terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Capitão de 100 anos que levantou milhões para o sistema britânico de saúde morre com Covid-19

                            Sir Tom Moore, o capitão de 100 anos e veterano da Segunda Guerra Mundial que foi o protagonista de uma campanha de arrecadação no início da pandemia para o NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido, morreu com Covid-19 e pneumonia nesta terça-feira (2).

Moore havia sido internado no domingo (31), e a informação da sua morte foi confirmada pela sua família: "É com grande tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido pai, capitão Sir Tom Moore", escreveram suas filhas em um comunicado.

Em abril, isolado em sua casa ao norte da cidade de Londres, o capitão britânico gravou um vídeo em que afirmou que daria 100 voltas em seu próprio quintal, com seu andador, se as pessoas doassem dinheiro para o NHS (sistema de saúde que inspirou o SUS).

Ele queria arrecadar mil libras, conseguiu mais de 30 milhões de libras (cerca de R$ 224 milhões na cotação atual) e acabou condecorado cavalheiro pela rainha Elizabeth II.

Em nota, o Palácio de Buckingham afirmou que a rainha britânica enviará uma mensagem privada de condolências à família do capitão. "Seus pensamentos — e os da família real — estão com eles, reconhecendo a inspiração que ele forneceu para toda a nação e outras pessoas em todo o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário