sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Garanhuns ganha nova universidade federal


              Garanhuns, cidade do Agreste do estado a 225 km do Recife, será sede de uma das cinco novas universidades federais criadas nessa quinta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) quando os reitores das instituições foram empossados no cargo. A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), que antes era o campus Agreste da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), deve ganhar mais 23 cursos de graduação com a implementação total enquanto instituição federal de ensino superior.

Além dela, foram criadas pelo MEC as universidades Federal de Jataí (UFJ), Federal de Rondonópolis (UFR), Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Federal de Catalão (UFCat).

Atualmente, o antigo campus Agreste da UFRPE oferece sete cursos de graduação, tem 2,1 mil estudantes de graduação matriculados, além de cinco cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com 120 alunos nas pós. O corpo docente é de 180 professores. Além disso, a instituição é formada por 83 técnicos-administrativo e cerca de 115 terceirizados.

Empossado nessa quinta-feira, Airon Aparecido Silva de Melo é graduado, mestre e doutor em zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Até assumir a reitoria, cumpria o segundo mandato como diretor-geral e acadêmico da UFRPE.

Para 2020, a expectativa do reitor é que sejam liberados os cargos e as funções necessários para o funcionamento da universidade, com setores como Reitoria, Pró-reitorias e outros departamentos.

Além de ampliar a quantidade de cursos e o número de professores, o projeto da nova universidade prevê mais 893 técnicos e um contingente de 1 mil a 1,5 mil terceirizados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário