sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

50 projetos culturais são aprovados no 6º Edital do Funcultura da Música

                   O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anuncia, nesta sexta-feira (16), o resultado final do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção em Música de Pernambuco - Funcultura 2021/2022.

Destinada à seleção de projetos culturais oriundos da produção independente da cadeia musical pernambucana, em sua sexta edição, a iniciativa contemplou 50 propostas, divididas em nove categorias: Circulação (8); Festivais (6); Gravação (11); Produtos e Conteúdos (6); Economia da Cultura (3); Manutenção de Bandas de Música (Filarmônicas), Escolas de Bandas de Música e Corais (3); Difusão da Rede de Equipamentos do Estado (3); Formação e Capacitação em Música (7); Pesquisa Cultural em Música (3). O valor total do edital foi de R$ 4,16 milhões, que passarão a ser injetados na cadeia produtiva da música, a partir do próximo ano. Clique aqui e confira a lista final dos projetos aprovados.

"O Funcultura é uma política pública que está consolidada há muitos anos em nosso Estado. Ver tantos projetos aprovados neste edital é reflexo do diálogo permanente que mantemos com a cadeia produtiva da música pernambucana e reafirma nosso compromisso em sempre aprimorarmos os mecanismos de incentivo e fomento à cultura em Pernambuco”, diz o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto.

REGIONALIZAÇÃO - Nesta edição, o Funcultura manteve as cotas de aprovação regionalizada, política que se demonstrou eficaz para a desconcentração regional do fomento e incentivo à cultura em todo o Estado. Reunindo todos os projetos aprovados, 58% foram propostos por produtores oriundos do interior. “Com base neste resultado, é possível afirmar que a distribuição territorial das aprovações foi desconcentrada, considerando que a RMR concentra aproximadamente 45% da população estadual e 65% da demanda de projetos”, ressalta o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE - A diversidade racial e de gênero também foi um dos destaques do resultado do 6º Edital do Funcultura da Música. 48% (24) dos projetos aprovados foram propostos por pessoas autodeclaradas negras. Já em relação ao recorte de gênero, 52% (26) das iniciativas contempladas foram apresentadas por mulheres. Ainda vale destacar que todos os projetos contemplados apresentam, no mínimo, uma estratégia de acessibilidade comunicacional voltada para pessoas com deficiência. “Ao criarmos políticas indutoras no Funcultura, vemos que é possível estabelecermos condições mais equânimes na concorrência dos editais e, consequentemente, gerarmos um equilíbrio nos projetos que são aprovados”, diz a superintendente do Funcultura, Aline Oliveira.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário