sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Arcoverde: Wellington Maciel abre Festival SESC de Economia Criativa

                    Até o próximo dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o SESC Arcoverde promove o Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste. O evento cultural, com atividades gratuitas, acontece na unidade do Sesc e em outros pontos da cidade e foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (3) à noite com a presença do prefeito Wellington Maciel. Ele destacou o empreendedorismo no segmento da arte e da cultura.

“Esse festival é de grande importância para os fazedores de cultura que vem trabalhando o empreendedorismo para viver cada vez mais de arte. Um momento que mostra toda a diversidade e pujança de nossa cultura e nossa arte, que geram oportunidade, empregos e desenvolvimento”, destacou.

O evento conta com apresentações de grupos de Samba de Coco do Nordeste, shows com artistas reconhecidos nacionalmente, exposição de arte, palestras e rodas de conversa sobre empreendedorismo, feira de produtos artesanais e serviços. A programação completa está no site do Sesc PE, o https://sescpe.org.br. 

Na abertura aconteceu na Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado, do Sesc Arcoverde, com o lançamento da exposição “Minha Arte é Sonorosa”, de Marcelo Stuart. Em seguida, teve o início do projeto “No Terreiro de Casa”, no Salão de Festas da unidade, que abriga os shows musicais. Na estreia, o público pode conferir o encontro de Mestres e Mestras do Samba de Coco de Arcoverde e show de Lia de Itamaracá. Além do Salão de Festas, o projeto acontece no Centro de Gastronomia e Artesanato, Praça Winston Siqueira e Largo do Cecora.

Entre os que ainda vão se apresentar no projeto estão Ciro Santos, Assisão, Quebra Coco Aliança (PE), Coco Verdilhinhos (AL), Sertão Maracatu, Banda de Pau e Corda, Maracatu Baque Mulher, Renata Rosa, Coco Fulô de Barro, Cila do Coco, Banda de Pífano de Santa Luzia, Coco de Zambê (RN), Coco Raízes de Arcoverde, Benza, Mundo Livre S/A, Coco Trupé, Coco Abre Caminhos de Jaboatão dos Guararapes, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Coco das Irmãs Lopes, Mestra Marinez (CE), Cordel do Fogo Encantado, Coco Pisada Segura, Mestra Odete de Pilar (PB) e Almério e Martins.

O Festival vai promover as rodas de conversa “Saberes e Vivências”, na Biblioteca José Lins do Rêgo (Escola Sesc); a ação “Aprendendo com Mestres e Mestras” acontece em Escolas municipais estaduais; O empreendedorismo que vai ser debatido no “Papo Criativo”, com os temas ligados ao turismo, gestão cultural e eventos; Na Gastronomia, o Festival promove a oficina “Sertão na Mesa: Gastronomia Regional e de Identidade”, entre outras ações.

Na quinta (17), começa a Feira Giro Criativo, na Praça Winston Siqueira, com comercialização de artesanato, moda e gastronomia, rodadas de negócios, para fomentar a cadeia produtiva, e desfile de moda, com estilistas e costureiras da cidade. No mesmo dia, no Largo do Cecora, acontece o lançamento do projeto Rota dos Cocos, que tem como objetivo evidenciar os grupos de Samba de Coco de Arcoverde, a partir de roteiros turísticos e culturais.

“Um festival dessa dimensão proporciona à cultura e à economia da região uma visibilidade que só traz ótimos resultados para quem, direta ou indiretamente, participa da cadeia produtiva”, ressalta Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde. 

Fotos: Amanda Oliveira

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/


Nenhum comentário:

Postar um comentário