segunda-feira, 17 de junho de 2024

Pernambuco tem 71 crianças com SRAG aguardando leitos de UTI

                    Em nova audiência realizada na última sexta-feira (14), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) reforçou a cobrança para que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) amplie a oferta de leitos de UTI pediátrica em todo o Estado. Dados apresentados pela SES mostram que Pernambuco tem 71 crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardando leitos de UTI.

O Ministério Público deu um prazo de cinco dias para a SES informar sobre a abertura de 20 novos leitos, dez deles no Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, e os outros dez no Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA).

No caso dos leitos do HBL, a estrutura de equipamentos já foi montada, de modo que a pendência para abrir as UTIs é a montagem das escalas de médicos.

Já no Instituto do Câncer Infantil do Agreste, os leitos estão em vias de serem disponibilizados, restando uma pendência contratual com empresa de hemodiálise.

A Secretaria de Saúde informou que houve uma redução da rotatividade do vírus responsável pela maioria dos casos de bronquiolite. No entanto, a redução de pessoas na fila de espera só deve ser percebida entre duas e quatro semanas, já que o tempo de internamento das crianças varia entre 15 e 20 dias.

Também ficou acordado entre o MPPE e a SES uma nova audiência para o dia 1º de julho para que a pasta apresente outras medidas pensadas para garantir a expansão dos leitos de UTI pediátrica na rede do SUS em Pernambuco. 

Confira o último levantamento divulgado:  

- 20 crianças em fila de espera por leitos de enfermaria;

- 8 crianças em fila de espera por leitos de UTI neonatal SRAG;

- 53 crianças em fila de espera por leitos de UTI pediátrica SRAG;

- 10 crianças entubadas aguardando leitos de UTI pediátrica SRAG em hospitais (nenhuma aguarda em UPA). 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário