Na última quarta-feira (03),
o diretor de jornalismo do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), Laurindo
Ferreira, esteve no campus Anísio Teixeira, da Fundaj, em Apipucos, Recife,
para conhecer os detalhes da iniciativa.
O projeto foi aprovado em
edital nacional da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), vinculada ao Ministério
da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Ministério da
Cultura (Minc). A proposta vencedora foi apresentada pelo Centro de
Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra), da Fundaj.
Com um investimento de R$
5,5 milhões, a execução ficará a cargo da Fundação Apolônio Salles de
Desenvolvimento Educacional (FADURPE). O trabalho não se limita à
digitalização: também envolve ações de preservação, restauração, pesquisa e
divulgação de acervos históricos e culturais.
Segundo o diretor de
Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj, Túlio Velho Barreto, embora o
Cehibra possua um acervo vasto, com estimativa entre 800 mil e 1 milhão de
documentos, a digitalização do Jornal do Commercio foi definida como
prioridade.
“O JC tem uma
tradição grande de relacionamento com a Fundação. Retomar essa parceria é muito
importante pra gente, que está dando um passo significativo para transformar
todo o conteúdo do jornal acessível para todos”,
afirmou.
O diretor lembrou ainda que
a parceria entre o jornal e a Fundaj já rendeu pesquisas e trabalhos de grande
impacto em áreas como violência, cultura, alimentação do Nordeste e política,
resultando em reportagens, livros e prêmios.
Com a digitalização,
pesquisadores, estudantes, jornalistas e a sociedade em geral terão acesso
irrestrito a mais de um século de informações sobre Pernambuco e o Brasil,
fortalecendo a preservação da memória coletiva e estimulando novos estudos.
A iniciativa coloca o JC e a Fundaj na vanguarda da preservação digital, garantindo que a história não apenas seja preservada, mas também compartilhada com futuras gerações em qualquer lugar do mundo.
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