terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Arcoverde: Corte de insalubridade de servidores da saúde será tema de audiência pública

                 Logo mais, às 19h00, a Câmara de Vereadores de Arcoverde, que ainda encontra-se em recesso só voltando a funcionar plenamente no próximo dia 06 de fevereiro, sedia uma audiência pública convocada pelo presidente da casa legislativa, o vereador Wevertton Siqueira – Siqueirinha (PSB). Em pauta, os cortes de salários e da insalubridade de dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. A secretária Socorro Vidal já confirmou presença ao encontro.

“Seguimos firmes na luta, lado a lado em favor dos direitos dos trabalhadores da saúde de Arcoverde. Por isso, estamos abrindo esse diálogo dos servidores, prefeitura e sociedade na busca pelos direitos dos trabalhadores que tiveram benefícios, como a insalubridade, cortados recentemente. O objetivo é esclarecer os fatos e chegar a um consenso”, afirmou o presidente da Casa James Pacheco. 

Em vídeo gravado ao lado do vereador Siqueirinha, a secretária Socorro Vidal afirma que se fará presente para dar os devidos esclarecimentos a população sobre a questão da insalubridade e as medidas que foram tomadas.

Ainda semana passada, os servidores da saúde, puxados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Arcoverde, realizaram mais um ato em frente a sede da secretaria cobrando uma solução para o caso.

Em finais de dezembro do ano passado, a Secretaria de Saúde já tinha se posicionado sobre o tema, lembrando que a insalubridade é “um adicional para compensar o exercício de uma atividade que coloca o trabalhador exposto a determinado risco. Você precisa exercer uma função exposta ao risco. Quando não for o caso, o pagamento é ilegal e passível de punição”.

Afirma ainda que na pandemia uma flexibilização na regra foi criada, permitindo o pagamento do adicional de insalubridade a profissionais que atuaram no combate à Covid, mas com o controle da pandemia, a regra precisou ser revista e voltou a atender o explícito na legislação trabalhista em vigor. Pagamento de 20% a quem comprovadamente exerça função que exponha a risco. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário