quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Transporte aéreo pode enfrentar instabilidades com indicativo de greve de pilotos e comissários

             O transporte aéreo brasileiro pode enfrentar instabilidades já no início da próxima semana, na reta final de 2025. O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) anunciou estado de greve e convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para a próxima segunda-feira (29), quando pilotos e comissários irão decidir se a categoria irá paralisar as atividades.

A assembleia está marcada para 9h30, na sede do sindicato, em São Paulo, e ocorre após a rejeição da proposta apresentada pelas companhias aéreas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em negociação mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A votação, encerrada na última segunda-feira (22), teve resultado apertado, segundo o SNA: 49,31% dos aeronautas votaram contra a proposta patronal, 49,25% foram favoráveis e 1,44% se abstiveram. Entre as principais reivindicações da categoria estão reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho.

Neste momento, a possibilidade de greve envolve apenas as companhias Azul e Gol. Já a Latam não deve ser impactada, uma vez que pilotos e comissários aprovaram os acordos coletivos propostos pela empresa em votação realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, afastando o risco de paralisação.

Caso a greve seja aprovada, o movimento poderá afetar voos em todo o país, especialmente em um período de grande fluxo de passageiros, exigindo atenção redobrada dos usuários do transporte aéreo. 

👉 Acompanhe mais notícias em nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário