domingo, 16 de abril de 2023

Petrobrás vai voltar a investir na refinaria Abreu e Lima

                  Numa mudança estratégica radical, a Petrobras está analisando a volta dos investimentos em suas refinarias, a conclusão da refinaria Abreu e Lima e do polo Gaslub (antigo Comperj), em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro voltado para ampliação da oferta de óleo diesel incluindo a produção em larga escala do Diesel R chamado de diesel verde.

Em novembro de 2022, o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, disse que o acordo extrajudicial para concluir em definitivo a dragagem do canal de aproximação de Suape tira em definitivo da Petrobras a desculpa de não concluir o segundo trem de produção da refinaria Abreu e Lima.

"São 12 mil novos empregos em Suape só com a construção do segundo trem (de produção)", afirma.

Segundo os executivos, as novas unidades no Rio e em Pernambuco vão passar ainda pelas etapas de projeto conceitual, básico e de detalhamento. Só depois vai para licitação e construção.

O Diesel R - nome de mercado do produto dado pela Petrobras - é um combustível produzido por coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, que contém uma parcela de diesel verde (HVO, em inglês), que pode variar de 5% (Diesel R5) até 10% (Diesel R10). Se isso acontecer, apenas na Rnest deverá ser gerados 10 mil empregos no complexo na contratação de trabalhadores da construção pesada.

Os investimentos para expansão da produção de Diesel R estão sendo desenvolvidos pela Petrobras, mas pelo cronograma de investimentos atual, apenas no segundo semestre de 2023, a empresa iniciaria a comercialização na Refinaria de Cubatão (RPBC) e, ao longo dos próximos 3 anos, iniciaria vendas nas refinarias de Paulínia (REPLAN) e de Duque de Caxias (REDUC). 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário