sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Raquel Lyra confirma estadualização e concessão do metrô do Recife à iniciativa privada

                 A governadora Raquel Lyra (PSD) confirmou nesta sexta-feira (29) que o metrô do Recife será estadualizado nas próximas semanas e, posteriormente, concedido à iniciativa privada. O anúncio foi feito durante a assinatura da ordem de serviço para a dragagem do Porto de Suape, quando a gestora destacou que a participação de Pernambuco no processo está diretamente condicionada ao aporte de investimentos do governo federal.

“A concessão é sim uma decisão do governo de Pernambuco com o governo federal. Eu disse que só seríamos parte da solução se houvesse investimentos do governo federal para manter a operação de pé. Isso exige que se faça um aporte de mais de R$ 3 bilhões com garantia de execução de qualquer contrato”, declarou a governadora.

Segundo Raquel, a modelagem do processo de concessão já está sendo conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é que o novo modelo traga sustentabilidade financeira e melhore a qualidade do serviço prestado aos pernambucanos, garantindo modernização e maior eficiência no transporte público da Região Metropolitana do Recife.

A governadora também ressaltou que os empregos dos trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) serão preservados. A proposta em análise prevê que os servidores possam ser aproveitados na futura operação conduzida pela concessionária privada, evitando demissões em massa e assegurando a experiência técnica desses profissionais.

Raquel reforçou a necessidade de responsabilidade no processo:

“A gente precisa sentar e fechar os pormenores que tratam da garantia do contrato e da execução, para que possamos ter uma operação sustentável. A gente não pode brincar com a esperança do povo pernambucano. Estamos modelando um trabalho sério e consistente junto com o governo federal”, pontuou.

O metrô do Recife transporta atualmente cerca de 180 mil passageiros por dia, mas enfrenta problemas recorrentes de manutenção, atrasos e falhas operacionais. A promessa de estadualização seguida da concessão é vista como um marco para tentar reverter décadas de dificuldades e oferecer ao usuário um transporte mais eficiente, moderno e confiável. 

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