terça-feira, 23 de maio de 2023

Profissionais da Educação de Pernambuco realizaram protesto em defesa do piso salarial

                Professores e trabalhadores em Educação do Estado realizaram na manhã desta terça-feira (23) em parceria com o Sintepe uma assembleia seguida de passeata, para repudiar os termos do PL 712/2023 que passou ontem por audiência pública no edifício anexo da Alepe e pedir seja retirado de votação em caráter de urgência. 

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo reajusta o Piso Salarial do Magistério em 14,95% apenas para cerca de 6 mil professores e efetivos que estão abaixo do índice, deixando de fora qualquer aumento para cerca de 53 mil servidores efetivos da Secretaria de Educação de Pernambuco, além dos aposentados. 

O Sintepe defende que o índice do Piso Salarial do Magistério de 14,95% seja aplicado em todos os salários dos servidores estaduais da educação. Para a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, “o PL 712/2023 vai cometer diversas injustiças, uma delas, é igualar salários de servidores que têm mestrado e doutorado e mais tempo em sala de aula, com salários de servidores em início de carreira”, comentou.

Após o Governo de Pernambuco divulgar em edição extra no Diário Oficial a nomeação de 2.907 candidatos aprovados em concurso público para professores da rede estadual, o Sintepe aproveitou para pressionar o governo do estado a pagar o piso de 14,95% a todos os profissionais de educação do estado. 

De acordo com a governadora Raquel Lyra, o impacto nas contas do estado será de R$ 210 milhões. O valor já levaria em conta o provável reajuste da categoria, que está em campanha salarial, tendo feito já algumas paralisações de advertência nos últimos dois meses. 

Os profissionais saíram em passeata a caminho do palácio do Campo das Princesas onde solicitaram uma audiência com representantes do governo para entregar a pauta com as devidas reivindicações, mas não foram recebidos nem pela governadora e nem pelos seus representantes. Do Diario de PE/FOTO: Filipe Gondim

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário