segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Itaíba: Assistência Social finaliza ações do Outubro Rosa com palestras

                             A prefeitura de Itaíba, através da secretaria de Assistência Social e Cidadania, finalizou no último dia 27, passado, as celebrações de encerramento do ‘Outubro Rosa’, promovendo diversas atividades ao longo do mês conjuntamente com diversos programas sociais e de saúde do município. segundo o Secretário Arnon Vieira Ramos, as ações tinham como principal objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade para a prevenção ao câncer de mama.

“Através da determinação da prefeita Regina Cunha, promovemos a interação entre os diversos órgãos e programas ligados a pasta da Assistência Social e da Saúde para levar as mulheres itaibenses ações e serviços voltados a prevenção do câncer de mama. Foi gratificante ver a participação das mulheres, sua consciência para o problema e o fato delas se transformarem em multiplicadores dessa informação”, ressaltou.

As ações envolveram as equipes do CRAS sede Itaíba, CRAS do Distrito de Negras, CREAS, equipe do Programa Criança Feliz, Coordenadoria da Mulher, Educadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e profissionais da área de saúde do município.

Segundo o secretário Arnon Vieira, durante toda a semana que marcou o encerramento do Outubro Rosa foram realizadas palestras e orientações preventivas do câncer de mama, do câncer do colo do útero, doenças e comorbidades relacionadas, tendo como público alvo as mulheres beneficiárias e usuárias da Assistência Social e seus equipamentos, cadastradas nos seus programas sociais e que encontram- se em situação de risco e vulnerabilidade social.

No último dia das comemorações, quarta-feira (27/10), foram promovidas várias atividades no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desde às 08h da manhã até às 21h. Foram 13 horas de ações e serviços, como exames realizados pela equipe de saúde do município (testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C) atendendo a mais de 80 mulheres, além de aferição de pressão e exame de glicose, tendo à frente as profissionais da Secretaria de Saúde: Niegila Nunes Vanessa e Tatiane. Outras 46 mulheres passaram por exames de citologia, realizados pela profissional da saúde, Janaine Goes.

As celebrações do Outubro Rosa foram encerradas no horário noturno, com palestras sobre a prevenção e cuidados para evitar o câncer de mama e do colo do útero com a profissional da saúde Janaine Gois e o psicólogo do CREAS, Adeilson Rabelo. O encerramento ainda foi marcado por atividades de ginástica, dança, atividades físicas com as profissionais de educação física da assistência social Iasminny Shirlly e Valdenice Carneiro; e o sorteio de brindes acompanhado de um cofeebreak para todos os participantes.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário