quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Álvaro Porto eleito por unanimidade presidente da Assembleia Legislativa

                  Mesmo contando com três dos 49 deputados, o PSDB, partido da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, vai comandar a Assembleia Legislativa (Alepe) até o fim de 2024. Marcada pelo acordo e pela falta de disputa para a “cabeça” da chapa, a eleição para presidente da Casa confirmou Álvaro Porto na posição, nesta quarta (1º), logo após a após a posse dos deputados. No evento, Raquel Lyra pregou “diálogo permanente e compromisso” com a Alepe.

A cerimônia aconteceu no Plenário Eduardo Campos, na sede da Alepe, no Centro do Recife. Com as galerias e o espaço dos parlamentares lotados, a cerimônia marcou também a abertura da atual legislatura.

A composição da Mesa Diretora seguiu uma tradição. Nem sempre o partido com a maior bancada fica com a presidência.

Isso aconteceu, por exemplo, nas eleições do ex-deputado Guilherme Uchoa, que comandou a Alepe mesmo participando de uma bancada de poucos parlamentares.

Antes de ser confirmado presidente, Porto afirmou que Raquel Lyra “terá governabilidade na casa”. Mesmo com a bancada do PSDB sendo considerada pequena, ele acredita que a governadora terá maioria para votações importantes.

“A ideia é trabalhar com um número acima de 30 deputados. Vamos operar com o que for bom para Pernambuco”, declarou.

Além de Porto, outro consenso foi a eleição de Gustavo Gouveia (Solidariedade) para primeiro secretário.

A partir deste ano, a Alepe conta com uma grande renovação. Vinte e cinco deputados são “novatos”. Para os líderes de bancadas, o resultado da votação para a Mesa Diretora reflete o perfil desse novo parlamento estadual.

Após a solenidade de posse, o deputado Izaías Régis foi confirmado como líder do governo. A liderança da oposição ainda não tinha sido informada até a última atualização desta reportagem.

Os parlamentares tiveram que fazer um segundo turno de votação depois que os deputados Aglailson Victor e Simone Santana, ambos do PSB, empataram na disputa pelo cargo de primeiro vice-presidente da Alepe.

Na primeira rodada, cada um deles teve 24 votos. Um deputado votou em branco. Na segunda votação, Aglailson Victor foi eleito para o cargo.

No discurso de abertura dos trabalhos do legislativo, a governadora voltou a falar sobre as prioridades de gestão, já anunciadas na campanha: água nas torneiras, saúde, educação inclusiva, creches e segurança pública “ativa”.

“Acredito que haverá trabalho para resolvermos os velhos problemas”, disse Raquel Lyra. Segundo a gestora, a colaboração “é necessária” e é preciso “dialogar” com pessoas e instituições.

Confira a composição da nova Mesa Diretora da Alepe:

Presidente: Álvaro Porto (PSDB);

Primeira vice-presidência: Aglailson Victor (PSB);

Segunda vice-presidência: Francismar Pontes (PSB);

Primeira Secretaria – Gustavo Gouveia (Solidariedade);

Segunda Secretaria – Cleiton Collins (PP);

Terceira secretaria – Socorro Pimentel (União Brasil);

Quarta secretaria - Joel da Harpa (PL)

Primeiro suplente – Rodrigo Farias (PSB),

Segundo suplente – Henrique Queiroz Filho (PP);

Terceiro suplente – Gilmar Júnior (PV);

Quarto suplente – Alberto Feitosa (PL);

Quinto suplente – William Brigido (Republicanos);

Sexto suplente – Joãozinho Tenório (Patriotas);

Sétimo suplente – France Hacker (PSB). 

Do G1PE

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário