O valor de referência é de R$
415 milhões para os 73 quilômetros de extensão do trecho. A abertura das
propostas está marcada para o dia 8 de janeiro de 2026, e o início das obras
está previsto para o início do mesmo ano. Consórcios com até três empresas
poderão participar da licitação.
Segundo o ministro dos
Transportes, Renan Filho, o trecho pernambucano contará ainda com os lotes
SPS-7 e SPS-5, ambos com 53 km, cuja licitação deve ocorrer também em 2026. “Os
três lotes terão investimentos de R$ 1,5 bilhão em Pernambuco, dentro do Novo
PAC. Nossa meta é concluir a ferrovia no estado até 2029”, afirmou.
Presente no anúncio, a governadora
Raquel Lyra ressaltou a importância da retomada das obras.
“A parceria entre o
governo estadual e o governo federal foi retomada. Pernambuco perdeu muito ao
longo dos anos pela falta de diálogo e de construção coletiva. A
Transnordestina é um sonho de milhares de pernambucanos e símbolo da nossa
vocação logística para o futuro do Nordeste”,
destacou.
O ministro dos Portos e
Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou o impacto econômico do empreendimento.
“A retomada da
Transnordestina é estratégica. Vamos mais que dobrar a capacidade operacional
do Porto de Suape, fortalecendo a fruticultura do São Francisco, o polo
gesseiro do Araripe e a piscicultura. É um passo fundamental para o
desenvolvimento sustentável de Pernambuco”,
afirmou.
Atualmente, 179 km da
ferrovia já estão concluídos no estado, o que representa 38% da obra. A
Transnordestina vai reduzir custos logísticos e ampliar o escoamento da
produção agrícola, mineral e industrial de toda a região.
Com investimento total estimado em R$ 15 bilhões, a ferrovia terá 1.200 km de extensão, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com um ramal até Suape (PE). No total, o empreendimento atravessará 53 municípios nordestinos, fortalecendo a integração produtiva entre os estados e abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento do interior.
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