
Na
coluna de hoje sobre as eleições de 2020, o advogado e membro da Barros
Advogados Associados, Dr. Pedro Melchior, aponta várias dicas de como levar
adiante uma campanha eleitoral de sucesso. Pontos como a avaliação das eleições
passadas, ouvir as demandas do eleitorado, as pesquisas de opinião, a formação
de lideranças são alguns temas abordados nas dicas desta sexta-feira. Confira
abaixo item por item:
Analise o desempenho da campanha
anterior.
Antes
de começar uma nova disputa política, é preciso examinar algumas ações que não
deram certo na última eleição e ver o que poderia ser melhorado. Leve em
consideração elementos como direcionamento da campanha e apoios. Normalmente,
basta refletir sobre o insucesso da tentativa anterior, para que uma nova
tentativa dê certo.
É
preciso pensar na atualidade do discurso que será realizado, em casos onde o
candidato foi bem-sucedido na última campanha. Geralmente, a necessidade dos
eleitores muda de uma eleição para outra, o que às vezes faz com que um
candidato não seja reeleito. Aproveite esse período pré-campanha para avaliar a
aceitabilidade de seu discurso.
Entenda as demandas do eleitorado
É importante
saber que quando o assunto é de interesse público, a intenção do candidato só
pode ser boa se suas ideias forem relevantes para a população. Dessa forma, é
preciso entender aquilo que seus eleitores querem e que se ofereça algo
realmente útil a eles. O período pré-campanha é ideal para fazer isso.
Procure
trabalhar com pesquisas de opinião. Elas são muito úteis para que o discurso do
candidato durante a campanha tenha repercussão e atinja os eleitores. Quando se
transmite uma ideia que está ligada às necessidades reais do eleitor, a
propensão é que ele se interesse por sua candidatura e deseje saber mais sobre
o que você pretende e pode fazer. É importante definir sua base eleitoral a
partir desse critério e atuar com maior ênfase em cima dela.
Fortaleça lideranças locais
Procure
aproximar-se de líderes locais e fazer com que essas lideranças ajudem em sua
campanha. Assim, você tem um parâmetro interessante de votos e fazer com que
sua candidatura cresça de forma confiável e organizada.
Converse
com os mais diferentes grupos: sindicatos, ONGs, grupos de jovens, idosos,
clubes, projetos culturais, diretórios estudantis, ligas, entre outros. Eles
podem ser muito importantes na divulgação de suas propostas e ideias.
Entenda seu potencial de liderança
Você
é um líder de verdade? Quem o vê dessa maneira? Por que seus liderados o
consideram um líder? Onde estão seus liderados? Reflita sobre essas questões e,
no caso de respostas afirmativas, realize o mapeamento das pessoas que aceitam
sua liderança para conseguir obter um parâmetro inicial de perspectiva de
votos.
Por
meio delas, você pode aumentar o alcance de sua campanha e conquistar um maior
número de eleitores. Lembre-se de que suas ideias são aceitas por elas mesmas,
logo elas são seu melhor cabo eleitoral. Isso ocorre, pois tendem a influenciar
pessoas próximas que passarão a transmitir essa visão para muito mais gente, se
também começarem a ver você como um candidato interessante. E é aí que você
deve levar em consideração o chamado boca a boca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário