quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Pernambuco e o mau exemplo na luta contra a corrupção

Sob o comando do governador reeleito Paulo Câmara (PSB), a Assembleia Legislativa aprovou, na tarde da terça (30), o Projeto de Lei nº 2066/2018, de autoria do Poder Executivo, que prevê a extinção da Delegacia de Combate a Corrupção em Pernambuco. 

Essa delegacia, que tem a frente a delegada Patrícia Domingos foi responsável nos últimos quatro anos por 15 operações que resultaram em 49 presos, entre políticos e empresários envolvidos em esquemas de corrupção. Ou seja: um exemplo para o Brasil. E o que aconteceu? O governador mandou extinguir, pulverizando sua atuação por vários departamentos. No momento em que o Brasil dá um recado que não quer políticos corruptos, não aceita a corrupção, Pernambuco marcha contra a maré sob o comando de um governo que tem, neste momento, três prefeituras aliadas do atual governador Paulo Câmara (PSB) sendo investigadas pela delegada Patrícia Domingos (Cabo, Recife e Ipojuca). 

Coincidência? Ou legislação em causa própria? Porque tanta pressa em acabar com uma delegacia que combate a corrupção? O Brasil se pergunta e a bolada que os 37 deputados estaduais favoráveis ao fim da delegacia de combate a corrupção e o governador deram nos eleitores já repercute em todo o País. Foi destaque na Globonews e já corre a imprensa Brasil à fora. Pelo jeito Pernambuco vai continuar a ser destaque, só que como mau exemplo. Esse é o Pernambuco na frente.

Mau exemplo – Na lista dos deputados estaduais que deram mau exemplo e contribuíram para a extinção da Delegacia de Combate a Corrupção em Pernambuco, quem estava lá, votando a favor do governador e dos amigos do PSB? O deputado estadual que Arcoverde e a prefeita ajudou a eleger: Waldemar Borges. Ele faz parte do grupo dos 37 deputados estaduais que votaram a favor. Até os deputados do PT (Teresa Leitão e Odacyr Amorim) entraram no clima e votaram a favor do fim da delegacia da corrupção.

Transparência – A vereadora Cybele Roa (PR) resolveu cutucar o governo e fazer valer a lei da transparência. Apresentou requerimento que foi aprovado pelos demais vereadores obrigando a prefeitura fazer o que já é obrigatório, mas não faz: ser transparente e colocar no site oficial da prefeitura de Arcoverde todos os atos dos conselhos municipais (Idoso, Saúde, Assistência Social, Conselho da Criança e Adolescente, Alimentação, Cultura, etc). Hoje, ninguém sabe, ninguém vê. Como a moda é desarmamento: tiro certo da vereadora!

Tiro errado – Teria sido dado pela vereadora Célia Almeida Galindo (PSB) que é presidente da Câmara e não teria o papel de fazer a defesa do governo. Papel esse que caberia ao vereador Everaldo Lira (MDB), foi tomado pela vereadora no caso das merendas identificado pela CGU (Controladoria Geral da União). Acabou levando bordoadas dos internautas que acompanharam a sessão da câmara. Só sendo pré-candidata a prefeita da prefeita para defender com tanto ardor e aguentar a pancadaria.

Calhamaço à vista – Mais de 20 dias após a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) apresentar os relatórios da Controladoria Geral da União que traz uma série de irregularidades e danos aos cofres públicos, a prefeitura de Arcoverde anuncia que na próxima semana traz a defesa. O anúncio foi do líder do governo. O calhamaço deve estar sendo preparado a cinco mãos nos bem pagos escritórios de advocacia contratados pela prefeitura. Um adendo: a prefeitura já fez defesa através de renomado escritório. Todas derrubadas pelos técnicos da CGU.

Corrida às obras – Foi o que fez a prefeita de Itaíba, Regina Cunha (PTB) que tomou o avião ao lado do secretário de finanças, Wherbson Alves, em direção à Brasília. Foi em buscar de garantir novas emendas parlamentares para novas obras em Itaíba em 2019. Vai percorrer gabinetes de deputados, senadores e ministérios. Nos próximos dias, a prefeita anuncia uma série de projetos e licitações de obras para o município.

Casas Bahia – Dada em primeira mão pelo cronista esportivo Gilson Martins, a vinda das Casa Bahia para Arcoverde promete agitar o comércio local. Uma das maiores redes do País, a Casas Bahia comercializa eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis e utilidades. Com mais de 600 lojas, está presente em 17 estados, além do Distrito Federal, e emprega mais de 55 mil pessoas. A expectativa é de que em Arcoverde seja adotado o modelo de loja “Smart” que prevê a integração de um ambiente online e físico. Vai funcionar no prédio da antiga Lojas Rabelo. É aguardar!

Zoroastro quer saber: Será que alguém na Câmara de Vereadores vai pedir uma CPI da Merenda depois desses relatórios da CGU?

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário