domingo, 31 de agosto de 2025

Educação avança e é um dos destaques no IGM-CFA 2025 de Itaíba

             O município de Itaíba, no Agreste Meridional de Pernambuco, alcançou resultados expressivos no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) 2025, especialmente no eixo da Educação, consolidando-se como referência em gestão pública eficiente e transparente. A pontuação geral da área avançou, refletindo um conjunto de ações estratégicas e investimentos que vêm transformando a realidade educacional da cidade sob a liderança do secretário Paulo Bruno.

De acordo com o levantamento, Itaíba registrou taxa zero de abandono escolar, outro dado que evidencia o avanço é a ampliação da cobertura de creches, que chegou a 20,86%, e a redução da distorção idade-série para 20,40%. A evolução do IDEB é um dos desafios pós pandemia. 

Segundo o secretário Paulo Bruno, o desempenho positivo não é fruto do acaso, mas sim de um trabalho coletivo, planejado e focado em resultados:

“Priorizamos a gestão eficiente e transparente dos recursos educacionais. Esse avanço é reflexo do esforço de toda a equipe, da valorização dos profissionais e da escuta ativa da comunidade escolar, além do comprometimento do prefeito Pedro Pilota para que nossa educação dê mais um salto em seu desenvolvimento”, destacou. 

Entre as principais iniciativas da gestão, destacam-se:

Planejamento estratégico das políticas educacionais, com avaliação diagnóstica em todas as etapas, entrega de fardamento e kits de material didático aos alunos, além de distribuição de materiais pedagógicos às escolas.

Valorização dos professores, com criação de uma trilha formativa própria do município, diálogo permanente com a categoria e o reajuste de 6,27% do piso nacional do magistério em 2025, além da quitação de reajustes pendentes de anos anteriores.

Otimização do uso dos recursos públicos, garantindo a construção de uma nova escola, reforma de outras três unidades, modernização do transporte escolar e melhorias significativas na merenda, incluindo café da manhã para estudantes da zona rural, almoço para turmas integrais e merenda para turmas de EJA do Programa Brasil Alfabetizado.

Expansão da Educação em Tempo Integral, que passou de 309 para 975 matrículas, contemplando especialmente escolas rurais e quilombolas, reforçando o compromisso com a equidade.

Gestão democrática fortalecida, com a participação ativa de conselhos e colegiados. Exemplos são a criação de um GT para o novo Plano de Cargos e Remunerações e o projeto Nossa Voz, Nossa Educação, que percorreu todas as escolas do município ouvindo professores, estudantes e famílias.

Os dados do IGM-CFA confirmam que Itaíba está no caminho certo, transformando números em qualidade de vida e oportunidades para crianças, jovens e adultos. A educação, que já desponta como carro-chefe da atual gestão, reforça a importância de um modelo participativo e inovador, que alia planejamento, valorização e compromisso social.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário