segunda-feira, 21 de julho de 2025

Levantamento aponta Raquel Lyra com mais apoio de prefeitos no Sertão do Pajeú e Moxotó do que João Campos

                 Um levantamento publicado neste domingo (20) pelo blog do Nill Júnior revelou que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), atualmente lidera a disputa por apoio de prefeitos no Sertão do Pajeú, quando comparada ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal nome da oposição estadual para as eleições de 2026. Já no Moxotó/Ipanema, Raquel tem quase a totalidade dos gestores.

Segundo os dados, no Pajeú Raquel conta com o apoio de 11 prefeitos na região, enquanto João tem 6. O movimento de alinhamento municipal tem sido monitorado de perto por lideranças políticas e analistas, uma vez que o apoio dos gestores locais tende a ser decisivo na formação de palanques e no desempenho eleitoral no interior do estado.

Entre os aliados da governadora no Pajeú estão: Flávio Marques (Tabira), Diógenes Patriota (Tuparetama), Fredson Brito (São José do Egito), Gilson Bento (Brejinho), Delson Lustosa (Santa Terezinha), Joelson (Calumbi), Luciano Bonfim (Triunfo), Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde), Zé Pretinho (Quixaba), Giba Ribeiro (Flores) e Pedro Alves (Iguaracy).

Já no campo da oposição, João Campos mantém alianças com os prefeitos: Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Luciano Torres (Ingazeira), Berg Gomes (Carnaíba), Mayco de Farmácia (Solidão) e Aline Karina (Itapetim).

O placar atual de 11 a 6 indica uma vantagem numérica da governadora na região, embora observadores avaliem que o cenário ainda está em construção, e pode sofrer alterações até o período eleitoral.

O domínio de Raquel Lyra se amplia quando o olhar se volta para o Moxotó/Ipanema, onde a governadora já reúne apoio de quase todos os prefeitos. A lista inclui: Zeca Cavalcanti (Arcoverde), Polyanna Abreu (Sertânia), Túlio Monteiro (Buíque), Professor Ronaldo (Tupanatinga), Pedro Pilota (Itaíba), Welliton Siqueira (Ibimirim), Junior Vaz (Pedra), Kelvin Cavalcanti (Venturosa), Simão Costa (Alagoinha), Manoel Messias (Custódia), Marcos Xucuru (Pesqueira), Guilherme Vasconcelos (Poção).

A força política de Raquel no Agreste e no Sertão reforça seu poder de articulação, especialmente com o uso da estrutura do governo estadual, o que tende a influenciar prefeitos em busca de investimentos e obras em seus municípios.

Enquanto isso, João Campos tenta ampliar sua base, especialmente com o apoio de ex-prefeitos e lideranças locais da oposição. A movimentação recente do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, articulando alianças em torno do socialista, é uma tentativa de equilibrar a balança na região do Pajeú. Em Arcoverde, João conta com o apoio da ex-prefeita Madalena Britto e em Sertânia com o ex-prefeito Ângelo Ferreira, ambos do PSB.

A disputa por prefeitos é apenas um dos termômetros da pré-campanha que começa a se desenhar em Pernambuco. Embora a governadora largue na frente em número de alianças formais, o tabuleiro político ainda pode mudar — sobretudo em ano pré-eleitoral, quando acordos e realinhamentos se intensificam.

Com o interior cada vez mais estratégico nas eleições estaduais, os movimentos de Raquel e João devem se intensificar até o segundo semestre de 2026. No último final de semana, os dois disputaram cada flash em agendas no Sertão pernambucano.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário