quinta-feira, 10 de abril de 2025

Professores de Buíque cobram de Túlio Monteiro reajuste do piso salarial e valorização

                 Os professores da rede municipal de Buíque, no Agreste de Pernambuco, iniciaram uma mobilização para cobrar da gestão do prefeito Túlio Monteiro (MDB) o pagamento do reajuste do piso salarial do magistério de 2025 de 6,27%. A categoria afirma que, até o momento, nenhuma proposta foi apresentada pela gestão, mesmo após o reajuste ter sido oficialmente autorizado pelo Governo Federal.

Na última terça-feira (08), os profissionais da educação se reuniram em assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Buíque (SISMUB), realizada na sede da entidade. Durante o encontro, foi aprovada a intensificação das ações de mobilização, com a realização de paradas de advertência e atos públicos nas ruas do município, com o objetivo de pressionar a gestão municipal a abrir um canal de negociação com a categoria.

O diretor do SISMUB, Rodolfo Barreto de Lima, criticou a falta de proposta por parte da Secretaria de Educação e do prefeito, apesar do tema já ter sido pauta de uma reunião com o comando da pasta. Segundo ele, a ausência de qualquer posicionamento até o momento é inaceitável:

“Nada justifica esse silêncio. O reajuste do piso já foi definido pelo Governo Federal, e os professores esperam apenas que a gestão cumpra com sua obrigação legal e moral de valorizar os profissionais da educação”, declarou.

A categoria reforça que a luta vai além do aspecto financeiro, tratando-se de valorização, respeito e reconhecimento da importância do magistério para o futuro da cidade. Professores que participaram da assembleia destacaram que esperam da nova gestão uma postura mais aberta ao diálogo e sensível às demandas da educação pública.

O SISMUB deve divulgar, nos próximos dias, o calendário das ações que serão realizadas como forma de protesto, incluindo paradas programadas, mobilizações em frente à sede da Prefeitura e possíveis caminhadas pela cidade. A comunidade escolar também se preocupa com os impactos que a falta de valorização pode causar na qualidade da educação no município.

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