maio de 2020

Itaíba recebe equipamento de última geração para exames do Covid-19


           Um dos principais investimentos feito pela prefeita Regina Cunha (Podemos) no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus se concretizou esta semana com a chegada do Analisador i-CHROMA II, Leitor portátil de imunoensaio de Fluorescência. O equipamento que tem capacidade de leitura para até 40 testes por hora já está sendo instalado no Hospital Municipal João Vicente.

Segundo o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, o ‘i-CHROMA II’ realiza testes por imunofluorescência para detecção de IgG/IgM anti-SARS-COV-2 em amostra total de sangue/soro/plasma.

“Itaíba tem hoje, em toda essa região, um equipamento de ponta que vai nos permitir detectar se a pessoa está com o Covid-19 com até 05 dias após os sintomas e a determinação é priorizar esse atendimento a pacientes do grupo de risco e em idosos. É um exame caro que na rede privada custa hoje R$ 300 e que vamos disponibilizar a nossa população de forma gratuita”, afirmou Pedro Teotônio.

Além da aquisição de equipamentos para o Hospital Municipal João Vicente, a prefeita Regina Cunha garantiu a implantação de 13 leitos de retaguarda para atender aos pacientes do novo coronavírus na unidade de saúde. Outros equipamentos também estão sendo adquiridos para o hospital de forma a ampliar o atendimento à população. Recentemente chegou mais um ventilador pulmonar, conhecido como respirador mecânico. 

Itaíba tem hoje 15 casos confirmados para o Covid-19 no município, além de 33 suspeitos. Do total de confirmados, 04 já foram recuperados e outros 10 estão em tratamento. Uma pessoa chegou a falecer devido ao novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário