domingo, 31 de março de 2019

Itaíba: Prefeitura e sindicatos iniciam acordo para implantação do PMAQ


             A implantação do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade dos serviços de saúde (PMAQ) foi tema de encontro entre a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB), e os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos do Município e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Endemias (Sindras). O encontro abriu as negociações para um acordo entre o município e as entidades sindicais.

A reunião na prefeitura contou com as presenças do Presidente e Diretor de Divulgação do SINDRAS, Luciano João e Klėber Bernardo; do Presidente do SINSEPI, Abdoral Alves; do representante local dos ACS, José Enildo; da assessoria jurídica da prefeitura, na pessoa do advogado Dr. Pedro Melchior, além da prefeita Regina.

Segundo a prefeita Regina Cunha, “graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, do compromisso dos profissionais nas unidades de saúde com a população de Itaíba, melhoramos os índices em cada setor, ampliando a chegada de mais recursos”. A verba do Ministério da Saúde destinada ao PMAQ mais que triplicou no município no 3º ciclo, saindo de R$ 13.400,00 para mais de R$ 44.000,00.

As propostas do SINDRAS e do SINSEPI, apresentadas de forma conjunta, é que os recursos do PMAQ sejam divididos em 50% para a manutenção das unidades de saúde, 50% destinado aos trabalhadores envolvidos no programa, além de uma divisão igualitária entre cada categoria profissional, mais o retroativo de outubro 2018 até os dias atuais, ou 40% para a gestão e 60% para os profissionais sem direito ao retroativo.

Após a apresentação dos sindicalistas, a prefeita Regina Cunha e Dr. Pedro Melchior, assessor jurídico, parabenizaram a todos pelo encontro e disseram que as propostas apresentadas serão analisadas juntamente com o Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, que não pôde estar presente ao encontro.

PMAQ – O Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search