segunda-feira, 1 de abril de 2024

A indústria das pesquisas invade Arcoverde, agora vindo de Conceição (PB)

              Após os números questionáveis da mais recente pesquisa da Datatrends que geraram em diversos memes com a cachaça 51 em Arcoverde, agora vem mais uma pesquisa da mesma linhagem, desta vez do Instituto IMAPE, com sede na cidade de Conceição, na Paraíba. O levantamento teria sido contratado por um blog que tem à frente um assessor de um deputado estadual aliado da governadora Raquel Lyra e fez dobradinha com o ex-deputado federal da terra nas eleições de 2018.

A pesquisa (PE-09989/2024) feita em processo relâmpago, aconteceu no sábado, 30 de abril, e teria ouvido 400 pessoas, o mesmo número da outra. Para sua realização, acredite, o Instituto Imape utilizou “uma equipe de entrevistadores e coordenadores de campo devidamente treinado para o trabalho pela Equipe DataTrends” (?). O estatístico também é o mesmo. 

A pesquisa já feita, como revela o próprio registro, utiliza-se como base o Censo IBGE de 2010 e devido ao erro, define percentuais divergentes da população feminina e masculina de Arcoverde. O registro é idêntico ao realizado pela Datatrends, mudando somente o nome do instituto.  

Os percentuais de homens e mulheres citado no registro divergem dos resultados do Censo de 2022, que é de 47,11% de homens e 52,89% de mulheres.

O Imape já teve vários questionamentos na justiça devido a pesquisas realizadas no último pleito município como revela o site Paraíbas News. Segundo o site “O Instituto de Pesquisa Imape funciona em uma loja de confecções no município de Conceição, Sertão paraibano, e já possui 10 decisões contrárias à publicação dos dados por parte da Justiça Eleitoral.” Veja aqui!

O dono do IMAPE, instituto que divulgará a próxima pesquisa eleitoral em Arcoverde, responde a processo por falsificação e alteração de documento público para fins eleitorais, como revela outro site paraibano o Portal Vale Notícias. A ação penal contra Francisco Virgulino de Amorim foi movida pelo próprio Ministério Público Eleitoral de Mauriti, no Ceará, que identificou o suposto crime praticado em 2018 pelo dono do instituto que aferiu a pesquisa em Pedras de Fogo recentemente. Veja aqui!

No site do instituto, ele afirma que “Uma das especialidades do IMAPE opinião é pesquisar o processo eleitoral, na região onde atual mostrando a evolução das preferências do eleitorado a cada campanha, tornando mais transparente o processo eleitoral, seja suprindo o Marketing Político, utilizando técnicas modernas e sofisticadas, com informações de alto valor estratégico”, seguido de uma lista das cidades paraibanas que atuaria. Arcoverde ainda não foi anexado pela Paraíba, pelo que se saiba.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário