segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Fiscalização do Procon-PE autua depósitos e reforça combate à venda de bebidas adulteradas

              Em meio ao crescente número de casos suspeitos de intoxicação por metanol, o Procon Pernambuco intensificou, nesta segunda-feira (6), uma operação estadual para coibir a comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. A ação resultou na autuação de nove depósitos de bebidas e na apreensão de produtos vencidos em diferentes cidades do estado.

As equipes de fiscalização percorreram o Recife, Camaragibe, Belo Jardim e Lajedo, inspecionando rótulos, lacres de segurança e condições de armazenamento. Além das autuações, um dos estabelecimentos foi flagrado vendendo produtos com prazo de validade expirado. Todos os locais notificados terão cinco dias úteis, a partir desta terça-feira (7), para apresentar a documentação exigida.

De acordo com o secretário executivo de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Anselmo Araújo, a operação faz parte da estratégia de descentralização das ações de defesa do consumidor. “Nosso objetivo é proteger a saúde da população e garantir que as relações de consumo ocorram dentro da legalidade e da segurança sanitária”, afirmou.

O órgão orienta a população a denunciar suspeitas de venda de bebidas irregulares pelo e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, reforçando a importância da participação do consumidor nesse processo de fiscalização.

No município do Paulista, a Vigilância Sanitária e o Procon municipal realizaram uma operação paralela em estabelecimentos do bairro Janga. Em um dos pontos vistoriados, localizado na Avenida Dr. Luís Inácio de Andrade Lima, foram descartadas 14 garrafas de bebidas artesanais impróprias para o consumo. Segundo a equipe, a comercialização desse tipo de produto é proibida, por não atender às normas sanitárias.

Em outro local, na Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, os fiscais constataram regularidade na comercialização das bebidas destiladas, com notas fiscais e procedência comprovadas. Entretanto, o mercadinho foi notificado por irregularidades estruturais e orientado a realizar adequações e apresentar licenciamento atualizado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou o registro de quatro novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, envolvendo moradores de Serrita, Jaboatão dos Guararapes e Recife. As vítimas, três homens e uma mulher, têm idades entre 20 e 54 anos.

Com essas novas notificações, o número de casos investigados no estado aumenta, e a SES confirmou um novo óbito em Paudalho, elevando a preocupação das autoridades sanitárias. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário