sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Julgamento de Bolsonaro servirá de alerta para o uso de Lives nas eleições de 2024

Por Pedro Melchior*

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deve ser concluído na próxima terça-feira (17), deverá servir de parâmetro para o uso de Lives por mandatários nas eleições municipais de 2024. Segundo o advogado Dr. Pedro Melchior, comentando matéria da jornalista Carolina Brígido (UOL), a tendência é que Bolsonaro seja condenado. 

De acordo com as informações, o TSE deve mesmo condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por ter transmitido Lives a partir do Palácio da Alvorada para se apresentar como candidato à reeleição no ano passado. O ex-presidente também é acusado de ter convocado coletiva de imprensa no Palácio do Planalto na qual governadores anunciaram apoio político ao então presidente, o que contraria a lei eleitoral.

Na época, o ministro Benedito Gonçalves do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu que o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, fizesse Lives no Palácio da Alvorada ou no Palácio do Planalto com pronunciamentos de conteúdo eleitoral. Em sua decisão, proferida no dia 24 de setembro de 2022, o ministro entendeu que tais transmissões ferem a isonomia entre os candidatos, uma vez que o presidente usou bens e recursos públicos em uma Live de campanha.

Ministros estudam a possibilidade de punir as práticas com a imposição de multa. Segundo fontes do TSE, a condenação teria caráter pedagógico, para inibir candidatos à reeleição de adotarem a mesma conduta. A ideia é alertar prefeitos que agora em 2024 buscam a reeleição, no sentido que é crime usar a estrutura pública para divulgar candidatura, como estabelece a Lei das Eleições. 

*Advogado. Fundador da Banca Barros Advogados Associados. Consultor jurídico de municípios brasileiros.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário