sábado, 3 de maio de 2025

Prefeito afastado de Pesqueira deve retornar ao cargo neste sábado (3)

                O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru (Republicanos), deve retomar suas funções no comando da Prefeitura neste sábado (3), após o fim do período de afastamento determinado pela Justiça durante uma operação da Polícia Civil de Pernambuco. Ele foi afastado por 30 dias enquanto eram apuradas suspeitas de participação em uma organização criminosa que teria cometido crimes como corrupção ativa e passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

A Prefeitura de Pesqueira informou que não recebeu, até esta sexta-feira (2), qualquer notificação judicial que prorrogue o afastamento do gestor. Com isso, a expectativa é que Marcos Xukuru reassuma o cargo neste sábado (3). Durante o período de afastamento, a administração municipal ficou sob responsabilidade da vice-prefeita Cilene Martins.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou o prefeito réu, juntamente com outras doze pessoas. Segundo a Polícia Civil, as investigações revelaram um esquema criminoso de fraudes em licitações entre janeiro de 2021 e setembro de 2022, com prejuízo estimado em R$ 15,7 milhões aos cofres públicos. Ao todo, 15 processos licitatórios teriam sido manipulados.

A volta de Marcos Xukuru ao cargo antecede uma manifestação popular convocada pelo Movimento Pesqueira do Bem, marcada para o domingo (4), em frente à sede da Prefeitura. O ato é um protesto contra a corrupção na gestão pública e deve reunir moradores e representantes da sociedade civil organizada. O caso segue em tramitação na Justiça.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário