quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Datafolha: Marília Arraes e Humberto Costa lideram disputa pelas duas vagas ao Senado em Pernambuco

                A disputa pelas duas vagas ao Senado Federal que estarão em jogo nas eleições de 2026 já começa a ganhar contornos definidos em Pernambuco. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29), encomendada pela Rádio CBN, a ex-deputada federal Marília Arraes (SD) e o senador Humberto Costa (PT) aparecem como os nomes mais fortes na corrida eleitoral, liderando as intenções de voto em todos os três cenários simulados pelo instituto.

No primeiro cenário, Marília desponta na frente com 39% das intenções de voto, seguida por Humberto Costa, que soma 26%. Na sequência aparecem Miguel Coelho (UB) com 19%, Eduardo da Fonte (PP) com 18%, e Armando Monteiro Neto (Podemos) e Gilson Machado (PL) empatados, ambos com 12%.

Outro empate ocorre entre Anderson Ferreira (PL) e Silvio Costa Filho (Republicanos), cada um com 10%. Mais atrás, estão Jô Cavalcanti (PSOL), com 4%, e Fernando Dueire (MDB), com 3%.
Ainda há espaço para mudanças, já que 16% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo e 4% estão indecisos em relação à primeira vaga. Para a segunda, brancos e nulos somam 21%, e 7% não responderam.

No cenário 2, a ex-deputada amplia sua vantagem, chegando a 42%, contra 29% de Humberto Costa. Em seguida, aparecem Miguel Coelho (21%), Eduardo da Fonte (20%), Armando Neto (15%), Anderson Ferreira (13%), Jô Cavalcanti (4%) e Fernando Dueire (3%).
Brancos e nulos somam 17% para a primeira vaga e 24% para a segunda, com 4% e 7% de indecisos, respectivamente.

Já o terceiro cenário confirma a tendência de consolidação de Marília e Humberto. A socialista lidera com 40%, enquanto o petista aparece com 30%. Eduardo da Fonte (25%), Armando Neto (16%), Gilson Machado (15%), Silvio Costa Filho (11%), Jô Cavalcanti (4%) e Fernando Dueire (4%) completam a lista.
Neste caso, 17% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo na primeira vaga, e 25% na segunda; 5% e 8% não souberam responder.

Realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, a pesquisa Datafolha ouviu 1.022 eleitores em todas as regiões do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento confirma o peso político de Marília Arraes e Humberto Costa, dois nomes que simbolizam trajetórias consolidadas na esquerda pernambucana e que podem se enfrentar em uma disputa direta ou caminhar lado a lado, dependendo das alianças que se desenharem até 2026.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário