terça-feira, 23 de setembro de 2025

Pesquisa aponta forte rejeição à PEC da Blindagem e divisão em relação à anistia

              Entre os dias 19 e 22 de setembro de 2025, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realizou a mais recente edição da Pesquisa Pulso Brasil, ouvindo 2.500 brasileiros em todas as regiões do país. O levantamento, feito por meio de entrevistas telefônicas (CATI) e online (CAWI), mostra um quadro de clara resistência da população à chamada PEC da Blindagem.

Segundo os dados, 72% dos entrevistados afirmaram ser contrários à aprovação definitiva da proposta em discussão no Congresso Nacional. Apenas 22% declararam apoio, enquanto 5% preferiram não se posicionar. Para o sociólogo e diretor do Ipespe, Antônio Lavareda, os números traduzem o clima que tomou conta do país nos últimos dias:
"A pesquisa ajuda a entender a dimensão dos atos do último domingo, 21 de setembro. Há tempos não se via um rechaço tão contundente a uma iniciativa da Câmara, que acabou se colocando em clara contramão da sociedade."

O levantamento também trouxe dados sobre o tema da anistia, que divide mais as opiniões. De acordo com a pesquisa, 46% dos brasileiros rejeitam a ideia, enquanto 28% apoiam uma anistia geral. Outros 18% se mostraram favoráveis a uma anistia parcial, e 8% não manifestaram opinião.

Com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%, a pesquisa reforça que, apesar das divergências em alguns temas, a população demonstra ampla clareza em relação à PEC da Blindagem: a maioria rejeita a medida e espera que o Congresso leve em consideração a voz das ruas.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário