quinta-feira, 25 de março de 2021

Operação em Pesqueira, Caruaru e 12 estados investiga grupo suspeito esquema de pirâmide financeira

                    Uma operação foi desencadeada em 12 estados contra uma organização criminosa suspeita de pirâmide financeira, crimes contra as relações de consumo e lavagem de dinheiro, na manhã desta quinta-feira (25). Somente em Pernambuco, foram cinco mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar emitidos.

Segundo o Ministério Público do estado, a operação Black Monday também foi deflagrada em Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Bahia, Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Não foi detalhado o número de mandados nos outros estados.

As investigações tiveram início em maio de 2020, quando o Ministério Público de Minas Gerais descobriu indícios de que criminosos estariam captando dinheiro das pessoas através dos sites Aprenda Investindo e Investing Brasil, com a promessa de realizar investimentos lucrativos.

Segundo o MP, os valores transferidos pelos clientes eram convertidos pela organização criminosa em bens de alto valor e criptomoedas, um tipo de dinheiro virtual. O prejuízo gerado pela organização foi estimado em R$ 60 milhões. Até então, o ministério identificou 1,5 mil pessoas vítimas do esquema.

Os mandados em Pernambuco foram emitidos para as cidades do Recife e de Caruaru, Pesqueira e Gravatá, no Agreste do estado. A TV Globo flagrou equipes cumprindo mandado de busca e apreensão em um prédio na Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem, na Zona Sul da capital.

Deflagrada pelos Ministérios Públicos de Pernambuco e de Minas Gerais, por meio dos Grupos de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaecos), a ação conta com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Do G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário