sábado, 19 de abril de 2025

Raquel retira 20º Batalhão da PM de São Lourenço da Mata e transfere sede para Camaragibe

                  O município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, está prestes a sofrer uma importante baixa na área da segurança pública. Por meio do Decreto nº 58.415, publicado em 8 de abril de 2025, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), oficializou a desapropriação de um terreno na cidade de Camaragibe para a instalação da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar, atualmente sediado em São Lourenço.

A decisão pegou de surpresa autoridades políticas e a população de São Lourenço da Mata, que tem no batalhão um ponto estratégico para a segurança da cidade e das áreas vizinhas. A mudança, segundo o decreto, visa estruturar uma nova sede para a unidade militar, mas não houve, até o momento, qualquer diálogo oficial com a gestão municipal afetada.

O prefeito Vinícius Labanca (PSB), reeleito em 2024 com quase 90% dos votos, afirmou que ainda não recebeu comunicação oficial por parte do Governo do Estado. “Tomei conhecimento apenas pelas redes sociais da governadora e por alguns blogs. Fico no aguardo do comunicado oficial para poder me posicionar”, declarou Labanca.

A medida tem gerado forte reação política, especialmente em um momento em que Vinícius Labanca se consolida como um dos principais nomes do PSB no estado e aliado direto do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Inclusive, João iniciou sua pré-campanha ao Governo de Pernambuco justamente em São Lourenço da Mata, durante um congresso do PSB no dia 29 de março, onde foi amplamente exaltado por lideranças da legenda. Na ocasião, Labanca chegou a declarar: “João Campos será o próximo governador de Pernambuco”.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, Leonardo Barbosa (PSB), a decisão é inaceitável e será combatida. “A gente foi pego de surpresa. Ela (Raquel) está tratando São Lourenço dessa forma. São Lourenço tem uma área muito maior onde poderia ser construída a sede do batalhão. Mas ela não conversou nada, não mostrou nada, não apresentou estudo de viabilidade”, criticou.

Leonardo prometeu mobilização: “Vamos fazer um movimento em São Lourenço, convocar o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, para prestar esclarecimentos. A população está indignada”, afirmou o vereador.

A retirada da sede do batalhão é vista por muitos como uma possível retaliação política em um momento de tensão entre o PSB e o Governo do Estado. Resta saber se a governadora Raquel Lyra dará respostas institucionais à cidade e se haverá espaço para diálogo ou revisão da decisão. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário