O trecho que liga Salgueiro,
no Sertão, ao Porto de Suape, no Litoral Sul, tem cerca de 540 quilômetros de
extensão e é considerado fundamental para o desenvolvimento logístico e
econômico do estado. O primeiro lote a ser licitado — o SPS-4 — compreende 73
quilômetros entre Custódia e Arcoverde, no Sertão.
Durante entrevista ao
programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renan
Filho destacou o papel do governo federal na decisão de reintegrar Pernambuco à
malha da Transnordestina.
“A boa nova é que o
presidente Lula tomou a decisão de não retirar Pernambuco da estratégia de
desenvolvimento do Nordeste ferroviário, e reincluiu o braço de Pernambuco, que
vai de Salgueiro a Suape”, afirmou o ministro.
Segundo ele, o edital será
lançado por videoconferência, para ampliar a participação de autoridades e
empresas interessadas.
“No dia em que o
contrato estiver assinado, depois da licitação feita, eu vou estar presente em
Pernambuco para dar a ordem de serviço e retomar as obras”,
completou.
A expectativa é de que os
trabalhos comecem logo após a conclusão do processo licitatório.
Durante evento em
comemoração ao Dia do Servidor Público, a governadora Raquel Lyra celebrou o
anúncio e destacou o empenho do governo estadual na articulação pela retomada
das obras.
“Estou feliz porque
está sendo cumprido um cronograma feito desde o início do nosso mandato. Em
2022, o trecho de Pernambuco havia sido retirado do contrato da empresa
privada. Nós fomos à luta, colocando esse tema como uma das três grandes
prioridades do nosso estado. Agora teremos a ferrovia retomada, com recursos
públicos e edital lançado. A expectativa é que as obras comecem já no primeiro
trimestre do próximo ano”, afirmou.
Com um investimento estimado
em R$ 15 bilhões, a Transnordestina é um dos maiores projetos estruturantes do
país. A ferrovia terá mais de 1.200 quilômetros de extensão, ligando Eliseu
Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com ramal até Suape (PE), atravessando 53
municípios.
A previsão é de que o trecho
de 580 quilômetros entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE) entre em operação ainda
em 2025, fortalecendo a integração econômica e o escoamento da produção
agrícola e industrial pelo Nordeste.
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